Desenvolvimento Como funciona uma loja virtual: entenda o processo de vendas e as vantagens

Como funciona uma loja virtual: entenda o processo de vendas e as vantagens

Por Aline Truchetti em 3 de março de 2020

Uma loja virtual agrega valor à marca, além disso, o gerenciamento é muito mais simples. Neste artigo você conhecerá todas as vantagens em investir.

As redes sociais são uma paixão nacional, prova disso é que 88% da população brasileira acessa diariamente o Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e outros.

Aliás, acredito que se lançarmos um duelo entre essas plataformas e o futebol, a briga seria boa!

Apostas a parte, é possível chegar a essa afirmativa analisando nossos próprios hábitos, afinal, quantas vezes durante o dia você dá aquela famosa espiada em um dos seus perfis ou até mesmo nas mensagens do WhatsApp?

Algumas, certo?!

Mediante este comportamento, somos capazes de ter uma concepção maior de como essas plataformas influenciam no estilo de vida dos usuários e, consequentemente, dos consumidores.

Desse modo, reconhecendo essa popularização, os comerciantes enxergaram uma ótima oportunidade para impulsionar seus negócios, elevando o nível de utilidade das redes sociais.

Contudo, não foram apenas os empreendedores que tiveram essa visão, os grandes empresários e proprietários das plataformas também seguiram este caminho e iniciaram diversas mudanças para transformá-las em ferramentas práticas para comercialização de produtos e serviços.

Redes sociais como motivadores de compras

Assim, as redes sociais ganharam ainda mais força e se tornaram o que são hoje: impulsionadores de compras.

Porém, elas ainda não têm o poder de suprir as necessidades de um lojista em crescimento, já que em determinado momento são insuficientes diante do aumento da demanda do número de pedidos.

Isso acontece porque os recursos são limitados e somados a insistência do consumidor e sua ansiedade por uma resposta rápida, chegamos a um resultado frustrante.

Em outras palavras, o que queremos dizer é que o esforço para este tipo de atendimento acaba se tornando desgastante, sendo assim, a solução para dar conta de tudo, seria tirar mais tempo de dentro de uma cartola mágica e fazer com que o dia ganhe algumas horas.

Entretanto, sabemos que, infelizmente, isso ainda não é possível.

Mas e aí, qual é a melhor alternativa para este desafio?

Ficamos felizes em comunicar que, caso o seu negócio esteja em ascensão, existe uma solução muito mais simples do que se imagina e nós vamos mostrar para você. Prossiga!

Tenha sua própria loja virtual

Portanto, chegou a hora de usar as redes sociais como aliadas e abandonar toda essa dor de cabeça desnecessária.

Com uma loja virtual, as tarefas do dia a dia cairão pela metade.

No entanto, preste muita atenção: não estamos falando de menos trabalho ou empenho, e sim que você terá mais tempo para se dedicar a outras atividades relacionadas ao seu negócio.

Isso passa a ser possível graças a automação de processos que uma loja virtual possibilita, ou seja, o consumidor acessa o site, escolhe o produto, a forma de pagamento e finaliza a compra.

Dessa maneira, todas as etapas são intuitivas, na maioria das vezes, não há a necessidade de ajuda.

É óbvio que você terá que estar presente e prestar assistência, porém, aquelas pequenas questões que precisariam ser explicadas para cada cliente e que tiram muito tempo e rendem pouco, terminam aqui.

Todavia, este não é o único benefício, continue a leitura e entenda como funciona uma loja virtual e suas vantagens.

Automação no processo de vendas

Dentro de uma loja virtual, o consumidor é direcionado automaticamente para todas as páginas que o levarão até a finalização da compra.

Isto é, ele escolhe a mercadoria, coloca no carrinho, acessa o checkout, onde estão as opções de pagamento e frete e pronto, venda concluída.

A própria plataforma enviará os e-mails de confirmação e demais informações para o cliente.

Tudo é feito ali, sem que você precise intervir para explicar o passo a passo do processo.

Maior visibilidade

Nas redes sociais é muito mais difícil se manter visível com certa frequência na timeline dos usuários, já que você passa a depender de diversos fatores para isso.

Além disso, apresentar detalhes e variações de produtos ou serviços também acaba sendo mais complicado.

Uma alternativa seria a criação de álbuns, mas isso não é tão eficiente, pois exige grande interesse e curiosidade para acessar sua página.

Na loja virtual, a disposição é muito mais agradável, feita através de vitrines e campos para descrições completas.

Lá o consumidor ainda poderá filtrar seus resultados de pesquisas, assim, ele será direcionado para os produtos que realmente importam.

Todos esses recursos melhoram a experiência de usabilidade e navegação, fazendo com que o cliente chegue ao seu objetivo muito mais rápido, aumentando as chances de vendas.

Além disso, o mercado está propício para o investimento, veja o que mostra a pesquisa feita pela Comscore:

Infográfico do acesso de consumidores em lojas virtuais
O estudo aponta que consumidores estão acessando com frequência sites e aplicativos varejistas

Dashboard e painel de controle

O dashboard vai apresentar resumidamente todas as informações da sua loja virtual, em relação ao desempenho e movimentações recentes.

Com ele você terá uma visão rápida do que está acontecendo, em tempo real.

E no painel é possível controlar e visualizar detalhadamente cada processo da sua loja, seja novos pedidos, gerenciamento de campanhas, enfim, você administra seu negócio em um único lugar, sem transtorno ou impedimentos.

Integração com outras ferramentas

Esta é outra vantagem que facilitará a vida do lojista.

Com ferramentas e aplicativos disponibilizados pelas plataformas, o consumidor poderá executar todas as ações, independente de auxílio.

Um exemplo dessa autonomia é o cálculo do frete. Ao preencher o campo indicado, ele trará imediatamente todas as opções de valores e prazos.

Ao contrário das redes sociais, onde é necessário que o lojista faça todo esse trabalho manualmente, tomando seu tempo e energia.

Ainda é possível oferecer diversas formas de pagamento, seja boleto, cartão ou transferência, enfim, com uma infinidade de opções você conquistará mais clientes.

Facilidade e segurança aos consumidores

Ter uma loja virtual gera credibilidade para sua marca.

Isso acontece porque os usuários passam a considerar seu negócio como algo sólido, diminuindo os riscos de sofrer um golpe.

É claro que para que você seja visto com total seriedade, é fundamental descrever como são feitas trocas e devoluções, tempo de garantia, segurança de dados, enfim, ao deixar essas informações explícitas, os consumidores confiarão ainda mais na sua loja.

Conclusão

Um não é melhor que o outro, os dois funcionam, o importante que é você saiba entender onde está e onde quer chegar.

Ao compreender o momento que seu negócio está vivendo, fica muito mais simples tomar decisões como esta.

As redes sociais são grandes parceiras das lojas virtuais, já que atuam como ferramentas para divulgação, desempenhando o papel do Marketing Digital da sua empresa, pois estar nessas mídias aproxima você dos clientes em potencial.

Então, unir os dois é essencial para se manter vivo.

Quer saber mais ou precisa de uma ajuda, confira nossos conteúdos exclusivos:

E para transformar seu sonho em realidade digital, visite o site da Netzee!

Comente, sugira e participe: