Dicas Eles estão dominando o mundo: saiba como usar os emojis para o marketing da sua empresa

Eles estão dominando o mundo: saiba como usar os emojis para o marketing da sua empresa

Por Aline Truchetti em 10 de março de 2020

Já pensou em incluir os emojis nas estratégias de marketing do seu negócio? Descubra como eles podem aumentar taxas de conversões, cliques e engajamento!

Humanizado é a palavra que está conduzindo as ações on-line, sejam relacionadas ao marketing, atendimento ou diversas outras operações que envolvem o contato da empresa com o público.

Sendo assim, os profissionais devem estar atentos quanto as reações que seus potenciais clientes têm diante das abordagens feitas.

Construir um vínculo emocional com o consumidor exige dedicação, conhecimento profundo do público-alvo e acima de tudo, empatia pelo próximo, aliás, este termo também vem crescendo e se popularizando entre marcas e influenciadores.

Enquanto conversamos com alguém pessoalmente, demonstramos essa afinidade através de expressões faciais, gestos ou de um simples toque como um abraço ou aperto de mão.

Porém, como passar tais sentimentos por meio de aparelhos digitais?

Existem muitas maneiras de humanizar seu negócio e torna-lo ainda mais atraente aos olhos dos usuários.

E neste post, falaremos de uma delas: a utilização de emojis, isso mesmo, essas graciosas “carinhas amarelas” que tomaram conta dos aplicativos de mensagens e das redes sociais.

Então, se você quer saber mais, fique conosco e acompanhe os próximos tópicos.

Como os emojis podem humanizar minha marca

O que você sente ao ver alguém sorrindo ou chorando?

Quando nos deparamos com um momento de muita alegria ou de profunda tristeza, mesmo que não estejamos envolvidos diretamente, em algum instante nos solidarizamos ou nos imaginamos vivenciando aquela experiência.

Isso acontece porque somos movidos pela emoção e ao nos esbarrarmos com uma determinada situação, passamos a compartilhar dos mesmos sentimentos.

Assim, entram em cena os emojis, exatamente para suprirem essas sensações.

Porém, existe uma explicação lógica para isso, cientistas descobriram que ao olharmos para um emoji sorrindo (😊), as partes acionadas em nosso cérebro são as mesmas que são ativadas quando vemos um rosto humano também sorrindo.

Portanto, com essa ferramenta, deixamos a tela fria de lado e passamos a nos comunicar de forma mais íntima e amigável.

O uso de emojis para o Marketing Digital

Acima de tudo, pode-se dizer que os emojis são uma linguagem global, ou seja, independentemente do idioma é possível compreender o que está sendo transmitido.

Talvez esse seja um dos motivos de tanta fama, afinal, 95% das pessoas que estão on-line no mundo usam emojis – é o que mostra uma pesquisa da Brandwatch.

Não demorou muito e os profissionais de Marketing Digital começaram a enxergar uma maneira diferente e descontraída de se comunicar com os usuários e clientes.

Por isso, é muito comum nos depararmos com grandes marcas e campanhas acompanhadas de emojis.

Mas preste muita atenção!

Essa prática pode render ótimos resultados, no entanto, para que isso aconteça, é essencial tomar alguns cuidados. Vamos lá?!

Compreensão e moderação são indispensáveis 😉

Para que um conteúdo seja eficaz e alcance os resultados esperados, é necessário que o receptor compreenda o que você está transmitindo, correto?

Logo, com o uso de emojis, este conceito não é diferente, pois é fundamental que a mensagem seja entendida, caso contrário não haverá um retorno satisfatório.

Vale ressaltar que temos a nossa disposição mais de 3 mil emojis, contudo, imagine incluí-los sem uma estratégia definida ou tentarmos substituir cada palavra por um deles.

Será que o nosso público teria paciência para tentar descodificar tal mensagem?

A não ser que se trate de uma ação proposital e muito bem estruturada, acredito que não seria eficiente empregá-los dessa forma.

Tudo depende da sua consciência e do público-alvo 🎯

Quem vai decidir se o uso de emojis é algo positivo ou não, é o seu público.

Então, é essencial que você faça uma análise para concluir se a inserção desses símbolos é válida.

Entre os itens estão: idade, sexo, dispositivos para acesso, assuntos que serão tratados, enfim, tudo precisa ser observado com ponderação.

Sinta o momento que sua marca está vivendo, assim, será muito mais simples estipular quais emojis se encaixam no seu negócio.

Ah! Evite o uso em assuntos mais sérios, como em respostas de reclamações, para que o cliente não entenda como um deboche ou até uma ofensa.

Campanhas que deram certo 👍🏼

Separamos três campanhas de marketing de diferentes segmentos que apostaram nos emojis e tiveram sucesso.

Mas, antes de conhece-las, confira os números de estudos feitos em relação a taxa de conversão e interação geradas pelos emojis:

  • Podem aumentar a abertura de notificações por push em 85% e as conversões em 9%.
  • No Facebook, os emojis aumentam em até 57% o número de curtidas e 33% o número de comentários e compartilhamentos.
  • Para o marketing, o uso reflete melhores resultados com os millennials, assim, 68% desse público prefere expressar emoções através de emojis ou imagens. Em contrapartida, apenas 37% das pessoas com mais de 65 anos, sentem o mesmo.
  • No Dia dos Namorados foram enviados e-mails com o emoji lábio (💋) na linha de assunto, estes geraram uma taxa de leitura de 24%, sendo 4% a mais em comparação aos que continham somente texto.

Agora sim, vamos às empresas que acertaram em cheio nas ações:

Vencedora do Titanium em Cannes Lions 2015, a Domino’s Pizza lançou uma promoção onde o pedido era feito através do emoji de pizza (🍕). Segundo informações, a ação rendeu 500 pedidos apenas no primeiro dia:

Para divulgar a opção digital, o Banco Itaú surpreendeu ao representar o single da campanha com emojis, através de curtos vídeos. Este em específico, gerou mais de 5 milhões de visualizações e diversos elogios nos comentários. Veja:

Saindo um pouco da versão em vídeos, a cerveja Bud Light faz questão de usar, com muita criatividade, os emojis em sua conta do Twitter:

Emojis para o marketing digital da empresa
Observe que a marca faz uso de um formato dinâmico

Conclusão

Eles dominaram os aplicativos de mensagens e hoje estão em toda parte.

Desde redes sociais até e-mails, o uso de emojis por marcas e consumidores vem aumentando, visto isso, as mudanças nos símbolos também são constantes para que estejam sempre atrativos e acompanhem as demais atualizações.

Desse modo, não há como ignorar esta forma de comunicação, com o surgimento frequente de novos ícones, a tendência é que eles possam representar ainda mais palavras ou frases.

Então, se você não utiliza os emojis para o marketing da sua empresa, chegou a hora de repensar este conceito.

Por fim, analise seu público, pesquise os emojis que estão em alta dentro do seu segmento e escolha aqueles que melhor contextualizam a mensagem.

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