E-commerce Conheça os millennials e como essa geração está impactando o mundo do e-commerce

Conheça os millennials e como essa geração está impactando o mundo do e-commerce

Por Aline Truchetti em 21 de janeiro de 2020

Millennials ou Geração Y, esse grupo de pessoas que nasceu em meados dos anos 80 e 2000, possuem poder aquisitivo e decisão de compra. Acompanhe neste artigo sua evolução e influência no mercado digital.

Quando falamos em geração, o que você entende?

Podemos definir que geração são pessoas nascidas em um determinado período e, por esta razão, possuem diversas características e gostos em comum.

Observamos também que nenhuma geração é idêntica à outra, mesmo que tenha sido instruída pela geração anterior, a atual acaba sofrendo algumas mudanças visíveis nos seus hábitos e costumes.

Tudo isso está relacionado às inovações, principalmente tecnológicas, que influenciam no comportamento e estilo de vida de cada pessoa.

Por isso, é essencial que o lojista fique atento às novas técnicas, tendências e perfis para que suas estratégias de marketing acompanhem a evolução do público em questão.

Para te ajudar a conhecer o alvo da vez, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a geração Y e mostrar sua influência no comércio on-line.

O que é e quem faz parte da geração millennials

Estima-se que a geração Y, também chamada de millennials ou geração do milênio, são pessoas nascidas entre a décadas de 80 e 2000, ou seja, todos aqueles com idades entre 18 e 34 anos.

De acordo com um estudo feito sobre o perfil dos millennials no Brasil, pelo Itaú BBA, essa geração corresponde a 34% da população total e representa 50% da classe trabalhadora.

Ou seja, é evidente que possuem poder aquisitivo e decisão de compra, sendo assim, é importante que você inclua este público nas estratégias de marketing.

Para isso, você precisa saber quem são os millennials. Fique com a gente e saiba mais.

Old millennials x Young Millennials

Mesmo com tanto em comum, essa geração é complexa e pode ser dividida em dois grupos: old millennials e young millennials. Cada um deles possuem pensamentos e comportamentos distintos, portanto, merecem uma atenção específica.

Confira as principais diferenças, segundo uma pesquisa feita pelo Think With Google:

Old millennials
Esse grupo presenciou a instabilidade financeira do país, a implantação do plano real e a ascensão digital
Young millennials
A internet e os aparelhos móveis fizeram parte da sua vida desde a escola

Nota-se que são grupos singulares, neste caso, as campanhas devem acompanhar o perfil de cada um.

Porém, a pesquisa projetou algo em comum entre os grupos: o acesso à informação.

Ambos ficam conectados 24 horas por dia e buscam saber sobre inúmeros assunto na internet, ou seja, antes de comprar um produto, os millennials realizam uma pesquisa completa sobre tudo que evolve a mercadoria, desde fabricação e funcionalidade até experiências e avalições de quem já tenha usado.

A marca deixa de ser principal fator decisivo

A geração Y também é marcada por um estilo de vida consciente, preocupada com o meio ambiente e com as consequências que o consumo desnecessário pode causar ao planeta.

Por esta razão, a marca do produto deixou de ser uma prioridade na decisão de compra. Vale ressaltar que pesquisam sobre tudo e todos, então, seja transparente na divulgação da sua marca e empresa.

Sustentabilidade, preservação e causas sociais fazem parte da lista de prioridades desse grupo, que está sempre por dentro de tudo que envolve essas pautas. Agir com honestidade e ética renderão bons pontos para você.

Humanize sua empresa

Os millennials prezam pelas empresas que inspiram.

Invista em postagens contando a histórias da sua loja, humanize sua marca e estimule o público com sua experiência.

Pense em gastar menos e ajudar mais, afinal, ter o nome da sua empresa ligado a campanhas beneficentes fará com que esses consumidores tenham você como principal escolha.

Mas, lembre-se da honestidade e transparência, usar causas sociais apenas com o objetivo de se autopromover acabará gerando efeitos negativos e afastando esses potenciais clientes.

Atenção às necessidades e opiniões dos millennials

Eles gostam de serem ouvidos e, na maioria das vezes, não pensam duas vezes em avaliar publicamente um produto ou serviço, já que, as redes sociais e demais plataformas concedem essa liberdade.

Esteja pronto para suprir suas necessidades e preste muita atenção no que eles têm a dizer.

Outro fator fundamental é garantir uma ótima experiência de navegação e compra, como se adaptaram a facilidade e estão sempre conectados, acabam sendo mais exigentes.

Geração Z ou GenZ

Agora que você já conhece melhor a geração Y, vamos falar brevemente sobre a geração Z, que integra a lista de futuros consumidores.   

A geração Z ou GenZ, são pessoas nascidas entre 1995 e 2000, ou seja, com idades entre 10 e 25 anos.

Eles nasceram conectados e são conhecidos como “nativos digitais”, seus principais interesses são: formação superior, plano de carreira e emprego com carteira assinada.

Se por um lado a geração Y apoia as causas sociais, os GenZ vão ainda mais além, são ativistas e demonstram um grande interesse para realização de trabalhos voluntários.

Entretanto, grande parte ainda não possui poder financeiro considerável, contudo, é importante que você fique de olho neste público.

Conclusão

Em resumo, observamos que cada geração conta com suas particularidades e que tudo isso influencia na maneira de consumir.

Diante dessas mudanças, é necessário que você saiba quais estratégias usar para cada grupo de consumidores, visto que os millennials estão ocupando importantes espaços dentro da sociedade, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.

Com certeza, seguindo nossas dicas ficará mais fácil desenvolver esse trabalho. Nos conte o que você achou desse conteúdo e se ficou alguma dúvida.

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