Marketing one to one: o que é e como colocar em prática para atrair clientes
Conheça tudo sobre o marketing one to one, que garantiu seu lugar na lista de tendências de marketing para 2020. Saiba como essa técnica pode ajudar na aproximação com o cliente e no aumento das vendas.
Com novas tecnologias batendo em nossa porta todos os dias, o consumidor sente falta de um atendimento mais humanizado, ou seja, ele deseja ser conhecido pela empresa e tratado de acordo.
O marketing one to one, vai justamente te ajudar neste sentido, aproximando ainda mais a sua empresa do seu potencial cliente.
As vantagens em trabalhar com este conceito são muitas, por isso, listamos e explicamos algumas delas para você.
Mas, antes disso, vamos entender o conceito do que é marketing one to one.
O que é marketing one to one
O marketing one to one, também chamado de marketing um a um ou cara a cara, enfim, podemos citar diversos nomes, porém, todos eles rementem a um único objetivo: personalizar a comunicação com o consumidor.
É notório que cada pessoa gosta de ser tratada como única, algo aceitável, já que todos nós somos seres “exclusivos”.
Não existem pessoas iguais e sim, interesses em comum e é por isso, que não devemos generalizar qualquer tratamento.
Para que você compreenda melhor, vamos fazer um exercício: lembre-se daquele restaurante que, caso pudesse, você frequentaria todos os dias e não trocaria por nada.
O que este lugar representa para você, ou seja, como ele ganhou sua fidelidade?
Você pode dizer que a comida é fantástica, o valor é acessível, o ambiente é agradável, assim como o atendimento.
No entanto, será que apenas esses requisitos tornaram este lugar tão especial, a ponto de te conquistar e fazer com que você retorne tantas vezes?
Talvez existam pequenos gestos que passem despercebidos, como o garçom que já te chama pelo nome, sabe qual é sua mesa preferida e conhece seu paladar.
O que pode parecer corriqueiro, faz com que nós nos adaptemos ao lugar, ficamos à vontade, nos sentimos cercados de pessoas atenciosas e não meros desconhecidos.
Entendeu qual a pegada do marketing one to one? Fazer com que o cliente se sinta em casa, em contato com alguém que compreenda suas necessidades.
Tudo bem até aqui? Agora, descubra quais benefícios o marketing one to one trará para o seu negócio.
Vantagens do marketing one to one
Público-alvo
Como já citamos diversas vezes, definir o público-alvo é um dos primeiros e importantes passos para o sucesso do seu e-commerce.
Ao avaliar quem são as pessoas que comprarão de você, fica muito mais fácil segmentar o público e direcionar campanhas.
Utilizando o marketing one to one, você terá a oportunidade de aprofundar essa percepção, dessa forma, traçar estratégias será uma tarefa ainda mais descomplicada.
Atendimento e mensagens personalizadas
Quando alguém te chama pelo nome, como você se sente?
Ao entrar em uma loja ou receber um e-mail, onde demonstram saber quem é você, desperta uma sensação prazerosa, concorda?
Com certeza isso faz com que você se sinta mais propenso a comprar nessa loja ou a abrir a mensagem.
Observe que a partir do momento que você passar a conhecer as particularidades do seu cliente, é possível personalizar essa comunicação.
Você saberá como conversar com ele, como reagir as suas dúvidas e oferecer produtos que ele tenha interesse.
Todas essas ações vão aproximar e estreitar a relação empresa x cliente.
Aposte nesta tendência e você verá como os resultados serão positivos.
Estratégia upsell
O upsell é uma estratégia usada para melhorar a experiência de compra do usuário. Esta opção combina produtos que podem ser comprados juntos, aumentando o valor do ticket de compra.
Sugerir que o consumidor adquira determinada mercadoria a mais do que ele havia estipulado, pode garantir uma compra maior, contudo, para que isso realmente funcione, é necessário que o item em questão seja de seu agrado.
Podemos afirmar que o marketing one to one, neste caso, será de grande ajuda.

Como obter informações
Você pode utilizar diversos meios para compreender as características dos consumidores, veja alguns:
- Pesquisa de satisfação: pergunte sobre a experiência na sua loja, os pontos positivos e negativos, dessa maneira, você saberá como agradá-lo e o que precisa ser melhorado.
- Esteja sempre atento quanto as tendências de consumo e comportamento.
- Faça uma análise das vendas e da jornada do cliente dentro do seu e-commerce.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre o marketing one to one?
Existem diversas técnicas que podem e devem ser aplicadas no seu negócio para divulgação e popularização da sua marca, saber quais e quando usar é o grande diferencial deste trabalho.
O marketing one to one, como você viu, gera a fidelização do cliente e, consequentemente, o aumento da taxa de conversão e vendas.
Recomentamos que você faça um estudo para alinhar seus objetivos, coloque em prática nossas dicas e volte para contar o resultado!