Comportamento Conheça as principais características do comportamento do consumidor em 2019

Conheça as principais características do comportamento do consumidor em 2019

Por Aline Truchetti em 4 de fevereiro de 2020

Um estudo completo revelou as principais características relacionadas ao comportamento do consumidor em 2019. A pesquisa mostra números importantes que poderão ser usados como base para criação de estratégias efetivas. Confira!

Análise de tráfego, conversão, jornada do cliente, experiência do usuário, logística de entrega, enfim, esses são apenas alguns dos processos que fazem parte do dia a dia do lojista.

Todas essas etapas, quando executadas com base em estudos e empenho, levam o e-commerce ao seu objetivo principal, ou seja, venda e lucro.

Mas para que isso aconteça, você precisa entender o mercado e, principalmente as necessidades do consumidor, afinal, ele deve ser o centro das suas atenções.

Conhecer e analisar esse comportamento é fundamental para que os próximos passos sejam assertivos, dessa forma, estar sempre por dentro de pesquisas que envolvem essa pauta facilitará o processo.

Então, que tal irmos direto ao ponto? Considerando todas essas colocações, trouxemos um conteúdo específico para você, por isso, fique atento para não perder nenhum detalhe.

O comportamento do consumidor em 2019

Recentemente, a Social Miner, em parceria com Vindi, Konduto e apoio da Opinion Box, elaboraram e divulgaram um relatório geral com as principais características do comportamento do consumidor, incluindo desde os produtos mais acessados, até as formas de pagamentos utilizadas.

Os tópicos abordados serão:

Quantidade de visitas únicas

Quando no referimos ao tráfego, estamos falando em atrair visitantes para a sua loja, assim, você estará há alguns passos de chegar ao fundo do funil de vendas.

Para isso, é necessário utilizar técnicas que atinjam esse público em potencial e certamente percebemos a urgência em desvendar seus hábitos no ambiente on-line.

E para ajudar nesta tarefa, descobriremos a seguir quais foram as principais datas, categorias acessadas e os dispositivos usados para isso. Veja:

Infográfico comportamento do consumidor_ número de visitas
A categoria mais visitada foi a de moda e beleza, já a data que teve um maior volume de acessos foi a Black Friday

Desse modo, podemos observar que o maior índice de movimentação aconteceu no mês de novembro, em que é realizada a Black Friday, logo, o evento superou todas as comemorações do ano, ficando em primeiro lugar.

Outro interessante fator apresentado foi que, mesmo com o avanço e ascensão dos smartphones, em 2019 a maioria dos usuários optaram pelo desktop para navegação. Porém, ainda assim, o mobile não passou despercebido, alcançando a marca de mais de 40% da preferência.

Dispositivos de acesso
Mesmo com o desktop sendo preferência para o acesso, a versão mobile não passou despercebida

Além disso, através dessa pesquisa foi possível confirmar que a Black Friday deixou de ser opcional, ou seja, sem dúvida alguma os e-commerces que ficarem de fora perderão uma grande oportunidade de vendas.

Inclusive, vale destacar que a data garantiu seu lugar no pódio no volume de cadastros. Bom, mas este é um assunto para outro tópico. Acompanhe!

Captação de leads

Neste segundo item, vamos analisar o volume de cadastros, e já adiantamos que foi satisfatório.

Para um lojista, reconhecer o valor desses números é essencial, afinal, com o cadastro feito podemos nutrir a base de leads e chegar a uma conversão.

E como fazer isso? Seja através de um e-mail marketing personalizado, landing pages, pop-ups, enfim, existem diversos meios para atrair o consumidor a fornecer tais informações.

Vamos aos números? Prossiga.

Infográfico comportamento do consumidor e captção de leads
Os dois meses que receberam o maior número de cadastros foram outubro, que antecede a Black Friday e novembro, no qual o evento é realizado

Novamente a Black Friday comprovou sua autoridade e se manteve em primeiro lugar.

Diante disso, é importante citar um levantamento feito pela Social Miner, que mostrou que os consumidores que se cadastraram nas lojas durante a Black Friday em 2015, efetuaram suas compras nos meses seguintes e esse comportamento se estendeu durante todo o ano de 2016.

Ou seja, deixar de investir nessas estratégias pode ser um terrível engano, já que o fornecimento de dados colabora inicialmente para a captação possíveis clientes.

Agora, vamos descobrir todas as informações sobre o comportamento do consumidor no processo de compras.

Setor de beleza dispara em número de vendas

Dentre as 13 categorias analisadas, três foram responsáveis por 66,6% das vendas.

Podemos observar também que o setor de “beleza” ultrapassou o mercado de “moda e acessórios”, isto é, conquistou o primeiro lugar no número de vendas concluídas.

Vendas por categoria
Mesmo moda e acessórios tendo o maior número de visitas, no quesito de compras finalizadas, o setor de Beleza disparou com uma diferença de mais de 17%

A pesquisa apontou ainda que o público feminino foi quem mais comprou em 2019 e que os homens foram quem mais adquiriram itens eletrônicos e de informática, representando 93,31% das compras nesta categoria.

Infográfico Comportamento do consumidor_vendas por gênero
Enquanto as mulheres optaram por produtos de beleza, os homens preferiram os eletrônicos

As regiões onde se concentraram o maior número de vendas, como já previsto, foram Sul e Sudeste, entretanto, em comparação à 2018, o Sudeste sofreu uma queda de 5,57%.

Enquanto isso, duas regiões tiveram um aumento na demanda, sendo uma delas o Nordeste, com o crescimento de 1,73 pontos percentuais e o Sul, com 2,44.

Confira o percentual das cinco regiões brasileiras:

Comportamento do consumidor_gráfico de vendas por região
As regiões Sudeste e Sul somam 76,72% do total de vendas

Os estados com a maior taxa de compras foram: São Paulo (Sudeste), totalizando 36,47%; Rio Grande do Sul (Sul), 5,81%; Bahia (Nordeste), 4,23%; Distrito Federal (Centro Oeste), 3,18% e Pará (Norte), 1,10%.

Mais uma boa notícia que podemos dar aos comerciantes, foram as formas de pagamento escolhidas, onde 89,4% dos consumidores optaram pelo pagamento à vista, 5,6% parcelaram em 12 vezes, 2,4% em 6 vezes e 2,6% usaram outras formas.

Em relação a bandeira de cartão, a Mastercard foi a favorita dos consumidores, sendo usada em 57,3% dos pagamentos, seguida pela Visa com 37,5%.

A pesquisa mostrou ainda que 11,6% dos usuários realizaram uma recompra em uma mesma loja de 2018.

Dias úteis são alvos de ataques

Em relação as fraudes, ainda em 2019, a Konduto havia publicado um índice expondo os dias e horários em que as tentativas de golpe eram mais frequentes, chegando à conclusão de que na maioria das vezes os golpes são aplicados em dias úteis, entre 12h e 22 horas.

Agora, como este relatório sabemos que a terça-feira foi o dia preferido dos fraudadores, correspondendo a 2,64% dos ataques, já o domingo, obteve a menor taxa, 2,28%.

Contudo, mesmo os números sendo mais baixos aos sábados e domingos, os sete dias da semana mantiveram um percentual acima de 2 pontos.

Foi analisado também o ticket médio de tentativas de fraudes, chegando a R$789,91 contra R$472,23 de pedidos bons.

Conclusão

Após essa análise completa sobre o comportamento do consumidor em 2019, podemos atribuir esse conhecimento como base para as ações deste ano.

Portanto, se atentar e compreender a relevância dessas pesquisas é indispensável para que as estratégias sejam executadas com uma taxa positiva de acertos, resultando em um maior número de conversão e vendas.

Procure por materiais que transmitam esse aprendizado, com a finalidade de identificar as atuais necessidades e expectativas dos consumidores no mundo on-line.

Assim, você estará sempre um passo à frente. Bom trabalho!

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