Dicas Utilizando Google Insights para aumentar as vendas

Utilizando Google Insights para aumentar as vendas

Por Evandro em 28 de Maio de 2012

Trabalhar com vendas on-line requer constante atualização e muita dedicação do empreendedor para acompanhar as novidades do segmento, bem como entender como os usuários procuram pelo seu produto.

Para ajudar a entender quais os termos utilizados pelo público para procurar informações sobre produtos/serviços, sugiro a utilização da ferramenta Google Insights for Search.

O Google insights for Search, é uma ferramenta  que permite entender o como as pessoas fazem buscas, oferecendo estatísticas de volume de pesquisas que podem ser filtradas por regiões, períodos, categorias.

Logo, é de grande vantagem utilizá-la, por exemplo, para definir estratégias para aumentar as vendas e com isso fazer promoções na loja para atrair potenciais compradores.

Para compor este post, fiz a comparação entre dois produtos para saber com era o mais buscado nos últimos doze meses. Assim, apresento-lhes os detalhes da pesquisa bem como os recursos que esta ferramenta apresenta.

O Google Insights permite comparar até cinco produtos, mas neste exemplo usei somente dois: creatina e whey protein e defini que os resultados seriam somente das buscas feitas no Brasil, nos últimos 12 meses.

No filtro, é possível especificar a região e sub-região, o período desejado ou personalizar o período e escolher a categoria.

Google Insights

Após definir as opções, clique em pesquisar. Na imagem abaixo podemos ver os resultados de volume de busca para os termos especificados.

Google Insights

A ferramenta apresenta ainda um gráfico da média de quantidade buscas no período especificado.

Google Insights

A média da quantidade de buscas por região

Google Insights

Um mapa com a densidade de busca por região

mapa

Quais os termos e/ou expressões mais comuns que são utilizadas para fazer buscas sobre o assunto

Termos de pesquisa

E a porcentagem de pesquisas realizadas recentemente

Google Insights porcentagem

Como vocês podem notar, esta ferramenta é muito vantajosa para definir estratégias de vendas, divulgação e de SEO também!

Comente, sugira e participe: