E-commerce O que é Ticket Médio e como calcular

O que é Ticket Médio e como calcular

Por Jaqueline Piva em 1 de julho de 2019

Você já dever ter ouvido falar sobre ticket médio por aí, mas você sabe qual o valor do ticket do seu negócio? É importante que você saiba e trabalhe em relação a isso.

Ele faz parte do conjunto de métricas que medem os negócios e seu valor pode agregar muito na construção de estratégias para crescimento da sua loja.

De forma simples, o ticket médio é o quanto você fatura por cliente. Dentre todos os indicadores esse é um dos mais importantes pois ele mede a estabilidade do seu e-commerce.

O que é ticket médio?

Ticket médio é um indicador de performance utilizado para medir quanto cada cliente gasta com os seus produtos ou serviços. Mostra o quanto ele gasta em média na compra.

 Para descobrir esses valores é levado em conta o total da receita da empresa e o número de clientes que compraram em determinado período. Com esses dados é possível tirar uma média do que cada um investiu na relação com seus produtos.

E por que é importante saber esse valor?

Para que serve o ticket médio das empresas?

O ticket médio das empresas serve para que o planejamento estratégico tenha mais assertividade quanto as ações para aumento de faturamento.

Analisar essa métrica pode alertar uma possível crise financeira da empresa ou alertar para melhorias em diversos âmbitos. O ticket médio diz muito sobre o ciclo de vendas do seu produto.

Ciclos mais demorados possuem um ticket médio maior e ciclos menos, tickets menores.

O cálculo deve ser feito de preferência mensalmente para que sejam evitados problemas e feito melhorias.

Como calcular o ticket médio?

Para chegar ao resultado do ticket médio a conta simples e você precisa se atentar a alguns detalhes

Determine um período para analisar. Dentre esse período, os números para fazer a conta são:

  • O faturamento das vendas
  • A quantidade de vendas

A fórmula da conta fica assim:

Ticket Médio = Faturamento ÷ Número de Vendas

Vamos supor que você tem uma loja de calçados, seu faturamento no último mês foi de R$15.000,00 e foram realizadas 100 vendas. O Ticket médio (TM) do mês ficaria assim:

TM = 15.000 ÷ 50

TM = 150

O resultado do ticket médio do mês em questão foi de 150 reais. Essa análise pode ser feita mês a mês para avaliar como estão as vendas e suas estratégias.

Não existe uma regra na qual o ticket médio de uma empresa segue, o que pode ser levado em consideração é que é sempre melhor para o lucro da sua loja que seus clientes gastem mais. Caso esse número esteja muito baixo em relação aos seus produtos e valores, você pode tomar algumas ações para aumentar isso.

O que fazer para aumentar o Ticket Médio da sua empresa?

Para que a sua loja venda mais e o seu lucro seja maior é necessário que algumas vezes você faça mudanças nas regras de vendas, apostar em promoções bem calculadas podem ajudar a elevar o ticket médio.

Produtos complementares

Os produtos complementares são aquelas ofertas que acompanham outros produtos na página de checkout. Essa é uma técnica que funciona bem em lojas físicas. Sabe aqueles produtos que ficam no caixa ou perto dele? Podem ser os produtos mais baratos da loja, mercado, mas estão ali. E sempre tem quem compra.

No e-commerce muitas lojas virtuais fazem isso e da muito certo. O “Compre junto” é uma categoria já presente em muitas lojas com o mesmo intuito das físicas.

Esses produtos podem ser chamados como complementares pois agregam valor aos que já estão no carrinho ou as suas seções. Por exemplo, uma loja que vende produtos de maquiagem, podem ter como produtos complementares, aos pincéis, aplicadores, produtos relacionados ou que são sequenciais para quem entende de maquiagem e qualquer outro tipo de produtos que não tenha tanto giro no estoque e que é dificilmente comprado separadamente.

Além da sugestão do “compre junto”, categorias como “Os mais visto”, “Quem viu este produto, também viu esse” funcionam como completo nas vendas.

Dessa forma, você dá aos clientes possibilidade de comprar mais e aumentar seu ticket médio com produtos com preço menor e ainda tirar eles de estoque.

Descontos especiais

Você já deve ter feito isso na sua loja, programar descontos não é nenhuma novidade. Mas talvez você não saiba o verdadeiro valor disso para o ticket médio da sua empresa.

Realizar descontos ajuda a aumentar o valo gasto pelos clientes, isso se você fizer bons cálculos quanto aos lucros. Faça descontos que incentivem o cliente a gastar mais da média do ticket médio atual.

Descontos progressivos a partir de compras com certos valores fazem com que o cliente compre mais. Por exemplo: Compras acima de R$200,00 ganham frete grátis e assim sucessivamente. Se o seu ticket médio é de 180 reais, você faz ele gastar mais e racionalizar uma compra por um pequeno valor, adquirindo produtos que não são comprados sozinhos frequentemente.

Pacotes de produtos também funcionam bem para vender mais. Produtos complementares num pacote com preço promocional chamam muita atenção. Assim como recompensas, brides, pontos acumulativos e cupons de descontos incentivam maior consumo para aumento de ticket médio.

Além das promoções, melhorias em todo o e-commerce aumentam as vendas da sua loja. Otimização de páginas, vitrine e fotos de produtos, marketing digital, quando trabalhados em conjunto com as promoções tem maior alcance e sucesso.

Conclusão

Crie a necessidade de calcular o ticket médio ao menos mensalmente para ter o controle geral da sua loja em relação a valores dos produtos. Alguns meses precisarão de mais estratégias, outros menos.

O Ticket Médio é um indicador muito importante para o e-commerce, mas seus resultados sozinhos não correspondem a performance completa da loja. Outras métricas devem ser obersavadas em conjunto para que a análise tenha maior assertividade.

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