Dicas SEO local: como fazer para rankear e vender mais

SEO local: como fazer para rankear e vender mais

Por Jaqueline Piva em 13 de agosto de 2019

O SEO (Search Engine Optimization), consiste em técnicas aplicadas para otimização de páginas e sites com foco em alcançar bons resultados na busca orgânica do Google.

A estratégia utilizada por empresas há tempos faz parte do cotidiano de muitas lojas virtuais. A busca por um bom posicionamento é uma briga constante e um desafio maior ainda.

O Google é muito utilizado para pesquisas locais pelos usuários, como a pesquisa a respeito de um restaurante, um ponto turístico, a farmácia mais próxima. Dessa forma, os buscadores apresentam as soluções mais fáceis ao usuário, assim, o que está mais perto dele.

O SEO local consiste em estratégias para colocar o seu estabelecimento como primeiro resultado para quem estiver próximo do local de acordo com a localização de quem busca.

Por exemplo, se você pesquisa “padaria” o Google entende que você quer o lugar mais próximo da sua localização, te entregando o resultado no qual você possa ir até ele e solucionar o seu problema o mais rápido possível.

O SEO local também funciona para pesquisam que delimitam o espaço geográfico no qual querem obter um resultado. Já se a pesquisa é feita com o nome do estabelecimento, aparece um box do lado dos resultados com as informações principais.

Mas, para aparecer como primeiro resultado, o SEO local que irá ajudar. O mecanismo de busca oferecer os resultados mais precisos e relevantes para os usuários.

Como fazer o SEO local?

Como fazer o SEO local? Muitas empresas necessitam da geolocalização para se manter. Acontece na maioria com os estabelecimentos físicos, como lojas, consultórios, clínicas, escritórios.

O SEO local utiliza o mecanismo como Google Meu Negócio e o Google Maps para referenciar os locais. É possível ter uma presença maior, gerar mais visitar e vendas através dessa otimização, as pequenas e médias empresa conseguem se destacar bem colocando seus esforços nessa otimização.  

O Google My Business, criado em 2014, é uma plataforma onde empreendedores podem divulgar de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa.

A plataforma possui as seguintes funcionalidades:

  • inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
  • exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
  • expor as notas e comentários de clientes;
  • mostrar fotos internas da empresa;
  • compartilhar perfis em outras redes sociais.

Todas essas informações são extremamente importantes para que os usuários, pesquisem e se informem sobre o negócio. São esses dados que fazem os resultados aparecerem para as correspondentes pesquisas.

Quando uma pessoa pesquisa um tipo de estabelecimento sem mencionar o lugar, o Google leva em consideração a localização atual de quem pesquisou e traz os resultados de empresas que estejam perto de você geograficamente.

Em buscas feitas pelos dispositivos móveis os resultados são ainda mais precisos, já que o Google pode utilizar o GPS do aparelho. Se você não otimizou seu perfil no Google Meu Negócio está perdendo clientes.

Pensando no comportamento do consumidor, antes de ir até uma loja física para comprar, muitos realizam pesquisas na internet para comparar, saber mais, ver comentários.

A prova social é um dos principais gatilhos responsáveis por convencer usuários durante a jornada de compra, e eles podem ser representados de diversas formas.

Os comentários sobre as empresas no Google são um tipo de prova social, além de ser também um fator de credibilidade e rankeamento para as empresas que possuem site. As estrelas que também classificam as empresas dizem muito sobre a qualidade, quanto melhor a média, melhor a reputação para as pessoas e o Google.

De alguma forma é possível se fazer presente na internet e criar uma reputação diante os usuários.

Se o seu negócio é localizado em regiões ou cidades de turismo, você precisa colocar em práticas as dicas de SEO local para ser encontrado pelos turistas.

Para quem produz conteúdo, produzir para o enfoque no negócio local também é uma boa estratégia. Utilize palavras-chave locais, voltada para a região onde se encontra, nome do negócio, horário de funcionamento.

Explore novos horizontes utilizando o SEO local, invista em deixar a sua empresa em evidência, principalmente se você está passando por momentos de poucas vendas, essa pode ser uma boa solução.

Comente, sugira e participe: