Dicas O que é um dashboard e quais são suas funcionalidades para uma empresa

O que é um dashboard e quais são suas funcionalidades para uma empresa

Por Jaqueline Piva em 1 de outubro de 2019

Um desafio enfrentado por empresas diariamente é a organização de dados, informações, documentos, tarefas e tempo. Isso permeia pela maioria dos negócios.

Empresas que trabalham com números, análises de métricas e resultados compartilhados entre setores enfrentam um desafio ainda maior na forma de integrar a equipe diante os números e objetivos. E é para isso que um dashboard é implantando.

O que é uma dashboard?

Dashboard são painéis que mostram métricas e dados indicadores importantes para uma empresa, de forma visual e facilitada para a compreensão das informações.

Existem diversos formatos para exibição e compilação de dados e informações, mas o dashboard representa de forma mais visual e organizada de forma que fica muito mais fácil entender e tirar os insights necessários.

O objetivo do dashboard é possibilitar o monitoramento dos números, distribuídos por setores ou departamentos. É relevante que no painel de um dashboard esteja presente os números mais importantes para a estratégia da empresa. Além disso, o painel pode ajudar na tomada de decisão de gestores e cabeças de equipe.

Como um todo, o dashboard traz para a empresa a transparência corporativa dos dados, envolvendo e criando uma cultura participativa de novas ideias e estratégias.

Em algumas empresas a gestão a vista, que deixa em aberto para toda a empresa a real situação da mesma, o dashboard contribui para os benefícios.

Mas, ainda podem existir outras funcionalidades para o dashboard, que veremos a seguir.

Tipos de dashboard

Dashboard operacional

Como o nome diz, o dashboard operacional contém métricas referentes a operações da empresa. É mais utilizado por analistas e gestores que são responsáveis por acompanhar o desempenho de processos organizacionais.

Através do dashboard operacional é possível detectar erros de processos e em resultados concretos da gestão. Como por exemplo resultados de anúncios de campanhas para mídias sociais em agências, ou painel de controle de uma transportadora que monitora taxas de entrega, tempo de atraso.

Nesses casos, o dashboard identifica erros de processo e percursos, para que sejam corrigidos.

Dashboard tático

O dashboard tático tem como finalidade apresentar dados e informações para auxiliar na tomada de decisões, principalmente para decisões que contribuem para o objetivo final.

E é por isso que tem o nome de ‘tático’, por fazer parte de uma estratégia de negócio.

Neste painel ficam em evidência dados e métricas de KPI’s que sejam relevantes para avaliar a eficácia das estratégias. Estes podem ser da responsabilidade da gerência de cada departamento.

Se tratando de um dashboard de marketing, por exemplo, as métricas poderiam acompanhar o andamento dos anúncios de mídia paga. Trazendo dados como taxas de conversão, ticket médio, CAC.

Dashboard estratégico

Aqui as informações mais importantes são estratégias e podem ser compartilhadas por todos da empresa. Podem ser trazidos comparações de períodos dos resultados e informações mais macro.

Número de vendas, valores do financeiro, desempenho de produtividade, resultados em relação a metas, são informações de conhecimento geral e compõe dashboards estratégicos.

Tipos de dashboards por departamento

Dashboard de marketing

Dentro do marketing é imprescindível ter um dashboard para acompanhamento e análise de métricas. Indicadores de performance, desempenho de sites, redes sociais, campanhas de e-mail marketing, blog, são informações necessárias que podem ser acompanhadas mais facilmente com um dashboard.

Nesses casos o mais recomendado é integrar sistemas ao Google Analytics e o Facebook Ads para obter os dados de fontes diretas.

Dashboard de projetos

Uma forma mais fácil e prática de gerenciar os fluxos de trabalho de cada projeto. Ter a noção de qual estágio está cada um, previsões, andamento, produtividade da equipe pode ajudar no gerenciamento.

Otimização de tempo, processos e replicação de processos podem ser melhores calculados com um dashboard.

Dashboard recursos humanos

O dashboard de recursos humanos é uma alternativa para controlar a gestão de pessoas.

Nele, podem estar inseridas informações como pedidos de férias, contratações, demissões, investimento em treinamentos e bonificações, por exemplo.

Dashboard financeiro

Outra opção é o dashboard financeiro, em que ficam dispostas informações sobre vendas e receitas, despesas a pagar e valores a receber. Também dá para incluir o faturamento nesse tipo de painel.

Basicamente, é uma forma de acompanhar o fluxo de caixa em tempo real. Assim, é possível manter o controle sobre a saúde financeira do negócio e criar estratégias para melhorar o orçamento.

Se tem algo que você gostaria de saber e aprender mais, é só comentar aqui em baixo ou mandar pra gente. Vamos te ouvir!

Visite o nosso site e conheça um pouco mais da nossa agência https://www.netzee.com.br/

Comente, sugira e participe: