Dicas Segmentação demográfica: quais são e a importância de utilizar

Segmentação demográfica: quais são e a importância de utilizar

Por Jaqueline Piva em 20 de setembro de 2019

A segmentação demográfica é um instrumento de markerting digital muito utilizado nas configurações de anúncios nas mídias sociais. Essa segmentação tem como objetivo delimitar o público-alvo a ser atingido.

Quando você define uma persona, alguns dados de segmentação demográfica ficam claros para as empresas. E são eles que ajudarão na hora de alcançar essas pessoas.

A demografia é a ciência que estuda e analisa as populações humanas. Para o marketing, a demografia diz respeito a parcelas de pessoas com características parecidas e que serão alvo de uma estratégia.

O Facebook Ads, Instagram Ads, linkedIn Ads e Google Ads utilizam a segmentação demográfica para veicular o anúncio nas redes. No momento de configuração é possível determinar diretamente quais características as pessoas que irão ver o anúncio deve ter.

Algumas segmentações demográficas

Idade ou faixa etária

É importante pois as necessidades do consumidor variam de acordo com a idade.

Cada idade determina uma estratégia, uma linguagem e o comportamento como consumidor. Essa é uma informação simples de obter e segmentar quando se trata de anúncios, pois os usuários em sua maioria deixam esse dado exposto.

Estado civil

O estado civil importa para muitos segmentos do e-commerce. A variação pode ajudar atingir o público exato caso o nicho do negócio seja voltado a mulheres casadas ou noivas, por exemplo.

Sexo

Essa é uma das variáveis mais populares para definições de estratégias de maketing. Homem ou mulher são públicos totalmente direcionáveis, além de ser uma das segmentações mais fácil de obter.

E pode ainda delimitar públicos ainda mais objetivos, como Transgêneros ou LGBTQ.

Renda R$

A variável da renda traduz em números a segmentação que implicará no valor de aquisição do seu produto ou serviço. Ter estratégias direcionadas a este grupo que importa ao seu negócio reduz atrair pessoas que não fazem parte da sua lista de possíveis clientes.

Aqui também entra a classe social, que a partir do valor da renda é delimitado como A, B, C ou D. A classe social conta com influências culturais de acordo o com o comportamento do consumidor, que varia de classe para classe.

Geração

Essa é uma segmentação que recebe pouco foco das maiorias das empresas, mas é importante para nortear ações e entender melhor o comportamento dos consumidores de um modo mais geral. Essa segmentação classifica para qual geração o seu negócio é voltado.

Profissão/ocupação

Alguns negócios trabalham exclusivamente com a combinação das segmentações acima e com a profissão. Pessoas que vendem utensílios e produtos para escritórios, por exemplo, procuram profissionais que tenham profissões que são desse ambiente. Essa definição é sempre presente na construção da persona.

Cargos

Além da profissão o cargo que a pessoa ocupa diz como a empresa deve agir para atingi-la. Essa informação, assim como as outras, dentro de uma segmentação de anúncios no Facebook, pode se extraída de acordo com informações do perfil do possível lead. Essa lista é extraída automaticamente quando configurada.

Nível de escolaridade

A formação acadêmica também importa para a criação da segmentação demográfica afim de atingir as pessoas certas. Essa segmentação também define a linguagem a ser empregada na comunicação entre empresa e cliente.

Mais algumas segmentações específicas de alguns nichos que podem ser utilizadas:

  • Religião
  • Peso e altura
  • Raça
  • Time de futebol
  • Nacionalidade
  • Dispositivo móvel específico

A importância da segmentação demográfica

Unindo essas informações que importam para a sua empresa é possível alcançar melhores resultados, poupar esforços e dinheiro com público desinteressado.

Aliadas a outras segmentações o público fica ainda mais específico, já que mesmo que com uma combinação de segmentações demográficas ainda pode-se obter um grupo muito amplo de pessoas.

Uma das regras do marketing digital é: quanto mais um público definido, maior direcionamento, melhores resultados.

É mais vantajoso atingir uma quantidade menor de pessoas segmentadas do que maior número de usuários. A taxa de conversão aumenta quando a qualidade do direcionamento é segmentada.

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