E-commerce 15 tendências em e-commerce para 2020

15 tendências em e-commerce para 2020

Por Aline Truchetti em 19 de dezembro de 2019

Quais surpresas 2020 nos reserva? As últimas pesquisas realizadas, apontam um constante crescimento de consumo em lojas virtuais. Prepare-se e confira as principais tendências em e-commerce para 2020!

A impressão que temos é que há pouco tempo estávamos falando sobre 2019.

Assim como o tempo, a tecnologia avança rapidamente e as mudanças se tornam cada vez mais visíveis no meio on-line

Por isso, é fundamental que você, dono de e-commerce, esteja sempre por dentro dos principais assuntos deste segmento.

Bom, 2020 já está batendo na porta, e para te ajudar nesta transição, listamos as 15 principais tendências em e-commerce para o próximo ano.

Abra seu bloco de anotações, leia com atenção e aproveite!

1. Crescimento das compras on-line

Logo de cara, temos uma ótima notícia para você!

Pesquisas mostram que em 2020, os e-commerces estarão se igualando a quantidade de vendas das lojas físicas, atingindo a margem de 50% das compras.

Um grande salto no setor digital e uma oportunidade imperdível para quem atua ou pretende ingressar neste mercado.

Diante de uma informação tão importante como esta, chegou a hora de otimizar ainda mais a sua loja.

A facilidade e praticidade em efetuar uma compra no conforto de casa, caiu no gosto do consumidor, que está cada vez mais confiante em adquirir serviços e produtos pela internet, prova disso é essa evolução ano a ano.

Contudo, é essencial garantir uma boa experiência ao usuário, desde a navegação até a entrega do produto.

Sendo assim, não deixe a desejar, esteja sempre atento para atender a demanda e as necessidades dos seus potenciais clientes.

Preserve o que funciona e trabalhe para ajustar as ações que não estão saindo como esperadas.

2. Pesquisa visual

Como citamos acima, o consumidor preza pela facilidade e isto está ligado também as novas formas de pesquisa.

A busca visual é responsável por uma experiência ágil e aperfeiçoada para encontrar produtos.

Tudo que o usuário precisa é de um smartphone com câmera e acesso à internet, algo bem corriqueiro nos dias de hoje.

Dessa forma, é possível realizar uma busca instantânea de qualquer mercadoria exposta, basta fotografar o produto e a partir daí o buscador listará os resultados disponíveis em lojas on-line.

Este recurso permite a realização imediata da compra, ajudando o lojista a não perder a oportunidade de venda.

Simples e prático!

Quer saber mais? Aqui você fica por dentro de tudo sobre busca visual.

3. Fidelização do consumidor

Muito além da conquista de novos clientes, preservar os antigos garante a estabilidade e o sucesso do seu e-commerce.

Por isso, é fundamental que você assegure sua recorrência e se torne a primeira opção do cliente na hora de realizar uma compra.

Essa atitude fará com que sua loja ganhe avaliações positivas, visibilidade e, consequentemente, aumento da credibilidade.

Diversas ações devem ser colocadas em prática para fidelização do consumidor. Temos um conteúdo completo para você, confira!

4. Omnichannel

Chegamos a um momento em que as marcas já não podem mais fugir do ambiente on-line.

O omnichannel envolve a integração da empresa com o cliente, melhorando sua satisfação, logo, aumentando também a visibilidade da loja e suas vendas.

Diante disso, em 2020, prepare-se para estar presente nas redes sociais e demais canais digitais.

5. Mobile Commerce

É claro que os dispositivos móveis fazem parte da lista de tendências em e-commerce para 2020.

Os aparelhos mais usados para realização de compras na internet também entram em destaque. Com o smartphone, o usuário tem acesso a qualquer loja virtual nas palmas das mãos, permitindo que ele realize suas compras em qualquer lugar e momento.

Essa tendência teve um aumento significativo no número de pessoas que utilizam o aparelho para compras.

Mas, para que seu e-commerce esteja entre as prediletas desses consumidores, é necessário que você ofereça uma excelente experiência de navegação.

Para isso, a versão mobile deve fazer parte do seu checklist.

Este recurso permite o acesso por meio de tablets ou smartphones, sem nenhum problema.

Fique atento e comece agora as mudanças necessárias.

tendência mobile commerce
Nos últimos cinco anos a proporção de internautas que experimentaram o comércio móvepassou de 41%, em 2015, para 85%, em 2019

6. Serviços automatizados

E quem não quer que as atividades do dia a dia se tornem ainda mais práticas?

Dentro do e-commerce não é diferente, com a correria e todos os afazeres, uma ajudinha sempre é bem-vinda!

A automatização de serviços dentro de um negócio, ajuda na otimização do tempo, o que significa que o lojista poderá dar atenção a outras obrigações.

Entretanto, cuidado ao automatizar tudo, um atendimento humanizado, por exemplo, ainda é bem visto pelos consumidores, por isso, tente uma combinação dessas duas opções.

7. Clubes de assinatura

O clube de assinatura também promete ser uma das tendências em e-commerce para 2020.

Essa é uma boa maneira de cativar clientes e mantê-los ativos em sua loja. Para participar do clube o consumidor paga uma determinada mensalidade e recebe produtos diversificados todos os meses.

Um sistema que permite que o associado experimente em primeira mão os lançamentos da marca, ou o lojista pode optar por produtos que estão estocados a algum tempo, permitindo que a renovação do estoque seja feita sem nenhum prejuízo.

Atente-se as datas de validade dos produtos. Esse método é bastante útil, mas, se não executado com os devidos cuidados, pode gerar resultados negativos.

8. Alteração na logística de entrega

A chegada do produto é o momento mais aguardado pelo consumidor após o pagamento da compra.

E para que essa experiência seja completa e satisfatória, é fundamental que o lojista cumpra os prazos estipulados e acompanhe cada etapa do processo.

Sabemos que existem ocorrências que acabam fugindo do nosso controle, mas se esforce para fazer com que esses problemas não aconteçam.

Hoje você pode contar com diferentes meios para que o produto seja entregue nas mais perfeitas condições, seguindo todas as regras.

Para 2020, a intenção é que este planejamento ganhe ainda mais atenção do comerciante.

Anote aí: planejar e organizar essa logística acaba de se tornar mais um requisito na sua lista de tarefas.

Falando nisso, temos um conteúdo bem abrangente sobre fulfillment. Clique no link e descubra!

9. Marketing Social

O marketing é essencial para divulgação da sua marca, então, não é nenhuma surpresa que este item esteja entre as tendências em e-commerce para o próximo ano.

O Marketing Social será ainda mais praticado graças as causas sociais que estão se fortalecendo.

O fato é que essa mudança causa grande impacto no comportamento dos consumidores, que passam a optar por marcas e empresas que também tenham essa consciência.

Essas pessoas começam a comprar mercadorias ou contratar serviços de empresas que sigam, ao menos, os parâmetros básicos ligados à causa, seja social ou ambiental.

E que tal começar a lutar a favor da sustentabilidade, contra a desigualdade e ao mesmo tempo dar visibilidade a sua empresa? Essa combinação, além de fazer o bem, pode melhorar sua taxa de conversão.

Mudanças drásticas são complicadas, nós sabemos!

Porém, pequenas ações podem te ajudar a deslanchar.

Que tal começar agora? Temos quatro dicas surpreendentes para você!

Vale ressaltar que todas as campanhas que envolvem essas causas precisam ser verdadeiras.

Tirar proveito desses assuntos apenas para promover sua empresa, pode acarretar em sérios problemas para o seu negócio. Tenha cuidado!

tendências em e-commerce marketing social
Os consumidores estão optando por empresas que apoiam as causas sociais

10. Personalização

Estabelecer e conhecer seu público-alvo é o princípio básico para qualquer tipo de estratégia de marketing.

Após essa definição, criar uma persona vai melhorar o processo de conquista.

Depois de todo esse trabalho, você poderá elaborar campanhas específicas e totalmente voltadas para essas pessoas, sendo possível agradá-las com mais certeza e eficiência.

Personalizar campanhas, ofertas e produtos para um consumidor, faz com que ele se sinta especial, por isso, invista no seu potencial cliente!

Quer saber como definir um público-alvo e como criar uma persona. Acesse nossos materiais exclusivos!

11. Redes sociais

Acredito que esse item já era esperado entre as principais tendências em e-commerce para 2020!

O uso das redes sociais se tornou rotineiro e popular, inclusive para a procura de serviços e produtos.

As próprias plataformas sofrem atualizações constantes para atender tanto as necessidades do consumidor quanto as do comerciante.

Se você ainda não está presente nessas redes, avisamos mais uma vez: já passou da hora de usar essas ferramentas para promover sua marca, gerar leads, aumentar conversão e, assim, obter mais lucro.

Para te ajudar, temos um guia completo com 10 dicas para otimizar seu perfil no Instagram, uma rede social que já passou de um bilhão de usuários ativos. Portanto, vale muito a pena conferir!

12. Vídeos

Os vídeos são ótimas ferramentas de marketing digital, pois são responsáveis pode gerar uma boa integração com o público.

O Youtube, é a plataforma mais utilizada para divulgação de vídeos, prova disso é que, atualmente são 1,9 bilhões de usuários mensais.

Esse número colocou o Youtube na segunda colocação como site de busca mais acessado, perdendo apenas para o Google.

Também temos dicas sensacionais voltadas para este assunto: “Saiba como usar o Youtube para obter conversão”.

13. Podcast

O podcast também garantiu seu lugar!

Podcasts são áudios gravados, semelhantes ao de rádio, onde são abordados assuntos variados, levando sempre em consideração o público-alvo que cada segmento pretende atingir.

Algumas empresas elaboram séries, gravando um determinado número de podcasts que são divulgados em dias alternados ou semanalmente.

Este é um bom método para estimular a curiosidade do público, prendendo sua atenção e fazendo com que ele queira ouvir até o último episódio.

tendências em e-commerce podcast
Uma boa relação promove a fidelidade e faz o público permanecer conectado com a empresa

14. Aplicativos de serviços

O uso de aplicativos se tornou uma rotina na vida das pessoas.

Diversos serviços e produtos podem ser adquiridos através de aplicativos, afinal, quem nunca “chamou” um Uber ou passou o sábado “maratonando” séries na Netflix?

No próximo ano, não se acanhe em usá-los, os aplicativos prometem estar a todo vapor!

15. Cor do ano

Todos os anos, a Pantone, principal empresa de cores do mundo, elege uma cor que marca a tendência em diversos segmentos.

Para 2020, a cor escolhida é a Classic Blue (PANTONE 19-4052), segundo a empresa, essa tonalidade inspira calma, confiança e conectividade. 

Que tal começar a utilizar essa cor dentro da sua loja? As características, com certeza, combinam muito bem com o propósito de um e-commerce: gerar confiança e conectar-se com o cliente.

tendência cor do ano 2020
Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.”Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone

Conclusão

Para quem acompanha fielmente o avanço da tecnologia e seu impacto na sociedade, percebeu que todas essas tendências em e-commerce farão uma grande diferença para os lojistas que as colocarem em prática.

Preservar a facilidade dentro do comércio digital para agradar o cliente é uma ótima recomendação, assim como estar presente e acessível para o mesmo.

Nunca se esqueça de centralizar todas as estratégias ao seu público, dessa maneira, as chances de um resultado positivo serão bem maiores.

Isso é tudo pessoal, Boas Festas e ótimas vendas. Nos vemos em 2020!

Aproveite e visite nosso site, está incrível: www.netzee.com.br.

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