Desenvolvimento Tema ou layout personalizado, qual escolher?

Tema ou layout personalizado, qual escolher?

Por Aline Truchetti em 12 de novembro de 2019

Tema ou layout personalizado? Se você pretende ingressar no comércio digital ou renovar sua loja, saiba que essa é uma importante decisão e que diversos fatores podem influenciar nesta escolha.

Em ambos os casos, a grande pergunta é “quanto vai custar?

Neste contexto a resposta é simples, o custo vai depender de quanto você pretende investir e qual a sua real necessidade.

Existem situações em que o lojista não está conseguindo aumentar sua taxa de conversão, este problema pode estar relacionado com a estrutura da sua loja. Diante dessa dificuldade, deduzimos que seja hora de reformular esse e-commerce.

A criação de temas ou de personalizados exigem um planejamento completo e minucioso, elaborado por profissionais altamente capacitados. Todo esse processo vai ajudar no desempenho da sua loja.

Reunimos neste artigos todas as características de cada um deles, então, se você tem essa dúvida, a solução está aqui.

Continue a leitura!

O que é um tema?

O tema é um layout pronto, editável e que não exige conhecimento em programação para sua customização. Nele é possível alterar cores, banners, ícones, gerenciar informações e muito mais. Com todas essas possibilidades, o tema se torna adaptável para qualquer tipo de segmento.

Porém, adiantamos que não é possível modificar a estrutura de um tema e que, apesar dos inúmeros itens configuráveis, eles são limitados.

O tema fica disponível em lojas específicas, onde você pode efetuar a compra, seguir as instruções e ativar seu e-commerce. Ele tem um custo menor, se comparado ao layout personalizado, mas não é algo exclusivo, sendo assim, outras pessoas podem adquirir e usar o mesmo tema.

Muitos lojistas que compram os temas acabam precisando de algumas alterações personalizadas. Agências como a Netzee oferecem este tipo de serviço, basta entrar em contato que você terá todo o suporte necessário. Lembrando que essas mudanças tem um custo a parte, já que serão acrescentados itens exclusivos na sua loja.

Veja abaixo o exemplo de algumas possíveis edições:

Exemplo de temas
Observe que o tema pode ser adaptado para qualquer tipo de segmento, possibilitando
a mudança de cores e disposições de maneira descomplicada

O que é um layout personalizado?

O layout personalizado é a criação de uma loja exclusiva, ou seja, nenhuma outra empresa terá um layout idêntico ao seu. É um modelo feito sob medida para você.

Entretanto, a diferença não está apenas na aparência, o personalizado é projetado seguindo todas as necessidades do lojista e do seu segmento, resultando no aumento da taxa de conversão e na diminuição da taxa de rejeição.

Esse processo exige um pouco mais de investimento e tempo. O primeiro passo é escolher uma agência que seja referência no mercado digital, isso vai te poupar muito estresse e garantir o bom desempenho do seu negócio.

Vale ressaltar que a combinação entre profissionais capacitados e uma estrutura alinhada tem muito mais chances de darem certo.

Siga com a leitura e conheça todas os benefícios e etapas desse processo!

Desempenho do usuário

Por se tratar de um layout personalizado, todo o ecossistema é desenvolvimento pensando na conversão e na usabilidade do possível cliente.

Todas as telas são arquitetadas para facilitar a navegação do público em questão, assim o retorno será muito mais garantido.

Vamos exemplificar: a Netzee é contratada para criar uma loja do segmento de moda que vende diversos modelos e marcas de tênis. O primeiro passo será realizar a pesquisa de mercado, tendências, público-alvo e comportamento dos potenciais consumidores. Após essa análise é hora de projetar a loja. Nosso time de design gráfico entra em ação com a criação dos layouts usando como base todo esse estudo, além da aplicação das técnicas SEO, UI e UX, que também entram na produção dos temas. Depois desse processo, todo esse material é passado aos programadores, eles darão vida ao seu e-commerce e por fim, aprovação e ativação.

Todas as funcionalidades da loja são pensadas e direcionadas ao segmento apresentado:

E-commerce personalizado Nym Store
A Netzee realizou a reformulação do layout da Nym Store, além da migração para a plataforma Vtex.
Para atender as necessidades do cliente, foi realizado um amplo estudo sobre o público e segmento

Custo e benefício

O tema por se tratar de um layout editável, porém limitado e não exclusivo, tem um valor menor em relação ao personalizado, que passa por um processo totalmente voltado ao segmento do lojista.

Tanto o tema quanto o personalizado podem trazer inúmeros benefícios ao lojista. Como citamos acima, essa escolha vai depender da necessidade, objetivo e de quanto ele pretende investir.

Responsivos

Todas as lojas personalizadas e temas das Netzee são responsivos. Ambos garantem que o consumidor possa efetuar sua compra sem nenhum problema, seja pelo computador, tablet ou celular.

Este é um grande diferencial e um importante aliado para o aumento e manutenção das vendas. Quanto mais acessível, mais chances você tem de conquistar clientes.

Escolha das plataformas

De nada adianta passar por todas essas etapas de criação se você não optar por uma base sólida e qualificada.

A escolha da plataforma certa é essencial para todo esse processo, entenda que é a plataforma que vai designar a funcionalidade do seu e-commerce.

Imagine este caso: você decide abrir uma loja física, qual a primeira coisa que vem a sua mente? O lugar, concorda? A localização e uma boa estrutura são requisitos fundamentais para atender suas expectativas e demanda.

Com a escolha da plataforma não é diferente, é lá onde será instalada sua loja, por esta razão, deve-se realizar diversas pesquisas para que a mesma não deixe a desejar.

Opte por plataformas que ofereçam as melhores funcionalidades e suporte, são elas que possibilitam essa conexão de troca, tanto para consumo quanto para entretenimento.

O valor pago pela plataforma é mensal e vai depender do plano escolhido que provem da sua necessidade, como por exemplo. quantidade de itens, visitas, marketplace entre outros.

Conclusão

Se você chegou até aqui já sabe que a escolha entre tema ou layout personalizado vai depender de diversos fatores, mas principalmente da sua necessidade.

As duas opções contam com ótimas ferramentas para o bom desempenho do deu negócio, basta usá-las sabiamente.

Lembrando que o principal fator para o progresso da sua loja é a sua dedicação. Boas ferramentas são essenciais, porém todo esse trabalho precisa caminhar em parceria com o seu empenho.

Agências como a Netzee contam com profissionais altamente capacitados que vão auxiliar você em todas as etapas. Esperamos ver sua marca nos cases de sucesso.

Comente, sugira e participe: