Dicas Ferramentas de Gerenciamento E-commerce: Alinhando seu negócio para o sucesso!

Ferramentas de Gerenciamento E-commerce: Alinhando seu negócio para o sucesso!

Por Bruno Ananias em 6 de junho de 2017

Em um cenário tão ativo e competitivo como o comércio eletrônico, vemos as ferramentas de gerenciamento e-commerce ganhando cada vez mais espaço e se tornando grandes aliadas dos administradores e gestores de lojas virtuais.

Informação é tudo, por este motivo a escolha de uma boa plataforma de e-commerce e dos sistemas auxiliares podem beneficiar em muito suas tomadas de decisões estratégica.

Quando você dispõe de boas ferramentas de gerenciamento em seu e-commerce pode acompanhar todos os detalhes da operação e fazer coleta de informações que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho de sua loja virtual.

 

Conhecendo as ferramentas de gerenciamento no e-commerce!

 

A cada dia que passa surgem soluções novas para auxiliar na gestão dos e-commerce, por conta disso, algumas vezes a quantidade pode causar uma certa confusão para os gestores que anseiam por coletar essa informações valiosas, que podem ser perder em meio a tantos sistemas.

Para simplificar a vida de quem está começando, preparamos algumas dicas e ferramentas básicas e essenciais para uma gestão ainda mais profissional de um e-commerce.

 

Plataforma de e-commerce: A mais importante das decisões!

 

Antes de mais nada, a escolha de uma boa plataforma para sua loja virtual será um grande passo para uma gestão eficiente do seu e-commerce. Uma vez que as melhores plataformas do mercado podem oferecer relatório completo, contendo as principais métricas e KPIs necessárias.

Quando for escolher sua plataforma de e-commerce, questione com o especialista, além de outro aspectos técnicos;

  • Quais relatório a plataforma já oferece.
  • A integração da plataforma com outros sistemas de gerenciamento no e-commerce.

 

Gerenciamento e-commerce através da plataforma de lojas virtuais

Essas informações são essenciais para que você saiba com quais recursos irá contar e se a plataforma escolhida permite que você conecte-se à sistemas que forneçam relatórios mais detalhados e que trabalham com as informações transacionadas em sua loja virtual.

 

Google Analytics: Tudo sobre sua loja passa por aqui!

 

Gerenciamento e-commerce através do Google Analytics

 

O Google Analytics é uma das ferramentas mais poderosas do Google para sites institucionais e lojas virtuais. Através dele você tem acesso a todos os dados de navegação, tais como: páginas acessadas, tempo gasto em cada página, páginas mais visitadas, taxa de rejeição por páginas e através do cruzamentos deste e de muitos outros dados que a ferramente te permite você pode extrair relatórios preciosos que irão ajudar a conhecer ainda mais sua audiência e saber o que mais atrai ou incomoda seu público, conhecer os anseios e identificar como ele se comporta dentro de sua loja. Gerando uma assertividade ainda maior nas sua atuação on-line.

 

Toda loja precisa ter ativa esta ferramenta! Se você ainda não utiliza ou não domina a ferramenta fale com nossos especialistas para te auxiliar nesta configuração!

 

Além do recursos que citamos acima sobre o Google Analytics, como ferramenta de gerenciamento auxiliar; o GA permite para os e-commerce um infinidade de relatórios e recursos muito completos em termos de:

  • Relatórios de vendas realizadas pela loja virtual
  • Relatórios de desempenho de produtos
  • Análise de métricas e KPIs

Conheça mais da ferramenta, busque profissionais qualificados que possam cuidar de gerar e tornar essas combinações de resultados em dados para dar uma visão estratégica para sua loja.

 

Softwares ERP (Enterprise Resource Planning)

 

Os ERPs ou Sistemas de Planejamento de Recursos da Empresa, são um grande destaque quando falamos em ferramentas gerenciais do negócio, ele tem por sua vez a função de centraliza todas as operações da empresa, tais como:

  • Compras
  • Gestão de estoques
  • Faturamento
  • Logística
  • Fiscal
  • Atendimento ao cliente

Logo entendemos que o ERP é o sistema que controla todo o trabalho operacional e administrativo em uma loja virtual, e sem dúvidas é de grande importância, por isso precisa sua escolhe precisa ser bem analisada, uma vez que seu papel será de extrema importância no dia-a-dia da empresa.

 

Uma das grandes vantagens dos sistemas ERPs é integrar as operações entre loja virtual e loja física, permitindo uma melhor gestão do negócio como um todo.

 

Outra função é a possibilidade de redução de custos operacionais do e-commerce, pois ao centralizar o acompanhamento de todos os processos envolvidos na gestão de uma loja virtual em um único software é possível reduzir as chances de erro e retrabalho.

Para uma decisão assertiva é preciso lembrar da primeira etapa e saber que a escolha da plataforma da loja pode influenciar nessa questão. Lembre-se de conferir se a plataforma permite integração com sistemas ERPs caso deseja fazer uso deles agora ou mesmo no futuro de suas operações on-line.

 

 

O uso de boas ferramentes de gestão podem garantir a eficiência em seu e-commerce

 

Um dos diferenciais para sua loja virtual se destacar nesse ambiente cada vez mais competitivo é sua a eficiência dos processo administrativos. Em relações a esses fatores administrativos, ter respostas rápidas é uma arma eficiente nas negociações.

Tenha sempre boas ferramentes de gerenciamento para seu e-commerce, essa exigência não apenas uma questão de luxo para seus processos, mas sim uma questão que pode definir a sobrevivência do seu negócio.

Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem. (Peter Drucker)

As ferramentas existirão sempre e cada vez mais soluções irão surgir, apesar de cada pessoa ter sua maneira de cuidar e gerenciar seus negócios, o mais importante de tudo, é que você tenha atitude e coragem para ir atrás do sucesso que almeja.

Se você está iniciando no e-commerce ou precisa de melhorias em sua loja virtual, fale com nossos especialistas e garanta o sucesso de seu negócio on-line!

 

Quais desses sistemas você já usa? 
Comente conosco sua experiência ou tire suas dúvidas.

Comente, sugira e participe: