Os 7 R’s para uma estratégias de sucesso nas mídias sociais
Ao criar uma estratégia de marketing digital para as mídias sociais é necessário criar um plano teórico para ser colocado em prática. Nesse plano as questões dos conceitos que serão aplicados devem ser discutidos e definidos.
E criar uma estratégia não é algo fácil, mas existem alguns parâmetros que ajudam a guiar quem quer ter sucesso com as mídias sociais. Por isso te apresento os 7 Rs das mídias sociais.
Os 7 R’s
1 – Relevância
Ter relevância é entender o porquê de estar presente nos canais das mídias sociais. Se você sabe quais são os seus objetivos e motivos, você terá noção da relevância que precisa ter.
As redes sociais estão saturadas de conteúdo e você precisa ter um diferencial. Dê ao seu público conteúdo relevante, contribua com algo que irá somar. Jamais faça algo só porque os outros estão fazendo, saiba qual a relevância de atuar neste canal.
2 – Responsabilidade
Ter responsabilidade nas mídias sociais é algo essencial para que as estratégias deem certo. Responsabilidade tem a ver com compromisso, é realmente assumir as responsabilidades de administrar redes sociais.
Como por exemplo, manter as páginas atualizadas diariamente, como no Facebook e no Instagram. Se for pra ter uma rede social, mas não alimenta-la, de nada adianta. Ter responsabilidade é ter consistência. Seja responsável com o seu público. Só assuma essa responsabilidade, se for capaz de cumprir.
3 – Relacionamento
A responsabilidade anda lado a lado com o relacionamento, ser responsável nas estratégias de mídias sociais tem a ver com criar um relacionamento com o seu público.
Esse relacionamento precisar ser saudável e construído a cada publicação. Um depende do outro, você só terá um bom relacionamento se tiver responsabilidade, e só terá responsabilidade se tiver uma boa estratégia de relacionamento.
4 – Readaptação
A readaptação dentro das mídias sociais está relacionada a ter capacidade de reconhecer e corrigir erros na estratégia estabelecida. É de extrema importância esse ponto por abordar um fato a qual todos estão sujeitos: errar.
Por mais que você tenha todos os itens acima citados em prática, os erros ainda podem surgir, e é aí que você readapta as suas estratégias para procurar ser o melhor. Esteja sempre apto as mudanças.
5 – Reputação
A reputação de uma empresa é de valor intangível pois é algo subjetivo, porém de muita importância. A reputação é construída ao longo do tempo, sendo fruto de um bom serviço, bons produtos, bom atendimento.
Todo o prestígio que uma empresa tem é a sua reputação perante os consumidores, assumindo um posto alto que tem relação com o quesito de ótima qualidade. A reputação pode influenciar diretamente nas escolhas dos consumidores, por isso ela deve ser transpassada pelas mídias sociais para que a loja tenha uma boa avaliação.
6 – Referência
A referência está ligada ao fato da empresa ser vista como o melhor dentro do seu segmento, um exemplo a ser seguido. Juntamente com a reputação a referência é conquistada com muito trabalho e dedicação. Tornar-se referência é ser indicado como uma empresa que faz as coisas certas.
7 – Resultado
O resultado é analisar e entender toda as ações, estratégias tomadas que geraram resultados, sejam eles bons ou ruins. Todo aprendizado é adquirido através dos resultados obtidos. Então avalie a sua participação nas mídias sociais, procure identificar cada um dos itens acima e tenha em mãos os seus resultados.
Cada R depende um do outro com uma ligação direta entre si. Antes de começar a marcar presença nas redes sociais faça um bom planejamento elencando cada item desse. Trace os objetivos e metas que a loja tem em relação ao crescimento no mundo digital.