Dicas Fotografia para Marketing Digital: aprenda como produzir uma imagem perfeita

Fotografia para Marketing Digital: aprenda como produzir uma imagem perfeita

Por Aline Truchetti em 30 de janeiro de 2020

Você sabia que a fotografia de um produto influencia em mais de 65% da decisão de compra? Mas, para que isso aconteça, a imagem deve apresentar algumas características importantes. Descubra quais são.

Para quem busca empreender no meio on-line, deve saber que o marketing digital é um dos principais companheiros para alcançar metas.

Certamente, você já deve ter lido diversos artigos que ensinam o passo a passo de milhares estratégias existentes nesta área.

Portanto, estar por dentro de tudo que compõe esse mundo, é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Atrair cliques no seu site, consequentemente, resulta em vendas, entretanto, diversos fatores influenciam no tráfego e na decisão de compra de um consumidor, sendo assim, todos eles merecem sua atenção.

Pensando nisso, dedicamos este material para explorar um deles, você já sabe qual é? Confirme sua resposta no próximo tópico!

A influência da fotografia na decisão de compra

Isso mesmo! Vamos falar sobre fotos, ou seja, será que você está apresentando visualmente o seu produto ao consumidor da maneira correta?

Esta é uma questão que deve ser levantada e analisada cuidadosamente, já que, de acordo com esta pesquisa podemos afirmar que:

“Quando você ouve uma informação, após 3 dias você se lembrará 10% dela, mas adicione uma imagem e a sua lembrança será de 65%”.

Incrível, não é mesmo?

Além disso, o especialista em marketing Jeff Bullas, também levantou alguns números relacionados ao poder que uma imagem tem de persuadir o consumidor. Observe:

Fotografia para marketing digital infográfico
Mais de 90% dos consumidores dão mais atenção aos textos com imagens

Está claro que despertar o desejo do consumidor através de fotografias é essencial para uma venda bem-sucedida.

Então, para te ajudar, preparamos 5 dicas sensacionais para que o seu negócio esteja sempre na frente. Confira:   

Ah! Em cada tópico trouxemos exemplos de e-commerces que utilizam muito bem todos esses recursos. Ficou curioso? Continue a leitura!

Cenário e composição

Pensar no cenário e em toda a composição da fotografia é o primeiro passo para conseguir uma imagem perfeita, dessa forma, você dará vida a algo estático.

Ao utilizar ambientação, iluminação e demais recursos, o usuário passa a enxergar este produto como algo palpável.

Essa técnica pode ser vista com mais frequência nos perfis e lojas do segmento de moda, que trazem fotos das modelos vestindo as peças, proporcionando ao usuário uma visão realista do produto no corpo.

Procure combinar um local agradável com o posicionamento ideal do produto, assim, as chances de acertar em cheio na fotografia serão bem maiores.

By Sophi

Como citamos acima, para que você visualize melhor este processo, trouxemos como exemplo o e-commerce By Sophi, que trabalha muito bem esse estilo de imagens.

Especializada em moda evangélica feminina, a loja disponibiliza fotos reais dos produtos em modelos, apostando também em ambientes abertos e convidativos. Veja:

Fotografia para a loja By Sophi
A By Sophi trabalha com fotos em ambientes abertos e atrativos

Atenção aos detalhes

Uma das exigências para que a fotografia seja de fato efetiva, é essencial que o consumidor possa visualizar todos os detalhes do produto.

Deixar que o consumidor imagine partes dele, pode não ser uma boa ideia, afinal, ele poderá idealizar algo e se decepcionar no momento da entrega, gerando alguns pontos negativos para a sua loja.

Sabemos que as demais especificações, na grande maioria das vezes, estão na descrição do produto, contudo, também temos consciência que essa parte acaba passando despercebida, por isso, vale a pena apostar em um maior número de fotografias.

Aproveite o momento para mais alguns cliques, eles poderão render bons resultados.

Para facilitar, confira um exemplo de como trabalhar este item:

Infanti Kids e Teen

A Infanti Kids e Teen, disponibiliza fotografias variadas, deixando em evidencia todos os seus detalhes, desde estampas até diferenciações de tecido, aproximando o consumidor do produto.

Loja Infanti Kids e Teen
A Infanti Kids e Teen mostra com clareza todos os detalhes das peças

Ângulo perfeito

O ângulo em que a fotografia é tirada, também poderá dizer muito sobre o produto.

Além de mostrar todas as suas características, você favorece a proposta do que está à venda e isso serve tanto para fotos com modelos, quanto para fotos só do produto.

Seja ao ar livre ou dentro de um estúdio, essa tarefa exige um pouco mais de tempo, comprometimento e técnica, já que simplesmente apertar o botão da câmera, não basta.

Mas fique tranquilo, não estamos falando de nenhuma missão impossível, o que acontece é que você deve tomar alguns cuidados, como:

  • Definir altura e distância do que será fotografado, procurando sempre o melhor ângulo para enriquecer a imagem;
  • Movimente-se para avaliar diversas abordagens;
  • Nunca se esqueça do foco, para garantir sua nitidez.
  • Perspectiva: um olhar diferenciado na hora do clique pode despertar a curiosidade e prender a atenção do consumidor.

Enfim, essas são algumas ideias simples que você pode colocar em prática com facilidade.

Bom, chegou a hora de mais um exemplo muito interessante que usa essa abordagem.

Nym Store

A Nym Store trabalha com grandes marcas de tênis e para apresentar o produto, faz uso de diversas fotos, clicando todos os ângulos do calçado, como você pode ver:

Fotografia para a loja Nym Store
A Nym Store disponibiliza fotos de todos os ângulos do produto

Produto em evidência

Até aqui você já deve estar imaginando o cenário, enquadramento perfeito, composição, modelos, enfim, conseguiu visualizar a foto final do seu produto.

Porém, aí vai um alerta!

Todos esses elementos agregam valor para a fotografia e conquistam os consumidores.

Logo, é importante ressaltar que a informação principal da imagem é o produto, e por esta razão, é ele quem deve estar em evidência.

O restante é complemento, dessa forma, o impacto gerado pela fotografia deve vir do que você está tentando vender, ou seja, do produto.

Agora que você finalizou mais um item dessa lista, vamos ao exemplo:

Chiquiteira

A Chiquiteira é uma loja especializada em calçados e moda feminina. Em suas fotografias, a empresa utiliza diversos recursos, que já foram citados aqui, porém, mantendo sempre a perspectiva do produto em primeiro plano. Confira:

Loja Chiquiteira
Mesmo fotografando em diferentes cenários, a Chiquiteira prioriza a presença do produto

Resolução da fotografia

Quando falamos em resolução, muitas pessoas associam com o tamanho da fotografia, porém, não é necessariamente assim que funciona.

A resolução consiste na quantidade de pixels, que são os pequenos pontos que compõem a foto, ou seja, quanto mais pixels, mais qualidade. Isso permite que você aumente a imagem sem perder definição.

Mas, isso não é motivo para se desesperar e estourar seu orçamento com um equipamento profissional. Muitas câmeras mais simples ou até smartphones, possibilitam um resultado satisfatório.

Vale frisar também que as dimensões da foto interferem no carregamento do seu site, afetando na experiência de navegação do usuário, por isso, siga os padrões recomendados e usados na maioria das lojas virtuais brasileiras:

Resolução mínima

Horizontal: 640 pixels de largura x 480 pixels de altura.
Vertical: 480 pixels de altura x 640 pixels de largura.

Resolução Máxima

Horizontal: 1280 pixels de largura x 1024 pixels de altura.
Vertical: 1024 pixels de largura x 1280 pixels de altura.

Agora, prossiga para o ao último caso deste artigo e logo depois temos uma surpresa!

Gallope Brazil

A Gallope Brazil é uma empresa especializada na fabricação artesanal de botas e botinas masculinas, femininas e infantis. Como seus produtos possuem muitos detalhes, a loja preza pela qualidade das suas imagens, para que o consumidor tenha uma visão realista do produto.

Com uma ótima resolução, a Gallope Brazil expõe seus produtos com definição e clareza

Bônus

Após listar cinco etapas que devem ser levadas em consideração para uma foto perfeita, descubra a seguir, o formato indicado para cada tipo de produto:

Imagem quadrada

As imagens quadradas são indicadas para fotos de produtos em geral. Garanta que o cliente tenha acesso a todos os detalhes.

Imagem vertical

As imagens verticais são apropriadas para fotos dos produtos em modelos, assim, o cliente terá uma visão geral da peça, provocando uma sensação mais realista.

Imagem horizontal

As imagens horizontais geralmente são usadas para apresentar produtos de grande porte, como veículos, barcos e outros.

Conclusão

Neste conteúdo você aprendeu que uma foto, literalmente, vale por mil palavras. Atrair a atenção do consumidor é o que motiva o tráfego na sua loja e oportunidades de venda.

Você viu também que é possível produzir boas fotografias para o marketing digital da sua empresa, dando atenção aos detalhes e priorizando o que a imagem irá propor.

Apresentamos ainda exemplos de lojas virtuais que trabalham muito bem esses itens, para que você se inspire e coloque nossas dicas em prática rapidamente.

Lembre-se, fazer esse marketing para sua empresa é de total importância, ao contrário da loja física, onde o cliente tem um contato direto com o produto, na virtual é a fotografia que carrega essa responsabilidade.

Bom trabalho!

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