Loja Virtual Email marketing para loja virtual: domine 6 técnicas e potencialize suas campanhas

Email marketing para loja virtual: domine 6 técnicas e potencialize suas campanhas

Por Aline Truchetti em 9 de julho de 2020

Você usa o email marketing como estratégia para a sua loja virtual? Conheça soluções simples e eficientes que transformarão suas ações!

O email marketing pode ser usado para diferentes objetivos, seja para engajar, relacionar, aumentar a taxa de conversão, divulgar produtos ou serviços, enfim, essa prática, quando bem elaborada, resulta em diversos benefícios.

Contudo, alguns empreendedores ainda não dão o devido valor às campanhas de email marketing e acreditam que, com o crescimento das mídias sociais, essa tenha se tornando uma estratégia obsoleta.

Portanto, para mostrar que este é um pensamento equivocado, trouxemos alguns dados de pesquisa feita pela Rock Content, que comprovam a eficácia de investir no email marketing, veja:

Pesquisa sobre email marketing

Como você pôde notar, o email é utilizado por uma grande parcela de pessoas, sendo assim, o alcance dessas campanhas é muito maior.

Além disso, mais da metade dos entrevistados, afirmaram gostar de newsletter, que é um tipo de email marketing, e que já realizaram um compra a partir disso.

Essas informações também destacam o uso do email, observe:

Informações sobre a evolução do email
Informações sobre a evolução do email

O que é email marketing

O email marketing é o uso do email como estratégia do Marketing Digital, isto é, o disparo de mensagens comerciais para uma base de contatos de leads ou clientes.

Portanto, o foco do email marketing é incentivar o destinatário a fazer ou repetir algum tipo de negociação com a sua loja.

Sendo assim, essas mensagens podem conter:

  • Ofertas e descontos promocionais;
  • Informações sobre o produto ou serviço;
  • Divulgação de tendências, novidades e outros.

Para se ter uma boa reputação e garantir resultados, é necessário seguir alguns princípios e responder essas questões, veja:

  • Quem é o meu público-alvo;
  • Qual o meu objetivo com esta campanha;
  • A linguagem que devo usar;
  • Definir frequência de disparos.

Agora, veja algumas regras essenciais:

Técnicas para intensificar campanhas de e-mail marketing

1. Segmentar listas de email

Este processo permite que você envie um conteúdo adequado para o seu público, ou seja, de acordo com o interesse e estágio na jornada de compra.

O engajamento depende muito desse cuidado, pois não adianta enviar um email com novidades infantis para uma pessoa que não tenha filhos ou que não apresente um histórico de navegação e compra nestes departamentos da sua loja.

Caso você faça isso, as chances de o consumidor ignorar o email são grandes, portanto, pular essa etapa pode gerar números baixos, que comprometem sua campanha.

2. Assunto

Essa é a primeira informação vista pelo consumidor, aliás, é justamente o que fará com que ele abra ou não o email, por isso, crie algo atrativo e que gere interesse.

Para impulsionar o clique, você pode usar uma linguagem que cause certa urgência e que mostre que este conteúdo é útil para ele.

Existem diversas maneiras de persuadir o consumidor, no entanto, tome cuidado com os exageros ou falsas promessas.

3. Conteúdo relevante

Se o consumidor chegou aqui, significa que você conseguiu despertar seu interesse, agora, para que haja conversão, é necessário apresentar um conteúdo relevante e de qualidade.

Você pode enviar novidades, promoções, ofertas, assim como associar esses temas com outros que tenham relação com a sua loja.

Por exemplo, no segmento de moda, pode-se incluir tendências e combinações de acessórios, sendo possível inserir um link para o seu blog, onde haverá informações mais detalhadas.

É importante que o assunto seja de qualidade e tenha valor para o destinatário, portanto, avalie o perfil do seu público para que a mensagem passada corresponda com suas necessidades e expectativas.

4. Call To Action (CTA)

Você espera uma reação do destinatário, certo? Para que isso aconteça, é essencial deixar evidente onde ele deve clicar.

Aposte em um CTA elaborado, que chame a atenção e faça com que o consumidor tome a decisão esperada, então, escolha bem as palavras que serão usadas, as cores e o posicionamento.

5. Layout intuitivo e atraente

Você pode soltar a imaginação nesta etapa, onde é válido utilizar imagens, animações, gifs e outros recursos visuais que prendam o olhar do público.

Porém, lembre-se que todas essas mídias fazem parte da estratégia e devem estar dentro do contexto, além disso, arquivos muito pesados, que demoram para carregar, acabam provocando impaciência, então, fique atento!

Outra dica é usar a paleta de cores referente a sua marca, para transmitir sua identidade e os valores da sua empresa.

6. Investir em ferramentas de automação

Ferramentas de email marketing, além de agilizarem o trabalho, entregam importantes dados sobre as campanhas, como taxa de abertura, cliques e outros.

Todas essas informações são de grande ajuda para gerar insights e melhorias nos próximos disparos.

Então, pesquise uma plataforma que ofereça essa vantagens e que permita a integração com o seu e-commerce.

Conclusão

O email marketing exige alguns cuidados como a construção de uma boa base de contatos, conhecer o público, pensar no assunto, conteúdo, estrutura, enfim, é preciso dedicar-se a este processo.

Mas, compreendendo melhor os princípios do email marketing, fica mais clara sua forma de atuação, facilitando o planejamento e execução de campanhas.

Então, se você está tendo dificuldades para potencializar resultados, siga essas dicas, pois como dissemos, essa é uma estratégia poderosa.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e envie sua pergunta!

E se você está pensando em criar uma loja virtual, acesse o site da Netzee e conheça nosso trabalho!

Comente, sugira e participe: