E-commerce Facebook e Instagram Shops: recurso oferece novo canal de vendas

Facebook e Instagram Shops: recurso oferece novo canal de vendas

Por Aline Truchetti em 9 de junho de 2020

Com a intenção de ajudar pequenos empresários, plataformas sociais lançam novas funções para facilitar vendas on-line, confira!

As redes sociais sempre buscaram conectar usuários aos seus amigos e familiares, ou seja, criar laços afetivos e unir pessoas.

No entanto, muito além disso, segundo CEO da empresa, MarK Zuckerberg, essas plataformas têm como objetivo aproximar você de tudo que seja do seu interesse, incluindo produtos e marcas.

Desse modo, as redes sociais se tornaram uma ótima alternativa para comércio, onde é possível anunciar inúmeros tipos de produtos.

Assim, associando essa tendência com a situação atual da economia, que sofreu grande impacto causado pelo COVID-19, afetando principalmente pequenas empresas, foi anunciado uma nova ferramenta que disponibiliza a venda on-line de uma forma simples e muito mais profissional.

Quer saber como funciona? Explicamos mais detalhes nos próximos tópicos, acompanhe!

Facebook e Instagram Shops

Para ajudar pequenos negócios, MarK Zuckerberg, anunciou um novo recurso que possibilita a expansão da comercialização de produtos ou serviços pela internet.

Estamos falando do lançamento do Facebook e Instagram Shops, que permite que as empresas, principalmente aquelas que estão tendo o primeiro contato com vendas on-line, realizem suas negociações com muito mais facilidade.

Já o suporte ao cliente poderá ser feito pelo Messenger, Instagram e WhatsApp. Aliás, futuramente, o Facebook e Instagram Shop permitirão que as compras sejam feitas diretamente nas janelas de bate-papo.

Por enquanto, a ferramenta se encontra disponível apenas para empreendedores dos Estados Unidos, na versão beta, ou seja, para testes.

Contudo, a previsão é que até o final do ano, essa funcionalidade esteja acessível em diversos países.

Facebook Shop
Imagem: Facebook

Criação e personalização da loja

Os vendedores poderão personalizar a aparência da loja de acordo com sua identidade visual, incluindo a escolha da imagem para capa, cores, enfim, é possível deixá-la com a cara da sua marca.

Os Shops estarão disponíveis nas páginas das empresas do Facebook e nos perfis do Instagram, podendo aparecer nos Stories ou através de anúncios.

Portanto, as compra poderão ser feitas diretamente nas plataformas e, se for o caso, existe a opção de encaminhar os consumidores para o site da loja.

Os dados preenchidos podem ser usados para outras compras em qualquer uma das redes sociais vinculadas ao Facebook, o que garante agilidade em todo o processo de transação, afinal, sabemos o quanto essa etapa significa para o fechando de uma venda.

Instagram Shop
Imagem: Facebook

Compras ao vivo

Outra eventual implantação é viabilizar a compra direta em vídeos ao vivo, isto é, durante as lives.

Isso mesmo! A plataforma permitirá que antes da publicação do vídeo, o lojista marque os produtos, liberando a compra em tempo real.

Por enquanto, essa opção também está em fase de testes, tanto com as empresas presentes no Facebook quanto no Instagram. A ideia é que essa possibilidade se torne mais abrangente nos próximos meses.

Checkout no Instagram

Outra novidade foi a apresentação do checkout que pode ser feito no Instagram, assim, o usuário pode comprar o produto sem sair do aplicativo.

E como funciona?

Ao clicar na publicação para visualizar o produto, aparecerá o botão “Finalizar compra no Instagram”. Nesta página o consumidor poderá selecionar a opção desejada, como por exemplo, cores e tamanhos.

Depois dessa etapa, basta escolher a forma de pagamento e preencher com o nome, e-mail, informações de cobrança e endereço de entrega.

Vale ressaltar que esse cadastro será necessário apenas na primeira vez em que o checkout for feito, já que os dados ficarão salvos para uma melhor experiência de compra.

Além disso, o consumidor receberá as notificações da sua compra, para que ele possa acompanhá-la sem nenhum impedimento.

Contudo, o checkout no Instagram também está na versão beta, disponível apenas para pessoas dos EUA. Marcas como Adidas, Dior, Mac e Nike estão usando essa funcionalidade.

Parcerias

Além disso, o Facebook está trabalhando com parceiros como Shopify, BigCommerce, WoCommerce, ChannelAdvisor, CedCommerce, Cafe24, Tienda Nube e Feedonomics, com a finalidade de disponibilizar todo o suporte necessário para os empreendedores.

Conclusão

Estamos vivendo um período de adaptações e esses mudanças podem exigir muito do empreendedor.

Por isso, grandes empresas estão procurando meios de minimizar os efeitos da pandemia, viabilizando soluções que permitem que os comerciantes deem continuidade às suas operações.

Sendo assim, para contribuir com essa corrente do bem, aqui no blog da Netzee você encontra conteúdos completos e dicas fantásticas para a sua loja virtual.

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