Dicas Como seu e-commerce pode ser mais sustentável

Como seu e-commerce pode ser mais sustentável

Por Victoria Salemi em 12 de dezembro de 2019

A sustentabilidade é um tema que, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais atenção da sociedade. E, quando pensamos na forma como as pessoas consomem, não poderia ser diferente. Por isso, neste artigo, vamos contar um pouco como você, dono de e-commerce, pode tornar sua empresa sustentável.

Para muitas pessoas, tornar uma empresa sustentável requer grandes ações, viáveis apenas para multinacionais que podem investir em iniciativas de reflorestamento e de despoluição de rios, por exemplo. Entretanto, há pequenas atitudes que podem não apenas contribuir para o meio ambiente, mas também diminuir alguns custos que você tem ao criar uma loja virtual e administrá-la.

Preparamos algumas dicas para seu e-commerce. Vamos lá?

1. Cuidado com as embalagens

Quando você vai vender pela internet, precisa enviar os produtos para os clientes por transportadoras e outros meios de envio. Por isso, é necessário atentar para as embalagens que vai utilizar.

Todavia, há lojas virtuais que exageram na quantidade de caixas, papéis e plásticos para embrulhar os produtos. Além de desperdiçar um material que muito provavelmente será descartado pelo cliente, fazer embalagens muito maiores do que o produto pode encarecer o preço do frete, que é cobrado a partir do tamanho e do peso do pacote.

Portanto, evite enviar as compras em uma embalagem, dentro de uma caixa, embrulhada por papel, por plástico bolha, em outra caixa… Proteja bem o produto, mas evite desperdícios! Seus custos e o meio ambiente agradecem.

2. Não desperdice recursos

Outro tipo de atitude que pode ajudar seu e-commerce e qualquer outro tipo de negócio a se tornar uma empresa sustentável é o cuidado com a utilização de recursos do dia a dia. Ficar atento ao uso da água e da energia elétrica no seu ambiente de trabalho, por exemplo, é uma forma de evitar o desperdício.

Opte por lâmpadas de LED, que costumam gastar menos energia, apague as luzes quando não estiver utilizando determinado ambiente e, todos os dias quando parar de trabalhar, desligue os computadores e outros aparelhos.

Além disso, evite o uso de copos descartáveis — dê preferência aos reutilizáveis — e imprima apenas o que for indispensável. Dessa forma, você poupa materiais que poderiam impactar o meio ambiente.

3. Investigue a procedência dos produtos vindos dos seus fornecedores

Mais um ponto para prestar atenção se você quer tornar sua empresa sustentável é em relação à procedência dos materiais e produtos vindos de fornecedores. Procure saber se as empresas de quem você compra são consideradas grandes poluidoras, por exemplo.

Os consumidores estão cada vez mais ligados às atitudes das empresas. Portanto, ter sua marca associada a um negócio que não tem ações tão sustentáveis pode prejudicar sua imagem perante seus clientes.

Ademais, preste atenção à quantidade de embalagens utilizadas por seu fornecedor. Quem sabe não pode transmitir a ele a dica sobre a economia desses materiais?

4. Possibilite a doação de recursos para causas socioambientais

Uma possibilidade para ajudar o meio ambiente se você tem uma loja virtual é por meio de doações de clientes às causas socioambientais com as quais eles se identifiquem. E, para isso, existem aplicativos que você pode integrar ao seu site, dependendo da plataforma de e-commerce que utilizar.

Um exemplo é o app O Polen. Com ele, o cliente compra em seu e-commerce, você escolhe duas causas que tenham a ver com seu negócio e o cliente seleciona uma delas para onde será destinada uma parte do valor da compra, sem que ele tenha que pagar mais por isso.

Esse tipo de iniciativa costuma incentivar a compra e diminui as taxas de abandono de carrinho. Isso porque o consumidor moderno está cada vez mais atento ao propósito das empresas e ao impacto socioambiental de cada uma delas na comunidade. Então, ao verem que sua marca age para tornar o mundo um lugar melhor, seus potenciais clientes podem se sentir mais inclinados a comprar em seu e-commerce.

Tornar sua empresa sustentável, seja ela do tamanho que for, não precisa ser um bicho de sete cabeças nem algo que exija muitos gastos. Você pode, inclusive, acabar economizando dinheiro dessa forma! Começando com pequenas atitudes, é possível contribuir para a diminuição do desperdício de recursos e, de quebra, conquistar consumidores preocupados com o meio ambiente.

E então, está preparado para transformar seu e-commerce em uma empresa sustentável?

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

Comente, sugira e participe: