Dicas Datas comemorativas Dia Internacional da Mulher: 3 dicas de ouro para criar campanhas de sucesso

Dia Internacional da Mulher: 3 dicas de ouro para criar campanhas de sucesso

Por Aline Truchetti em 27 de fevereiro de 2020

A luta feminina ainda não terminou, na verdade ela é exercida diariamente, porém, até aqui elas alcançaram a estabilidade e independência financeira e se tornaram consumidoras ativas. Por isso, fique atento a este comportamento e saiba como o Dia Internacional da Mulher pode impactar o seu negócio.

A luta pelos direitos igualitários das mulheres está cada vez mais em evidência, assim como a ascensão delas no mercado de trabalho, seja como colaboradoras ou empreendedoras.

E tudo isso está causando um grande impacto no comércio digital.

Em outras palavras, a mulheres estão se tornando mais independentes financeiramente e, consequentemente, consumidoras ativas.

Podemos confirmar esse fato através de pesquisas recentes, que mostram que o público feminino foi quem mais comprou on-line em 2019 e que, diferente do que muitos acreditam –  um pensamento até arcaico, diga-se de passagem – os produtos mais adquiridos por elas não foram os domésticos.

Desse modo, as mulheres foram as grandes responsáveis por fomentar o comércio de beleza, moda e acessórios.

Ou seja, podemos observar que seus interesses vão muito além do interior do lar, hoje elas se preocupam com a saúde, beleza e bem-estar.

Assim, muitos comerciantes viram esta mudança como uma grande oportunidade de vendas.

Contudo, vale ressaltar que, com o empoderamento feminino cada vez mais forte, existem maneiras corretas para elaboração de campanhas.

Estamos falando de fatores importantes que devem ser levados em consideração, caso contrário o efeito será negativo.

Então, se você pretende aumentar sua receita e criar ações assertivas para o Dia Internacional da Mulher, fique com a gente e continue a leitura.

1. Conhecimento é tudo

Primeiramente, antes de definir uma estratégia, é fundamental aprofundar seu conhecimento sobre o que será abordado e para quem será direcionado.

E isso vai muito além de simples colocações, é necessário compreender que o cenário mudou e que suas ações devem acompanhar essa transformação, só assim será possível alcançar bons resultados.

Como mencionamos neste artigo, “15 tendências em e-commerce para 2020”, as causas sociais estão ganhando força, e neste ano, isso estará ainda mais claro.

Portanto, sua principal tarefa é realizar uma pesquisa para diminuir os riscos de uma campanha inadequada.

Tomando este cuidado, você estará um passo à frente de conquistar o público feminino.

2. Cuidado com falsas expectativas

Uma ação bem estruturada é sinônimo de repercussão positiva.

Contudo, existe ainda um elemento muito forte que deve ser lembrado: a sinceridade.

E não estamos falando apenas em cumprir o que foi divulgado, o que estamos ressaltando aqui é a sua transparência perante o público-alvo.

Isto é, jamais transmita algo que sua empresa não vive, ou seja, nunca finja um apoio momentâneo para aumentar a demanda.

Com o alto número de defensores de causas sociais, assim como a relevância que ganhou o consumo consciente, essas pessoas farão uma busca e descobrirão detalhes sobre sua empresa.

Sendo assim, alertamos que os efeitos colaterais de uma aproximação por conveniência, serão prejudiciais para a saúde do seu negócio, já que ser um inimigo em comum dessa parcela de consumidores, renderá avaliações desfavoráveis.

Por isso, mantenha-se dentro da sua realidade, não promova algo apenas para impressionar.

3. Foque na valorização da data

Existe um planejamento correto para cada tipo de estratégia e em relação ao Dia Internacional da Mulher, isso não é diferente.

Desde aqueles que atuam no ramo de beleza e moda, até os que vendem eletrodomésticos e produtos para o lar podem, com informação e consciência, desenvolver ações eficazes que atendam a expectativa do público feminino.

Não é um absurdo promover esses itens , entretanto, saber como realizar essa abordagem é o grande segredo para que a campanha não entre em contradição.

Afinal, o foco é a valorização da mulher, por isso, tenha cuidado ao produzir um conteúdo que reafirme estereótipos antiquados e que vão ao desencontro do que a data propõe.

Recentemente, a Heineken divulgou uma propaganda, com o intuito de lutar justamente contra essa rotulação.

O vídeo, que foi divulgado em janeiro e tem duração de até 49 segundos, mostra homens e mulheres em um bar, onde as bebidas são entregues de acordo com os gêneros: cerveja para eles e drinks para elas.

Divulgada no início deste ano, a campanha tem como objetivo romper o preconceito de gêneros

Em 2019, a Renault e a DPZ&T, em parceria com a Vice, usaram a velha frase “Tinha que ser mulher” para lançar uma campanha especial e totalmente voltada para a conscientização de gêneros.

Dessa forma, eles acompanharam o dia a dia de três mulheres com rotinas diferentes, gerando visibilidade para assuntos que muitas vezes passam despercebidos em relação a vivência feminina.

Renault | Tinha Que Ser Mulher

Fomos às ruas com a Renault e a VICE Brasil para discutir os desafios da mobilidade urbana para as mulheres. E, como lugar de fala é fundamental, o projeto #TinhaQueSerMulher foi criado por uma equipe 100% feminina. ✊Confira abaixo o doc e leia as matérias completas aqui: https://goo.gl/nshgPp#dpzt #renault #institutorenault #vicebrasil #vice

Publicado por DPZ&T em Quarta-feira, 20 de março de 2019
Em 2019, a Renault e DPZ&T, em parceria com a Vice lançaram a campanha “Tinha que ser mulher”

Com certeza valem a reflexão e que podem ser usadas como fonte de inspiração para futuras ações.

Conclusão

Além das regras básicas que vão desde garantir uma ótima experiencia de navegação e usabilidade, vitrines atrativas e promoções, os lojistas devem estar de olho nas mudanças que envolvem a pauta feminina, assim cortarão pela metade as chances de uma campanha fracassada.

Então, para reforçar, lembre-se do significado e importância do Dia Internacional da Mulher, pois muito além do lucro extra, elas são clientes fiéis e assíduas de marcas que ganham sua confiança e respeito.

Faça as combinações certas e seu negócio seguirá o caminho do sucesso. Boas vendas!

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