Dicas Saiba o que é Fulfillment e como potencializar suas vendas

Saiba o que é Fulfillment e como potencializar suas vendas

Por Aline Truchetti em 21 de novembro de 2019

Você já ouviu falar em fulfillment? Este método está sendo utilizado por diversos lojistas para melhorar o desempenho da logística de armazenamento e entrega dos produtos do seu e-commerce.

Todas essas etapas são de extrema importância para que a mercadoria chegue ao cliente de maneira correta e eficiente.

Tenha em mente que este é o ponto alto da experiência de compra do consumidor, já que se trata do momento mais aguardado por ele: receber o produto.

Caso esse processo gere algum tipo de frustração ao cliente poderá acarretar em avaliações negativas para o seu negócio.

Para te ajudar, vamos especificar todos os passos dessa operação, siga com a leitura e fique por dentro dos detalhes.

O que é fulfillment e como isso pode te ajudar

Fulfillment é toda a logística de armazenamento e envio do produto, ou seja, esta operação garante que a mercadoria chegue até o seu cliente de maneira impecável, promovendo a satisfação.

O fulfillment é dividido em cinco etapas, confira cada uma delas:

Etapas do fulfillment
O fulfillment é dividido em cinco etapas, abaixo explicamos todas elas

Estoque

O primeiro passo é prezar pelo armazenamento da mercadoria.

O local deve ser seguro e, preferencialmente, em um ambiente que conserve o produto em ótimas condições.

Certifique-se de estoca-los em um lugar protegido, parece algo óbvio, mas atitudes como esta vão evitar muitas dores de cabeça.

Separação

A separação dos produtos é o segundo item dessa lista. Essa etapa acontece após a confirmação do pagamento. É aqui onde as mercadorias adquiridas pelo consumidor serão separadas.

Esse processo exige cuidado e atenção para que os itens sejam separados corretamente, evitando qualquer tipo de contratempo na entrega.

Embalagem

Na embalagem toda a cautela é essencial. Os produtos devem ser bem embalados para que não sofram nenhum dano durante o transporte. A proteção do mesmo vai gerar maior eficiência na entrega e te poupar gastos extras.

Imagine o consumidor recebendo seu lindo jogo de xícaras em pedaços? Desagradável, não é mesmo? Além disso, você sofrerá com o transtorno envolvendo a troca do produto e consequentemente um prejuízo no caixa.

Transporte

O transporte pode acabar fugindo, de certa forma, do seu total controle, já que ele não depende exclusivamente de você, mas alertamos a necessidade de garantir o máximo de atenção nesta etapa.

De toda forma, você tem como prioridade cumprir que o recebimento do produto seja dentro do prazo estipulado. Atrasos podem gerar avaliações negativas, o que afetam diretamente na credibilidade da sua loja.

Entenda que a entrega é a parte mais esperada pelo consumidor e caso suas expectativas não sejam atendidas, as consequências podem ser prejudiciais ao seu negócio.

Pós-recebimento

Muitos lojistas pensam que todo esse processo termina quando o cliente recebe a mercadoria, porém estamos aqui para te dizer que eles estão enganados.

O feedback do consumidor é uma valiosa informação. É nessa etapa que você terá a certeza de que tudo correu bem e que ele ficou realmente satisfeito.

Como o fulfillment contribui em relação as lojas descentralizadas?

O Sul e o Sudeste somam quase 80% dos consumidores on-line. Veja no infográfico:

Infográfico consumidores on-line Sul e Sudeste
O Sul e o Sudeste concentram a maior parte de consumidores on-line

O Nordeste apresentou o maior crescimento nas compras on-line com um faturamento de R$7 bilhões. Porém, a sua participação ainda é pequena, 13,2%

Na região Sul do país, cuja densidade populacional é menor, foram faturados R$10,1 bilhões, contando com 19,1% de participação no total Brasil

Já o Sudeste, sustenta 60% de e-commerce

Esses números afetam diretamente as demais regiões. A dificuldade em alcançar esse público está relacionada como os valores de frete.

Imagine o valor de uma entrega de São Paulo para São Paulo e outra do Espírito Santo para São Paulo. A diferença do frete é exorbitante.

E qual a solução para esse lojista do Espírito Santo? Primeiramente seria concentrar suas vendas e todo seu negócio para a sua região e sobreviver dessa parcela do mercado.

Porém, com o fulfillment, a resposta é diferente. Essa operação está ajudando muitos comerciantes a diminuir essa distância e a concorrência.

Se você tem dificuldades para melhorar seus valores de frete e sente que está perdendo vendas, continue a leitura para saber como resolver todas essas questões.

Serviço terceirizado

Neste caso, o fulfillment funciona basicamente assim, o lojista terceiriza o serviço e sua mercadoria ficará armazenada na cidade que ele julgar necessária.

A partir desse momento, essa empresa é responsável por guardar, separar, embalar e enviar o produto ao cliente.

Outro ponto importante é que você não precisa levar a mercadoria por sua conta até o local escolhido, você poderá simplesmente passar o endereço para os seus fornecedores, assim tudo será entregue sem que você dê um passo a mais.

Dessa forma o envio ficará muito mais em conta, já que o produto estará no mesmo estado que o cliente.

É claro que essa atitude exige planejamento e certamente haverá um custo para colocar em prática todo esse processo. Calcule os pós e contras, se a conclusão for positiva é algo a se pensar.

Conclusão

Neste artigo explicamos o que é fulfillment e detalhamos cada passo para que você conheça todo o processo dessa operação.

Além disso, dissertamos uma ótima ideia para os lojistas que moram em regiões mais afastadas de onde se concentram o maior número de consumidores on-line.

Sendo assim, basta organizar todas essas sugestões, testar como funciona para o seu negócio e comemorar o sucesso de vendas.

Esperamos por você nas próximas postagens.

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