Dicas Dia dos pais 2019: Como preparar o meu e-commerce para vender mais

Dia dos pais 2019: Como preparar o meu e-commerce para vender mais

Por Jaqueline Piva em 18 de junho de 2019

Mais um ano de datas comemorativas, mais um dia dos pais para comemorar e com isso o e-commerce tem mais uma data para aumentar o faturamento com as vendas.

Em 2018 o dia dos pais foi a 4º data com o maior faturamento do e-commerce e movimentou R$2,09 bilhões, ficando atrás do Natal, Black Friday e Dia das Mães. Os números afirmam que a data merece preparação especial por parte dos lojistas e que é necessário um planejamento adequado e detalhado para atender as demandas dos consumidores, segundo a Ebit.

Nesse ano a comemoração será no dia 11 de agosto, mas índices apontam que as vendas já se iniciam 20 dias antes para aqueles que são mais adiantados e por isso os lojistas não devem deixar para pensar nas estratégias em cima da hora.

Como preparar o meu e-commerce para o Dia dos Pais?

As compras no e-commerce começam um pouco antes, além disso, as pesquisas dos presentes começam até 30 dias antecedentes ao dia comemorativo. Por isso as estratégias precisam estar prontas. Faltando ainda um pouco mais de mês para a data, você tem um bom tempo de pensar nas ações e colocá-las em prática.

Defina uma linguagem adequada para todos os públicos

É importante que você utilize e defina um tom para conversar com o seu público e que isso esteja alinhado com todos os canais em que a loja marque presença.

Os formatos de família já não seguem o modelo tradicional antigo e se você entende isso a sua loja pode ganhar mais. Avós, tios, padrastos assumem figura paterna e merecem o reconhecimento da mesma forma.

A dica é usar uma comunicação abrangente, que alcance todos de forma que filhos e pais se sintam parte disso independente do papel que assume fora do contexto paterno. A sua loja virtual deve ser o espaço inclusivo e levar em consideração todos os públicos.

Além disso, a linguagem deve impactar a quem irá comprar o presente e não apenas o presenteado. Venda para os filhos, os companheiros, os amigos, isso muda a forma como você irá falar com eles.

Inclua essa linguagem na descrição do produto, muitas vezes quem irá comprar não é quem vai utilizar. Apresente as informações técnicas, mas fale das vantagens do produto e suas características detalhadamente.

Personalize sua loja virtual

Assim como as lojas físicas enfeitam suas vitrines, as virtuais também devem criar um espaço e personalizar seu ambiente de acordo.

E você pode apostar em uma personalização menor ou em algo mais específico. Por mais básico que seja o seu investimento apostem em banners temáticos e artes para as redes sociais.

Os banners de uma loja virtual são como as vitrines dos estabelecimentos físicos. Eles são responsáveis pelo primeiro impacto que os usuários têm ao chegar na sua loja. Deixe em evidência os produtos que entram nas categorias de mais comprados nessa data, coloque em primeiro as promoções que você fará.

Os banners personalizados devem chamar a atenção dos usuários para clicar em um botão e serem levados para a página de produtos ou páginas criadas para essas promoções.

Para quem investe mais, essas páginas que podem ser chamadas de landing pages ou hotsites são feitas exclusivamente para promoções ou para produtos específicos. Esse tipo de estratégia funciona muito bem e aumentam as vendas.

A aposta de muitas lojas é criar uma categoria só para os presentes e ofertas exclusivas para o dia dos pais. Onde estará reunido os produtos da loja que tem a maior escolha. Isso facilita até a navegação do usuário e os produtos que você gostaria de vender ficam em evidência, reunidos em um só lugar. Em muitos casos as lojas fazem páginas para os kits de produtos que podem ser dados de presente.

Planeje os estoques e logística

Com base em datas passadas e tendências você consegue saber quais produtos poderão ter mais vendas nesse período, de acordo com isso prepare-se antes para aumentar seu estoque e garantir que as entregues cheguem dentro do esperado pelos clientes.

A data carrega consigo uma carga emocional e por isso esses cuidados são necessários, ninguém quer ter um grande atraso ou não encontrar o presente por estoque vazio.

Entre em contato com os fornecedores para aumentar a quantidade de produtos dos pedidos. Caso for necessário também cabe ao lojista agilizar o processo de embalagem e afins para que o produto seja despachado num tempo menor que o comum e chegar a tempo da comemoração.

Escolha os canais de divulgação e venda

As redes sociais são o maior espaço para alcançar seu público. A estratégia utilizada varia de loja por loja, mas uma coisa que está funcionando bem são os sorteios. Aumenta o engajamento, o alcance e faz a divulgação do seu produto.

Escolha a rede social em que se encontram a maior parte do seu público e entregue a eles conteúdo que aumente a relevância da sua loja. Compartilhe conteúdo com dicas de presentes, de passeios ou o que você possa partilhar seus produtos. O e-mail marketing é também um canal para colocar em prática essas estratégias. Segmente listas para disparar e-mails de conteúdo e promocionais.

Além do canal de divulgação, outro canal pode ser utilizado para vender mais, o marketplace. Para quem já vende por lá, aproveite as boas condições da plataforma. Se você não vende ainda tem como começar a vender antes da data, esse pode ser o momento de emplacar seu nome no marketplace.

Ofereça atendimento de qualidade

Para uma experiência positiva completa, o atendimento é chave essencial. Mostre que está à disposição para ajudar em qualquer coisa e deixe a mostra os canais disponíveis. Resolva todos os problemas o mais rápido possível e valorize sempre o direito de seus consumidores.

Seguindo essas dicas você irá estar preparado e com antecedência para o dia dos pais e poderá atender melhor os clientes.

Comente, sugira e participe: