Marketing Digital Youtube para empresas: saiba o porquê você deve criar um canal

Youtube para empresas: saiba o porquê você deve criar um canal

Por Jaqueline Piva em 9 de maio de 2018

Por que você deve criar um canal no youtube para sua empresa?

O youtube é considerada uma das redes sociais mais populares do Brasil. Onde estão concentrados vídeos de músicas, tutoriais, filmes, entre outros.

A rede social tem mais de 4 bilhões de visualizações por dia. É um cenário muito promissor, e que pode potencializar as empresas que apostarem nessa jogada.

Que não é uma simples jogada. Estar presente nessa plataforma é sinônimo de muito planejamento, por não ser uma estratégia de marketing tão convencional, deve ser tudo muito bem pensado antes de colocar conteúdo no ar.

 

Importância do planejamento

Para o processo de criação, primeiro é necessário decidir qual será a linha dos vídeos do canal, o estilo, ou seja, sobre quais assuntos o canal irá tratar. É necessário esse tipo de planejamento pois ter foco é uma das características essenciais para que você não se perca no meio do caminho e também não deixe seu público perdido.

Depois é necessário decidir qual o público-alvo, que serão as pessoas que irão assistir seus vídeos; o seu persona. Isso também vai de acordo com o perfil traçado dos seus usuários ou clientes da sua empresa. O público-alvo pode variar caso você esteja tentando atingir outros públicos.

Parece ser simples criar um canal e gravar vídeos, mas exige um planejamento bem feito como em toda criação de uma estratégia de marketing. E é por isso que ter um canal no Youtube é uma boa sacada, se bem planejado pode alcançar muitas pessoas por apresentar conteúdo de qualidade e demonstrar domínio sobre a rede social.

Além desses critérios, o domínio com a linguagem audiovisual é importante. Não é colocar qualquer um em frente às câmeras, ou para comunicar-se com o público, essa tarefa deve ser dada a alguém que entenda, e tenha uma paixão pelo assunto que irá discorrer sobre.

 

A criação de conteúdo direcionado e humanizado

Os usuários vão para o Youtube atrás de informações relevantes, e vão atrás principalmente de conteúdo direcionado. Como assim?

Todo mundo que faz uma busca no Youtube já tem em mente o que quer assistir e em que canal. E é nessa hora que o seu canal faz a diferença! Faça a diferença para o seu espectador, atenda às suas necessidades, e com o passar do tempo, eles irão pensar em você quando alguma dúvida vier em mente.

E aí caímos em uma questão importante que devemos levar em consideração como fator para sua empresa estar presente em uma das maiores redes sociais do mundo: atender as necessidades do seu usuário, consumidor, cliente.

Atender à necessidade dos usuários tem a ver com se tornar próximo dos mesmos. A proximidade entre ambas as partes hoje é pauta em todas as discussões de estratégia de marketing, o que nos leva a outra questão importante que é fator primordial (pelo menos deveria ser): a humanização entre o contato empresa-cliente.

E o Youtube possibilita isso! Existe forma mais humana de comunicar-se com alguém do que o diálogo entre duas pessoas? Por mais que seja através de uma tela, ainda sim esse contato é humano, o que faz da sua empresa um ambiente em que as pessoas se sentem à vontade.

 

As vantagens de utilizar o Youtube para a sua empresa

 

 

Vantagens do investimento­­­­­

Agora falando do negócio propriamente dito esse meio de comunicação pode gerar tráfego de qualidade para o seu website, sua loja virtual, seu blog, seja qual for seu ramo. E quem não quer aumentar o tráfego de visitas qualificadas?

Os vídeos podem aumentar também a geração de leads qualificados e até mesmo conversões, que acredito ser um dos objetivos que toda as empresas desejam alcançar traçando estratégias de marketing.

Contando também o fato de que é um meio de comunicação em que você pode ouvir os seus seguidores, através dos comentários nas postagens dos vídeos.

E não menos importante é o compartilhamento do seu conteúdo. As pessoas compartilham muitos vídeos em suas redes sociais e entre elas mesmas, e isso expande de maneira rápida o seu canal.

Para finalizar é bom ressaltar ainda que o Youtube pode ser fonte de renda. Existe uma opção de monetização dos vídeos entre o próprio Youtube e o Google. É fato que para gerar lucro é preciso de muitas visualizações, mas com bastante esforço você chega lá!

O Youtube é uma ótima ferramenta para aumentar a reputação, credibilidade e o reconhecimento da sua marca na internet. Não deixe de marcar presença e de deixar sua marca.

Veja aqui dicas de como utilizar o Youtube no seu e-commerce.

 

Comente, sugira e participe:

  1. Raimundo josé Almeida Rabêlo 25 de dezembro de 2020

    Eu quero apenas ser mais um YouTube de negócio e começar a faturar com essa grande plataforma. E alcançar grandes visualizadores e ter um grande sucesso nos meus negócios.