Dicas Datas comemorativas Como vender no Carnaval: confira 6 dicas para lucrar muito mais [+ BÔNUS]

Como vender no Carnaval: confira 6 dicas para lucrar muito mais [+ BÔNUS]

Por Aline Truchetti em 18 de fevereiro de 2020

Uma pesquisa apontou que cerca de 39,2% dos lojistas não impulsionam seus negócios em datas especiais, então, para que você fique de fora dessa lista, preparamos 6 dicas imperdíveis que te ajudarão a vender no Carnaval. Confira!

As datas comemorativas devem ser levadas em consideração pelos lojistas, afinal, são ótimas oportunidades para conquistar clientes e aumentar o número de vendas.

Muitos comerciantes ainda não acreditam que o Carnaval possa gerar grandes mudanças nos ganhos, todavia, uma festa popular que movimenta milhares de pessoas, merece um pouco mais de atenção, não acha?

Mesmo que o seu ramo não tenha muito em comum com os produtos mais procurados neste período, existem outras maneiras de participar e se beneficiar.

Continue a leitura e confira 6 dicas + BÔNUS de como vender no Carnaval e lucrar muito mais.

1. Personalize sua loja

Entrar no clima é essencial para que os usuários saibam do que se trata a campanha.

O Carnaval é uma festa cheia de cores, por isso, crie banners chamativos, que evidenciem o tema.

Conforme essa proposta, use uma linguagem descontraída e quando possível, faça associações com trechos de músicas ou marchinhas que estejam em alta, fazendo com que o cliente se identifique com o que está sendo exposto.

Para exemplificar, veja a ação promovida pela Americanas.com:

Lojas Americanas
A Americanas.com encontrou uma forma criativa de incentivar os consumidores a solicitarem seu cartão, transformando a chamada em uma famosa marchinha de Carnaval

2. Aposte em promoções

Como citamos e mostramos o exemplo acima, mesmo que os produtos da sua loja não tenham relação direta com o Carnaval, elabore estratégias que vinculem o seu negócio com a data em questão.

Essa prática pode ser usada para diversos segmentos, já que promoções e ofertas ganham rapidamente os olhares dos consumidores.

Isto é, esse tipo de campanha são gatilhos que despertarão a curiosidade e aguçarão o desejo de compra.

Para isso, recomendamos o uso da urgência a seu favor, promovendo ofertas por tempo limitado.

Falando nisso, o Magazine Luiza está empenhado em cativar seus clientes.

Observe que neste caso, mesmo os produtos não sendo específicos para o Carnaval, a loja soube trabalhar muito bem o anúncio:

Magazine Luiza e Ruby Rose também apostaram em campanhas para vender no Carnaval
Imagem 1: Magazine Luiza / Imagem 2: Ruby Rose

Já a Ruby Rose, que atua no segmento de beleza, comercializando produtos de maquiagem, investiu na ideia de presentear o consumidor com um cupom de 10% de desconto na sua primeira compra.

O Submarino aproveitou o momento e estendeu sua campanha ao e-mail marketing, para divulgação do cartão, seguindo os mesmos padrões definidos para a loja e demais mídias, fazendo com que o público reconheça a marca facilmente.

Submarino investiu em e-mail marketing para vender no Carnaval
O Submarino manteve o mesmo padrão de identidade nas campanhas relacionadas ao Carnaval

3. Frete grátis

Você sabia que campanhas com Frete Grátis tendem a obter resultados satisfatórios?

Segundo o relatório mais recente do Webshoppers, 60% dos consumidores preferem pagar mais barato no frete, mesmo que o prazo de entrega seja mais longo.

Além disso, uma das principais razões do alto índice de carrinhos abandonados, acontece justamente porque o valor do frete acaba sendo excessivo.

Dessa forma, com descontos no frete ou até a isenção dele, você dará um motivo a mais para que o consumidor escolha a sua loja.

Ah! E como se trata de um “feriado prolongado” pondere a logística de entrega, para não exceder o limite da data combinada.

O Magazine Luiza ofereceu frete grátis para impulsionar vendas
O Magazine Luiza está oferecendo opções de frete grátis para chamar a atenção dos consumidores

4. Use as Redes sociais para vender no Carnaval

A rede social é o segundo motivador de compras, perdendo apenas para os buscadores, ou seja, deixar de lado a manutenção dessas plataformas fará com que você perca vendas.

Nas datas comemorativas, elas são ainda mais necessárias, já que a movimentação de usuários é maior nesses períodos.

Imagine a quantidade de pesquisas realizadas para saber detalhes referentes aos shows, trios elétricos, folias, enfim, não permita que sua loja passe despercebida.

Para gerar engajamento, faça postagens sobre os cuidados que devem ser tomados nestes dias ou dicas de como curtir melhor o Carnaval.

O que queremos dizer é: defenda seu espaço para agarrar uma parcela desse mercado.

Siga o exemplo das grandes marcas:

A Americanas.com e o Submarino investiram nas redes sociais para impulsionar campanhas de Carnaval
A Americanas.com apostou na combinação do produto (copos reutilizáveis) com o consumo consciente para incentivar a compra do mesmo. Já o Submarino investiu em postagens que geram engajamento

5. Site responsivo

Até aqui, você ouviu e seguiu direitinho todas as nossas dicas, perfeito!

Contudo, para que as ações sejam efetivas, é fundamental que você tenha um site que permita uma experiência de navegação otimizada, portanto, uma versão responsiva fará toda a diferença.

Ele garante que o seu site possa ser acessado de qualquer aparelho móvel (smartphone ou tablet), sem perder a qualidade de usabilidade, sendo adaptável para todos os tamanhos de tela.

Para se ter uma ideia, os dispositivos móveis são a preferência de mais de 40% dos usuários, então, caso o seu e-commerce não tenha essa opção, está na hora de adequá-lo.

6. Opções de pagamento

Com a finalidade de agradar os consumidores, é importante que você não se esqueça de disponibilizar variadas formas e meios de pagamento.

Contar com maneiras seguras e descomplicadas, evitará que você desperdice a chance de fechar boas vendas.

Priorize a flexibilidade para agradar e proporcionar uma experiência positiva e completa ao consumidor.

Afinal, deixar o cliente escapar na última etapa do processo de vendas seria frustrante, concorda?!

BÔNUS

Vamos agora a nossa dica bônus para sua loja vender no Carnaval, então, abordaremos a seguir, os segmentos que são mais explorados.

De acordo com os anos anteriores, deduzimos que beleza, moda, acessórios, saúde, artigos para festa e turismo são mercados que possuem grandes chances de encantar clientes e alavancar vendas.

Veja os motivos:

As festas são marcadas pelo uso de fantasias, muito brilho, maquiagens criativas, acessórios, ou seja, este é o momento em que as pessoas se expressam através das composições.

Consequentemente, elas estarão interessadas em lojas que ofereçam essas condições, por isso, avalie os produtos que satisfaçam essa necessidade e divulgue.

Para quem trabalha com artigos para festa, os kits carnavalescos são grandes aliados dos foliões, que procuram por confetes, balões, copos e canecas personalizadas, enfim, essa é uma extensa lista de itens que completam a diversão.

Na área da saúde, os comerciantes podem aproveitar a demanda de protetores solares, já que os eventos acontecem durante todo o dia, por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados.

No ramo de turismo, os pacotes de viagens tornam-se atrativos, pois muitas pessoas usam os dias de folga para “miniférias”, assim, conceda pacotes promocionais e lembre-se de direcionar corretamente cada campanha.

Por exemplo, lugares tranquilos e longe das multidões, serão mais indicados para famílias ou para pessoas que buscam seu “merecido descanso”.

No entanto, o público jovem, opta pela companhia dos amigos, assim, o destino recomendado seria para os estados onde se concentram o maior fluxo de pessoas e os trios mais famosos.

A Dafiti, Renner e Ruby Rose marcaram presença no Instagram com ações de marketing digital
As marcas do segmento de moda, beleza e acessórios estão investindo fortemente em campanhas nas redes sociais
A Panvel Farmácias e  Decolar também estão presentes no Instagram durante o Carnaval
Saúde e Turismo também estão fazendo sua parte para conquistar a preferência dos consumidores

Conclusão

Acabamos de descrever seis formas eficientes de fazer uma boa campanha para vender no Carnaval.

Assim, cabe a você, dono de e-commerce, estudar quais possibilidades se encaixam no seu negócio e abraçar essa oportunidade para lucrar muito mais nesta data.

Com isso, ao manter o ritmo e divulgar sua loja em épocas festivas, você fará com que seu público esteja sempre à espera de novidades, gerando engajamento e cliques.

Marque presença para se tornar uma opção.

Boas vendas!

Comente, sugira e participe: