Marketing Digital O que são os influenciadores digitais e porque utilizar essa estratégia

O que são os influenciadores digitais e porque utilizar essa estratégia

Por Jaqueline Piva em 1 de outubro de 2019

Essa é uma estratégia que se baseia totalmente no comportamento do consumidor, em alguns gatilhos mentais e que faz parte do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

O marketing de influência é uma estratégia que envolve produtores de conteúdo independentes com influência sobre um público que seja engajado com o seu segmento.

Através dessa estratégia de marketing, busca-se influencers que possam representar a marca nas redes sociais e influenciar as pessoas positivamente.

Essa parceria funciona como pagar por uma divulgação de qualquer outro modelo e em outras plataformas, porém como a divulgação é feita, caracteriza como influência.

Dentro do marketing, um dos gatilhos que mais atraem e convertem leads em clientes é a prova social.

A prova social diz respeito a trazer à tona a experiência, depoimento, uma prova de terceiros sobre o produto. Trazer uma prova de que pessoas adquiriram e aprovaram vale mais que muitos outros investimentos em alguns casos e segmento.

Gerar valor, confiança, conquistar credibilidade são pontos que dentro do marketing de influência se tornam os maiores objetivos. Grandes marcas apostam nessa estratégia a tempos, utilizando nomes de influenciadores digitais importantes e concorridos do mercado.

Agora pequenas e médias empresas estão procurando um lugar para aproveitar essa onda da estratégia. E isso também apresenta um crescimento na procura pelos influenciadores, número que cresce constantemente, visto que para influenciar é preciso seguir poucas regras que são adquiridas com algum tempo no mercado.

A estratégia vem validando também a maior plataforma quando o assunto são influenciadores digitais, o Instagram. E junto com ele, outra estratégia gritante nos últimos anos, o vídeo como maior formato de persuasão.

Existem hoje agências que possuem influenciadores a disposição para serem contratados, que escolhem o que melhor se encaixam para o seu negócio, avaliam seu público e fazem essa ponte.

Para pequenas empresas esse pode ser um bom ponto de partida visto que para cada tamanho de negócio, um influenciador de acordo é escolhido. E ainda as campanhas podem ser de apenas um post, um vídeo ou vários vídeos no stories, com ou sem recorrência.

De antemão os influenciadores digitais agregam valor ao ser utilizado como estratégia por trazer dois benefícios que toda empresa preza: o baixo custo para retenção de leads e credibilidade diante os clientes.

Acessível para pequenas empresas

Como dito, você pode entrar em contato para solicitar um influenciador digital, mas pode também entrar em contato diretamente com o influenciador. Buscando por um influenciador você pode avaliar a quantidade de seguidores, os diferentes nichos com qual trabalha e a forma como trabalha, além de questões como a negociação e valores.

Para ter esse olhar é preciso estar ligado no mercado, de olho no concorrentes e claro, antes de tudo, ter definido o objetivo da marca, da campanha e conhecer a fundo o seu público.

De nada adianta pagar por influenciador e não surtir efeito por ele não ter nenhuma ligação com o seu segmento muito menos os seguidores dele.

Credibilidade e confiança

Você confiaria mais em comprar um produto no qual a própria empresa afirma a qualidade e eficácia do mesmo ou em pessoas que tiveram alguma experiência com o produto e fizeram relatos a respeito?

A proximidade que os usuários criam com os influenciadores faz deles pessoas confiáveis e formadores de opinião. Essa rede de confiança de influência faz também dos próprios clientes promotores da marca, em menor escala, porém com o mesmo objetivo de influenciar o próximo.

Devo ter influenciadores digitais para crescer a minha empresa?

Tenha em mente primeiro qual é o objetivo a ser alcançado, se ele se encaixa nos objetivos que um influenciador se propõe a alcançar, essa pode ser uma opção de estratégia. Esses podem ser um dos objetivos propostos com a parceria entre lojas e influenciadores:

  • Divulgar um produto ou lançamento;
  • Gerar leads;
  • Reforçar branding;
  • Aumentar a presença digital.

Tudo depende de como o seu público lida com as mídias sociais. Para isso é importante ter uma persona definida. Se o seu público é ativos no Instagram, por exemplo, cabe utilizar influenciadores digitais.

O seu orçamento deve ser avaliado também para que você não tenha mais prejuízo do que lucro. Encontre um influenciador que irá elevar o nome da sua marca e que tenha credibilidade para falar sobre seus produtos. Todo esse conjunto quando bem trabalhado gera bons resultados.

Se tem algo que você gostaria de saber e aprender mais, é só comentar aqui em baixo ou mandar pra gente. Vamos te ouvir!

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