Reputação on-line: 4 atitudes que ajudarão a construir a autoridade da sua marca
Construir e manter uma boa reputação on-line é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer negócio, já que mais do que nunca, isso influencia diretamente na decisão de compra do consumidor. Neste post você saberá tudo o que precisa, acompanhe!
Chamados de “detetives” pela Criteo, os consumidores passaram a adotar o processo de investigação durante a jornada de compra.
Isto é, com o fácil acesso e a agilidade na busca de informações, os usuários consultam dados relacionados ao atendimento, qualidade, suporte, entrega, enfim, tudo o que envolve a loja e o serviço prestado.

Assim, essa prática se transformou em uma corrente de pesquisas e passou a influenciar fortemente na decisão de compra.
Portanto, caso sua empresa não esteja em dia com os assuntos pertinentes a avaliações e sua reputação on-line, as chances de você ser descartado como uma opção, são ainda maiores.
E para evitar essa dor de cabeça, existem algumas medidas que precisam ser tomadas, veja quais são:
1. Responder todas as reclamações com agilidade
Dar suporte e atenção aos problemas do seu cliente é uma prioridade, afinal, eles confiaram na sua empresa e no seu produto.
Então, esteja sempre atento quanto as notificações relacionadas a garantia, troca, devolução ou qualquer outra dúvida que surja pelo caminho.
Aliás, se as tentativas resultarem em frustração ou decepção, tenha consciência que será muito mais difícil reconquistar o consumidor.
Além disso, situações como esta, certamente renderão avaliações negativas que poderão afetar o desempenho do seu negócio.
2. Evite falsas promessas
Outro erro comum e que pode ser fatal é prometer algo que você não poderá cumprir.
Um exemplo é determinar prazos para a solução do problema, mas não dar conta de seguir o tempo estipulado.
Assim, é muito mais eficaz analisar a situação e ser sincero quanto ao período de execução, dessa forma, você evitará que ele fique aborrecido com atrasos ou com a falta de prestabilidade.
Ofereça soluções efetivas, chegue a um acordo e conquiste sua compreensão.
Em hipótese alguma tente enrolar o consumidor, em outras palavras, trabalhe com transparência, pois ele preza pela honestidade.
3. Exiba o lado humano da sua marca
Em meio a evolução tecnológica, muitas vezes nos esquecemos que uma abordagem mais simples e humana pode mudar o rumo da conversa.
Somos pessoas e vendemos para pessoas, por isso, tenha consciência de que o consumidor deseja sua atenção em relação a dificuldade que ele está enfrentando, por isso, escute atentamente o que ele tem a dizer, se solidarize com sua dor e se esforce ao máximo para atender seu pedido.
Quando passamos a exercer a empatia, na maioria dos casos, ela retorna para nós.
Trate o consumidor da mesma forma que você gostaria de ser tratado!
4. Acompanhe e monitore sua reputação on-line
Fique de olho nas métricas para saber quais são as dificuldades que os usuários estão enfrentando ao tentar comprar com você, desse modo, será mais fácil resolver o impasse.
Acompanhe também os sites de reclamações e avaliações nas redes sociais e fique por dentro de tudo que estão falando sobre sua empresa.
Reverencie feedbacks positivos e use os negativos para mudar aquilo que precisa ser melhorado.
E jamais permita que o estresse tome conta da situação, pois ao perder a calma e discutir com um consumidor utilizando palavras de baixo nível, o impacto será, com certeza, desfavorável ao seu negócio.

Conclusão
Mostramos aqui alguns itens essenciais para a construção e manutenção da reputação on-line da sua marca.
Através dessas, que parecem ser pequenas, mas são grandes atitudes, seu negócio estará cada vez mais próximo de cativar leads, fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar a demanda e as vendas.
Sabemos que é praticamente impossível agradar 100% dos consumidores, entretanto, tente chegar e permanecer perto deste número.
Mesmo na internet, o “boca a boca” continua presente e influenciando na decisão de compra, contudo, ao seguir essas dicas, o restante será um sucesso!