Dia Internacional da Mulher: 3 dicas de ouro para criar campanhas de sucesso
A luta feminina ainda não terminou, na verdade ela é exercida diariamente, porém, até aqui elas alcançaram a estabilidade e independência financeira e se tornaram consumidoras ativas. Por isso, fique atento a este comportamento e saiba como o Dia Internacional da Mulher pode impactar o seu negócio.
A luta pelos direitos igualitários das mulheres está cada vez mais em evidência, assim como a ascensão delas no mercado de trabalho, seja como colaboradoras ou empreendedoras.
E tudo isso está causando um grande impacto no comércio digital.
Em outras palavras, a mulheres estão se tornando mais independentes financeiramente e, consequentemente, consumidoras ativas.
Podemos confirmar esse fato através de pesquisas recentes, que mostram que o público feminino foi quem mais comprou on-line em 2019 e que, diferente do que muitos acreditam – um pensamento até arcaico, diga-se de passagem – os produtos mais adquiridos por elas não foram os domésticos.
Desse modo, as mulheres foram as grandes responsáveis por fomentar o comércio de beleza, moda e acessórios.
Ou seja, podemos observar que seus interesses vão muito além do interior do lar, hoje elas se preocupam com a saúde, beleza e bem-estar.
Assim, muitos comerciantes viram esta mudança como uma grande oportunidade de vendas.
Contudo, vale ressaltar que, com o empoderamento feminino cada vez mais forte, existem maneiras corretas para elaboração de campanhas.
Estamos falando de fatores importantes que devem ser levados em consideração, caso contrário o efeito será negativo.
Então, se você pretende aumentar sua receita e criar ações assertivas para o Dia Internacional da Mulher, fique com a gente e continue a leitura.
1. Conhecimento é tudo
Primeiramente, antes de definir uma estratégia, é fundamental aprofundar seu conhecimento sobre o que será abordado e para quem será direcionado.
E isso vai muito além de simples colocações, é necessário compreender que o cenário mudou e que suas ações devem acompanhar essa transformação, só assim será possível alcançar bons resultados.
Como mencionamos neste artigo, “15 tendências em e-commerce para 2020”, as causas sociais estão ganhando força, e neste ano, isso estará ainda mais claro.
Portanto, sua principal tarefa é realizar uma pesquisa para diminuir os riscos de uma campanha inadequada.
Tomando este cuidado, você estará um passo à frente de conquistar o público feminino.
2. Cuidado com falsas expectativas
Uma ação bem estruturada é sinônimo de repercussão positiva.
Contudo, existe ainda um elemento muito forte que deve ser lembrado: a sinceridade.
E não estamos falando apenas em cumprir o que foi divulgado, o que estamos ressaltando aqui é a sua transparência perante o público-alvo.
Isto é, jamais transmita algo que sua empresa não vive, ou seja, nunca finja um apoio momentâneo para aumentar a demanda.
Com o alto número de defensores de causas sociais, assim como a relevância que ganhou o consumo consciente, essas pessoas farão uma busca e descobrirão detalhes sobre sua empresa.
Sendo assim, alertamos que os efeitos colaterais de uma aproximação por conveniência, serão prejudiciais para a saúde do seu negócio, já que ser um inimigo em comum dessa parcela de consumidores, renderá avaliações desfavoráveis.
Por isso, mantenha-se dentro da sua realidade, não promova algo apenas para impressionar.
3. Foque na valorização da data
Existe um planejamento correto para cada tipo de estratégia e em relação ao Dia Internacional da Mulher, isso não é diferente.
Desde aqueles que atuam no ramo de beleza e moda, até os que vendem eletrodomésticos e produtos para o lar podem, com informação e consciência, desenvolver ações eficazes que atendam a expectativa do público feminino.
Não é um absurdo promover esses itens , entretanto, saber como realizar essa abordagem é o grande segredo para que a campanha não entre em contradição.
Afinal, o foco é a valorização da mulher, por isso, tenha cuidado ao produzir um conteúdo que reafirme estereótipos antiquados e que vão ao desencontro do que a data propõe.
Recentemente, a Heineken divulgou uma propaganda, com o intuito de lutar justamente contra essa rotulação.
O vídeo, que foi divulgado em janeiro e tem duração de até 49 segundos, mostra homens e mulheres em um bar, onde as bebidas são entregues de acordo com os gêneros: cerveja para eles e drinks para elas.
Em 2019, a Renault e a DPZ&T, em parceria com a Vice, usaram a velha frase “Tinha que ser mulher” para lançar uma campanha especial e totalmente voltada para a conscientização de gêneros.
Dessa forma, eles acompanharam o dia a dia de três mulheres com rotinas diferentes, gerando visibilidade para assuntos que muitas vezes passam despercebidos em relação a vivência feminina.
Com certeza valem a reflexão e que podem ser usadas como fonte de inspiração para futuras ações.
Conclusão
Além das regras básicas que vão desde garantir uma ótima experiencia de navegação e usabilidade, vitrines atrativas e promoções, os lojistas devem estar de olho nas mudanças que envolvem a pauta feminina, assim cortarão pela metade as chances de uma campanha fracassada.
Então, para reforçar, lembre-se do significado e importância do Dia Internacional da Mulher, pois muito além do lucro extra, elas são clientes fiéis e assíduas de marcas que ganham sua confiança e respeito.
Faça as combinações certas e seu negócio seguirá o caminho do sucesso. Boas vendas!