Email marketing para loja virtual: domine 6 técnicas e potencialize suas campanhas
Você usa o email marketing como estratégia para a sua loja virtual? Conheça soluções simples e eficientes que transformarão suas ações!
O email marketing pode ser usado para diferentes objetivos, seja para engajar, relacionar, aumentar a taxa de conversão, divulgar produtos ou serviços, enfim, essa prática, quando bem elaborada, resulta em diversos benefícios.
Contudo, alguns empreendedores ainda não dão o devido valor às campanhas de email marketing e acreditam que, com o crescimento das mídias sociais, essa tenha se tornando uma estratégia obsoleta.
Portanto, para mostrar que este é um pensamento equivocado, trouxemos alguns dados de pesquisa feita pela Rock Content, que comprovam a eficácia de investir no email marketing, veja:


Como você pôde notar, o email é utilizado por uma grande parcela de pessoas, sendo assim, o alcance dessas campanhas é muito maior.
Além disso, mais da metade dos entrevistados, afirmaram gostar de newsletter, que é um tipo de email marketing, e que já realizaram um compra a partir disso.
Essas informações também destacam o uso do email, observe:


O que é email marketing
O email marketing é o uso do email como estratégia do Marketing Digital, isto é, o disparo de mensagens comerciais para uma base de contatos de leads ou clientes.
Portanto, o foco do email marketing é incentivar o destinatário a fazer ou repetir algum tipo de negociação com a sua loja.
Sendo assim, essas mensagens podem conter:
- Ofertas e descontos promocionais;
- Informações sobre o produto ou serviço;
- Divulgação de tendências, novidades e outros.
Para se ter uma boa reputação e garantir resultados, é necessário seguir alguns princípios e responder essas questões, veja:
- Quem é o meu público-alvo;
- Qual o meu objetivo com esta campanha;
- A linguagem que devo usar;
- Definir frequência de disparos.
Agora, veja algumas regras essenciais:
Técnicas para intensificar campanhas de e-mail marketing
1. Segmentar listas de email
Este processo permite que você envie um conteúdo adequado para o seu público, ou seja, de acordo com o interesse e estágio na jornada de compra.
O engajamento depende muito desse cuidado, pois não adianta enviar um email com novidades infantis para uma pessoa que não tenha filhos ou que não apresente um histórico de navegação e compra nestes departamentos da sua loja.
Caso você faça isso, as chances de o consumidor ignorar o email são grandes, portanto, pular essa etapa pode gerar números baixos, que comprometem sua campanha.
2. Assunto
Essa é a primeira informação vista pelo consumidor, aliás, é justamente o que fará com que ele abra ou não o email, por isso, crie algo atrativo e que gere interesse.
Para impulsionar o clique, você pode usar uma linguagem que cause certa urgência e que mostre que este conteúdo é útil para ele.
Existem diversas maneiras de persuadir o consumidor, no entanto, tome cuidado com os exageros ou falsas promessas.
3. Conteúdo relevante
Se o consumidor chegou aqui, significa que você conseguiu despertar seu interesse, agora, para que haja conversão, é necessário apresentar um conteúdo relevante e de qualidade.
Você pode enviar novidades, promoções, ofertas, assim como associar esses temas com outros que tenham relação com a sua loja.
Por exemplo, no segmento de moda, pode-se incluir tendências e combinações de acessórios, sendo possível inserir um link para o seu blog, onde haverá informações mais detalhadas.
É importante que o assunto seja de qualidade e tenha valor para o destinatário, portanto, avalie o perfil do seu público para que a mensagem passada corresponda com suas necessidades e expectativas.
4. Call To Action (CTA)
Você espera uma reação do destinatário, certo? Para que isso aconteça, é essencial deixar evidente onde ele deve clicar.
Aposte em um CTA elaborado, que chame a atenção e faça com que o consumidor tome a decisão esperada, então, escolha bem as palavras que serão usadas, as cores e o posicionamento.
5. Layout intuitivo e atraente
Você pode soltar a imaginação nesta etapa, onde é válido utilizar imagens, animações, gifs e outros recursos visuais que prendam o olhar do público.
Porém, lembre-se que todas essas mídias fazem parte da estratégia e devem estar dentro do contexto, além disso, arquivos muito pesados, que demoram para carregar, acabam provocando impaciência, então, fique atento!
Outra dica é usar a paleta de cores referente a sua marca, para transmitir sua identidade e os valores da sua empresa.
6. Investir em ferramentas de automação
Ferramentas de email marketing, além de agilizarem o trabalho, entregam importantes dados sobre as campanhas, como taxa de abertura, cliques e outros.
Todas essas informações são de grande ajuda para gerar insights e melhorias nos próximos disparos.
Então, pesquise uma plataforma que ofereça essa vantagens e que permita a integração com o seu e-commerce.
Conclusão
O email marketing exige alguns cuidados como a construção de uma boa base de contatos, conhecer o público, pensar no assunto, conteúdo, estrutura, enfim, é preciso dedicar-se a este processo.
Mas, compreendendo melhor os princípios do email marketing, fica mais clara sua forma de atuação, facilitando o planejamento e execução de campanhas.
Então, se você está tendo dificuldades para potencializar resultados, siga essas dicas, pois como dissemos, essa é uma estratégia poderosa.
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