Dicas Guia prático e-commerce: 7 dicas para aumentar suas vendas

Guia prático e-commerce: 7 dicas para aumentar suas vendas

Por Aline Truchetti em 26 de novembro de 2019

Quer saber como aumentar suas vendas? Neste artigo listamos sete itens que vão fazer seu e-commerce decolar. Confira agora!

Um dos questionamentos mais frequentes entre os lojistas que estão ativos no mercado digital é: como aumentar as vendas?

Uma pergunta válida, já que vender é a principal meta de um e-commerce e sem essa movimentação não há como sobreviver.

Por este motivo, preparamos um guia prático com sete dicas que vão te ajudar a conciliar o seu e-commerce com o seu objetivo.

Seguindo esses princípios, você poderá manter sua loja e conquistar ainda mais clientes. Prossiga com a leitura e conheça o passo a passo.

1. Definir metas de vendas e aumentar o tráfego

Qualquer projeto requer um planejamento que estabeleça seus propósitos. O alinhamento entre a organização e a execução deve estar presente no seu dia a dia, dessa forma você saberá onde está, onde quer chegar e como fazer isso.

E como isso vai aumentar suas vendas?

Definir meios para que o seu e-commerce tenha um bom volume de tráfego vai garantir que a conversão em vendas também seja maior.

De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira média ainda é baixa, algo em torno de 1,65%, sendo assim, sua loja precisa receber no mínimo 500 visitas para gerar algum retorno.

Se você quer saber qual é o seu número “mágico” basta fazer essa conta:

Número de vendas dividido pelo total de visitas x 100 = Taxa de conversão

Exemplo: 50 / 2.000 x 100 = 2,5 (taxa de conversão).

Saiba que a taxa de conversão é uma das métricas mais importante de um e-commerce. Melhorar esse número é um dos principais requisitos para aumentar suas vendas.

Entenda que todos os fatores que influenciam na experiência do usuário dentro da sua loja são determinantes para alcançar bons resultados.

Você perceberá isso ao decorrer deste artigo. Continue!

Saiba como aumentar suas vendas
Defina metas e se organize para que você não perca nenhuma oportunidade

2. Aposte no marketing

O marketing existe desde que o mundo é mundo, engana-se quem ainda acredita que pode sobreviver dentro do ramo comercial sem utilizar essa ferramenta.

Para que os seus objetivos de vendas sejam atingidos é necessário que os consumidores conheçam sua loja e produtos, algo óbvio, mas que precisa ser bem executado para colher soluções reais.

Dentro do marketing existem inúmeras estratégias que podem e devem ser executadas para que o lojista conquiste clientes e tenha um retorno satisfatório.

O lojista precisa solucionar os dilemas do consumidor e trabalhar formas que façam com que o mesmo sinta que determinada mercadoria é o que ele precisa no momento.

Outro fator indispensável é a segmentação do público para execução de campanhas bem planejadas. Promover sua marca para as pessoas certas vai render muito mais retorno e menos frustrações.

Por isso, estude seus possíveis clientes e elabore estratégias destinadas a eles.

3. Fidelize seu cliente

Garanta a recorrência dos seus clientes e faça com que ele compre o máximo de vezes de você. Atenda todas as suas necessidades, compreenda que, não importa quanto ele vai gastar e sim quantas vezes ele voltará a comprar na sua loja.

Valorize esse relacionamento oferecendo brindes, bônus, descontos, capriche nas embalagens, enfim, proporcione uma experiência incrível.

Lembre-se também de se esforçar ao máximo para um pós-venda diferenciado.

Conheça muito bem seu cliente e idealize campanhas que sejam realmente interessantes para ele.

sete passos para aumentar sus vendas
Priorize a recorrência dos seus clientes, valorize sua experiência e satisfação

4. Formas de pagamento

O uso dos cartões de crédito e débito vem se destacando e essa popularidade reflete em como as pessoas estão efetuando o pagamento das suas compras.

A praticidade, opções de parcelamento, agilidade, enfim, diversos elementos são responsáveis por essa migração.

Tendo em mente essas observações, concluímos que a diversidade nas formas de pagamento se tornou uma exigência, atente-se a isso para que a sua loja não perca nenhuma venda.

Mas, não se esqueça que uma porcentagem desses consumidores ainda não utiliza ou possui cartão, neste caso, manter o boleto bancário é uma forma preventiva para atender essas pessoas.

5. Mobile

Assegurar que o consumidor possa acessar sua loja em qualquer aparelho e ter uma experiência agradável vai aumentar suas chances no âmbito da conquista.

Um e-commerce responsivo garante sua adaptação para qualquer tipo de tela. Esse recurso oferece praticidade e rapidez ao usuário.

Esteja ciente de que a porcentagem das compras realizadas através de aparelhos móveis está crescendo constantemente e ignorar esse fato não é uma boa escolha, ainda mais se você deseja faturar e expandir sua demanda.

6. Remarketing para aumentar suas vendas

O remarketing é uma eficiente técnica para conquistar pessoas que já demonstraram interesse pela sua loja.

Lembrar o consumidor que ele está a poucos passos de possuir determinado produto, pode render boas vendas.

Estude essa prática, faça uma análise e saiba como isso pode funcionar com seu público. Neste momento você já conhece esse cliente e entende o que ele precisa, por isso, faça algo totalmente voltado para ele.

aumentar suas vendas com remarketing
Crie campanhas voltadas para essas pessoas e garanta que elas saibam que a sua loja suprirá suas necessidades

7. Aumente a credibilidade da loja através das avaliações

Outra exigência do consumidor na hora da decisão de compra é confirmar se o vendedor atende todos os requisitos de idoneidade.

Essa busca leva em consideração as avaliações feitas por pessoas que já tiveram contato com a loja, podendo ser positivas ou negativas.

A pontuação vai depender do funcionamento total do seu e-commerce, desde a navegação até a finalização da compra e entrega. Fique atento, pois mesmo que as etapas não sejam concluídas os consumidores vão relatar suas experiências.

Por esta razão, voltamos a lembrar que o princípio do bom atendimento é primordial para que as avaliações sejam sempre favoráveis.

Mesmo que haja algum imprevisto, porque eles acontecem, o modo como você irá tratar o caso pode somar muitos pontos.

Então, esteja sempre atento a todos os detalhes e se esforce ao máximo para que nada passe despercebido.

Conclusão

Listamos sete atitudes simples que podem ser colocadas em prática neste instante. Para aumentar suas vendas siga todos esses itens, assim será mais fácil chegar ao objetivo.

Busque alternativas que proporcionem a melhor experiência possível dentro da sua loja, desse modo, além de fechar uma compra, você estará compondo sua cartela de clientes.

Lembre-se que a famosa propaganda “boca a boca” é o estilo de marketing mais antigo e continua sendo uma prática funcional até os dias de hoje.

Uma boa experiência vai fazer com que surjam ótimas recomendações sobre você, mas, caso o consumidor não se sinta satisfeito em algum momento, saiba que ainda existirão comentários, porém, negativos.

Estude estratégias que se encaixem no seu negócio, execute cada uma delas e tenha seu retorno de vendas.

Até a próxima e bom trabalho!

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