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Pesquisa revela intenção de compra no Dia do Consumidor

Por Aline Truchetti em 4 de março de 2020

O Dia do Consumidor vem se destacando ano a ano e muitas marcas realizam campanhas que duram uma semana ou até o mês todo. Conheça a importância desta data para o seu negócio!

  1. Como surgiu o Dia do Consumidor
  2. A importância em estar presente nesta data
  3. Principais motivadores de compra
  4. Ticket médio, o que e onde pretendem comprar
  5. Conclusão

No Brasil, o começo do ano é sempre um desafio, tanto para lojistas quanto para consumidores, já que os primeiros meses surgem acompanhados de alguns gastos extras como resquícios das viagens e comemorações de final de ano, IPTU e IPVA, compra de materiais escolares, enfim, é preciso ter jogo de cintura para superar este momento.

Contudo, como bons brasileiros “não desistimos nunca”, da mesma forma os comerciantes seguem firmes e trabalham duro para manter seus negócios ativos e rentáveis.

E diante dessa adversidade, sabemos que toda ajuda é bem-vinda!

Por isso, viemos anunciar que não é só de obstáculos que o início do ano é feito, mas também de grandes oportunidades.

Uma delas está bem a nossa frente, marcando a segunda quinzena de março e que, em 2019, foi chamada de “Black Friday do primeiro semestre”.

É claro que estamos falando do Dia do Consumidor!

Sendo assim, nos próximos tópicos você descobrirá a relevância dessa data e os benefícios que ela traz ao mercado varejista. Acompanhe!

Como surgiu o Dia do Consumidor

Para que você compreenda o assunto por completo, primeiramente, vamos aprender um pouco mais sobre este dia!

Lá em 1962, o então presidente americano John F. Kennedy, criou esta data e instituiu os principais direitos do consumidor perante o congresso.

Mas, só em 1985, a Organização das Nações Unidas consolidou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, homenageando o discurso do ex-presidente.

Assim, o dia 15 de março se tornou um momento simbólico e muito aproveitado pelos comerciantes.

No Brasil, esta data ganhou destaque nos últimos tempos, prova disso é que em 2019, houve o registro de um volume de vendas 76,53% maior que os demais dias do primeiro trimestre do ano, segundo pesquisa realizada pela Social Miner e Opinion Box.

A importância em estar presente nesta data

Conforme dados divulgados, o Dia do Consumidor já é conhecido por aproximadamente 35 milhões de brasileiros.

Porém, esse estudo mostrou ainda que em 2019, 53,2% dos consumidores aproveitaram a data para comprar.

Assim, para 2020 temos uma ótima notícia!

A intenção de compras aumentou e a taxa de desinteresse caiu para 14,6%, ou seja, uma diferença de 12,5% a menos em comparação ao ano anterior.

Veja a representação de pessoas que pretendem comprar nesta data:

Intenção de compra Dia do Consumidor
A expectativa de vendas é alta, já a soma da porcentagem de respondentes que disseram que pretendem comprar com a taxa de indecisos, corresponde a 85,4%

Note que o índice de indecisos corresponde a 31,1%, logo, devemos levar em conta que este é um grupo em potencial e que merece sua atenção, portanto, que tal despertar nessas pessoas o desejo de compra?  

E para facilitar sua jornada, descobriremos quais são os principais motivadores. Prossiga!

Principais motivos que levam o consumidor a comprar

Para aumentar as vendas em ocasiões especiais, é fundamental saber que o consumidor espera encontrar ofertas e promoções.

Isto é, é essencial que você tenha consciência que, para atrair esse público, sua loja deverá oferecer algo a mais ou ele irá procurar quem ofereça.

Entretanto, não estamos nos referindo apenas a promoções relacionadas a descontos nos valores dos produtos, a pesquisa revelou que o frete interfere, e muito, na decisão de compra.

Assim, 65,8% disseram que comprariam perante preços e promoções, 18,5% estariam interessados, caso o valor do frete valesse a pena e 19,8% deram outros motivos que incluem, atendimento, prazos de entrega e política de troca e devolução.

Na escolha da loja, preços e promoções continuam na frente, com 78,6% e 71%, porém, o frete e as facilidades de pagamento também estão em destaque, correspondendo a 46,7% e 32,6% respectivamente. Vale lembrar que a soma pode ultrapassar 100%, pois os respondentes puderam marcar mais de uma opção.

Foi questionado o que levaria a desistir de uma compra, e olha quem encontramos novamente: o frete!

Confira no infográfico os motivos pelos quais os consumidores deixariam de comprar:

Consumidores preferem comprar on-line no dia do consumidor
39,20% disseram ainda que desistiriam da compra se a loja apresentasse notas baixas em sites de reputação

Formas de pagamento

Falaremos agora das formas e meios de pagamento, afinal, também são fatores decisivos.

Conforme citados, 77,4% dos consumidores afirmam que pretendem optar pelo parcelamento das compras.

Diante disso, é fato que o cartão de crédito, que possibilita compras a prazo, será o mais usado, representando 57,5% das respostas.

Porém, o pagamento à vista em dinheiro, cartão de débito e boleto bancário também seguem firmes na disputa, sendo 35%, 25,8% e 23,8% exatamente nesta ordem.

Ticket médio, o que e onde pretendem comprar

Outra surpresa foi o valor do ticket médio revelado pelos consumidores, onde 18,9% disseram que gastarão mais de R$500.

Os que pretendem investir menos, ou seja, até R$50, são 4,9%, entre R$51 e R$300, somam 38,4%, entre R$301 e R$500, são 17,1%, contra 20,1% que ainda não sabem.

Em relação aos segmentos com maiores intenções de compra estão os eletrônicos e informática, com 43,2%, eletrodomésticos e eletroportáteis, com 38,2%, moda e acessórios, com 36,1% e beleza, com 26,8%.

Em sequência, a pesquisa reflete a evolução do comércio digital e das vendas on-line, ou seja, estes serão os canais onde a maior parte dos respondentes garantem que comprarão. Observe:

Gráfico com os motivos que os consumidores desistem da compra

Conclusão

Acreditamos que com base em todas essas porcentagens você tenha concluído que o Dia do Consumidor está em fase de popularização e que pelo seu histórico de crescimento, a tendência é que mais usuários se identifiquem com as promoções deste dia e realizem suas compras.

No entanto, caso ainda não tenha criado nenhuma campanha ou não está preparado para receber essa demanda, não se desespere!

De acordo com a pesquisa, 31,3% dos consumidores começam suas buscas com 15 dia de antecedência e 23,4% procuram pelas ofertas apenas na véspera ou no dia.

Mas, fica o alerta: agora que você possui um entendimento mais amplo da importância dessa data, não deixe tudo para a última hora, já que ações efetivas necessitam de estratégias concretas, organização de estoque e treinamento da equipe para este tipo de situação.

Por isso, esteja sempre atento ao calendário, as novidades e as mudanças no comportamento do consumidor, assim, o planejamento e execução serão muito mais simples de serem feitos.

Até a próxima e boas vendas!

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