SEO On-Page e SEO Off-Page: Entenda para que serve cada um
O que é SEO?
SEO são técnicas de otimização de sites para melhorar o posicionamento orgânico no Google. Um conjunto de estratégias que unidas podem melhorar a posição do site e aumentar o tráfego. No caso as estratégias on-page e off-page fazem esse serviço.
SEO On-Page
A parte on-page considera todas as ações tomadas dentro do site da empresa, são aplicadas dentro do site em relação ao conteúdo, são as melhorias feitas internamente. Seu maior foco é oferecer ao cliente o melhor conteúdo com qualidade.
Alguns pontos importantes:
Título e subtítulo da página
No título da página devem conter as palavras chaves do web site. O título deve ser claro e conciso, trazendo entendimento sobre o que terá no restante da página. Assim, os motores de busca podem entender a relevância do conteúdo da sua página e mostrará nos resultados de pesquisa o que sua empresa oferece, com aquilo que o usuário está procurando.
O subtítulo serve como complemento do título, ele explica um pouco mais, em poucas palavras, o que o site tem, faz ou traz. Ele organiza as informações de forma que seja mais fácil para o leitor e para o Google.
Meta description
Meta description nada mais é do que uma descrição que acompanha o título e o subtítulo da página. É essa descrição que fará o usuário se interessar ao clicar para saber mais ou conhecer a página.
A descrição é aquele fragmento que aparece abaixo do título na página de resultados de pesquisa. Ter um texto atrativo e convincente pode fazer aumentar o número de cliques.
Precisa conter a palavra-chave principal e um call-to-action no final para que o interesse em clicar seja maior, como por exemplo um “leia mais ou confira aqui”.
URL da página
A URL é um fator no qual o Google leva muito em consideração para ranquear sites. Ela é o próprio endereço da página. Por isso, nela é necessário deixar explícito do que se trata o texto de forma amigável, sem números e caracteres especiais. Apenas o nome é válido. Ex: http://www.postdoblog.com/nome-do-post-aqui
Imagens
As imagens para alcançar os pontos que ajudam no ranqueamento tem de somar alguns critérios.
Ela precisa ser relacionada com o que diz o texto. O Google faz a leitura pelo HTML onde está inserida para ver se ambas se enquadram no mesmo contexto.
Todas as imagens da página devem ter o texto alternativo (ALT) que faz com que o Google saiba do que a imagem se trata. Caso ela não seja exibida é esse alt text que dará ao Google a leitura da imagem.
SEO Off-Page
Como deu pra perceber as duas estratégias se completam, um dentro e um fora no site. Não adianta focar em apenas um porque o resultado não será o mesmo.
Basicamente o off-page é produzir um bom conteúdo, que seja otimizado para que os outros sites façam “links” para o seu, ou seja, seu nome é mencionado por outros blogs e afins.
Conteúdo de qualidade
Ter uma boa produção de conteúdo é o primeiro passo e mais importante para conseguir essa visibilidade para as pessoas de fora do site.
Participe de fóruns, interaja com usuários e indique seu site como fonte, tudo relacionado ao que o site tem de segmento.
Redes sociais
As redes sociais são um ótimo caminho para conseguir ganhar visibilidade e poder ter compartilhamento com um amplo público. Os redirecionamentos são os principais motivos para o uso das redes sociais nesses casos.