Dicas Datas comemorativas Dia dos Pais 2020: previsão é que o e-commerce fature R$3,15 bilhões

Dia dos Pais 2020: previsão é que o e-commerce fature R$3,15 bilhões

Por Aline Truchetti em 29 de julho de 2020

Mesmo com a pandemia, grande parte das pessoas pretendem celebrar o Dia dos Pais. Neste artigo detalhamos tudo para você, confira!

O Dia dos Pais deste ano será diferente, afinal, em meio às medidas de restrições e distanciamento social, as tradicionais reuniões familiares podem não acontecer.

No entanto, uma pesquisa feita pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, mostrou que mesmo com o isolamento, quase 60% das pessoas pretendem, de alguma forma, comemorar a data. Veja:

As pessoas comemorarão o Dia dos Pais?
Dos respondentes, 35,9% moram com os pais e 64,1% já não moram mais na mesma casa
As pessoas comemorarão o Dia dos Pais?
Dos respondentes, 35,9% moram com os pais e 64,1% já não moram mais na mesma casa

Considerando então apenas o percentual que corresponde as pessoas que pretendem celebrar a data e aquelas que ainda têm dúvidas, 20,7% dos entrevistados afirmam planejam visitar os pais, este número é resultado das flexibilizações adotadas por algumas cidades.

Porém, mesmo com essa tolerância, 23,7% não pretendem arriscar, por isso, optaram por fazer uma ligação ou chamada de vídeo.

Intenção de compras para o Dia dos Pais

Agora, falando em intenção de compras, as expectativas são positivas, principalmente para o comércio on-line.

Pois, de acordo com a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é que as vendas tenham um aumento de 23% e que o e-commerce chegue a faturar R$3,15 bilhões.

Aliás, a pesquisa citada anteriormente aponta que entre as 64,9% das intenções de compra, 47,8% serão feitas no comércio eletrônico:

Intenção de compras para o dias dos pais no e-commerce

E estes são os principais motivadores de compra para o Dia dos Pais:

  • 40,9% bons preços;
  • 24% boas taxas de frete;
  • 18,5% bons prazos de entrega;
  • 16,2% Facilidades/opções de pagamentos;
  • 9,1% boa política de troca e devolução.

Quanto aos produtos mais requisitados para presentear, estão:

  • 46,9% Moda e acessórios;
  • 28,6% Eletrônicos e Informática;
  • 17,4% Alimentos;
  • 16,8% Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos;
  • 15,9% Beleza

Razões de desistência

Depois de conquistar o clique do consumidor, é fundamental que você tome os devidos cuidados para que as vendas aconteçam, ou seja, revisar tudo que diz respeito a experiência do usuário.

Então, deixe sua equipe pronta para garantir um bom atendimento, organize seu estoque e ofereça o melhor na questão de frete, prazos de entrega e opções de pagamento.

Para a compreender melhor o valor de dessas atitudes, conheça alguns motivos que causariam a desistência da compra:

  • Prazos de entregas ruins;
  • Não ter acesso a bons preços ou promoções;
  • Falta de opções de pagamentos;
  • Falta de opções de produtos (numeração, tamanho, cor ou modelo);
  • Não confiar na loja virtual ou aplicativos
  • Não ter acesso aos produtos que precisa.

Em meio a pandemia, sabemos que os prazos de entrega estão mais longos, se comparado com o período anterior, todavia, o presidente da ABComm, disse em entrevista que o tempo médio teve um aumento de dois dias, isto é, de seis para oito.

Portanto, organize este e todos os outros fatores que podem influenciar negativamente nas vendas, para que você não perca nenhuma oportunidade.

Onde os consumidores buscam pelas ofertas

Em relação aos motivadores de compra, observamos que mais de 40% dos consumidores priorizam as lojas tenham bons preços.

Contudo, onde eles buscam pelas ofertas?

O estudo revelou que 48,8% da procura são feitas nos próprios sites das lojas, sendo assim, caso você esteja realizando um trabalho de engajamento e nutrição de leads, suas chances de vendas são maiores.

Além disso, o posicionamento da marca nas plataformas de busca como Google e Bing também é essencial, afinal, este é o segundo item mais utilizado pelos usuários, correspondendo a 39,6%.

As redes sociais também marcam sua importância, isto é, 27,8% usarão como ferramenta de pesquisa.

Aplicativos, comparadores de preços e indicações de amigos e familiares, também fazem parte dessa lista.

A partir disso, outra pergunta foi feita: “O que faria os consumidores comprarem em uma loja que não conhecem?”

E os fatores que se destacaram foram:

  • Bons preços;
  • Avaliações positivas, em relação a qualidade dos produtos;
  • Indicação de amigos ou familiares;
  • Boas notas em sites de avaliação;
  • Valores de frete satisfatórios;
  • Bom atendimento;
  • Prazos de entrega.

Conclusão

Sempre dissemos aqui que as datas comemorativas são ótimas oportunidades para que os lojistas aumentem suas vendas e também para conquistar novos clientes.

É fundamental que você esteja atento às pesquisas e relatórios, pois eles geram insights e contribuem para a elaboração de estratégias assertivas, já que possibilitam uma visão mais segura do que está por vir.

Sendo assim, aproveite essas informações sobre o Dia dos Pais, para executar ações que aumentem o número de visitantes e é claro, para deixar seu estoque preparado para atender a demanda esperada.

Para finalizar, ressaltamos que diversos elementos são responsáveis pelo desempenho da sua loja virtual.

Por isso, a Netzee – Agência de E-commerce, se atualiza constantemente para proporcionar o melhor aos seus clientes, para que dessa maneira, eles possam alcançar os melhores resultados. Entre em contato conosco!

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