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Dia das Mães no e-commerce: prepare a sua loja virtual para vender muito mais

Por Aline Truchetti em 23 de abril de 2021

O Dia das Mães é uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes, afinal, a expectativa é de grande movimentação neste período.

Datas comemorativas são muito bem-vindas para os comerciantes, afinal, se trata de um período com ótimas oportunidades para faturar alto.

No e-commerce isso é muito utilizado, pois abre margem para o desenvolvimento de diversas ações.

Sejam elas para aumentar o número de visitantes, a taxa de conversão, o ticket médio de compra, fidelizar clientes, enfim, essa decisão dependerá do objetivo do lojista.

E para que as campanhas alcancem o desempenho desejado, é importante desenvolver um planejamento, destacando as principais datas comerciais, incluindo também aquelas que podem ser melhor aproveitadas pelo seu segmento.

Além disso, vale ressaltar que no e-commerce essa antecipação é primordial, já que é preciso contar com o tempo de entrega do produto.

Faturamento Dia das Mães no e-commerce brasileiro 

Em 2020, o e-commerce brasileiro chegou a faturar R$6,02 bilhões com as vendas de Dia das Mães.

Esse número é quase três vezes mais alto se compararmos com os anos anteriores, veja:

O faturamento no e-commerce no Dia das Mães de 2020 teve um aumento significativo se comparado com os anos anteriores
O faturamento teve um aumento de 116% quando comparado ao mesmo período do ano anterior
O faturamento no e-commerce no Dia das Mães de 2020 teve um aumento significativo se comparado com os anos anteriores
O faturamento teve um aumento de 116% quando comparado ao mesmo período do ano anterior

Qual o principal motivo desse crescimento?

Vale lembrar que tanto a procura quanto a migração de empreendedores para o ambiente on-line já era uma realidade, mesmo antes da pandemia.

No entanto, vivemos um período em que os agravantes da COVID-19 provocaram o fechamento temporário do comércio físico, que fez com que as pessoas buscassem outros meios de consumo, estimulando a compra on-line

E assim, as vendas pela internet acabaram se tornando um meio único para sobrevivência dos empreendedores.

A prova disso é que o e-commerce brasileiro chegou a faturar, apenas no primeiro semestre, o valor de R$105,6 bilhões.

E o que aprendemos com esses resultados?

Além do faturamento do Dia das Mães, a pesquisa apontou importantes insights, são eles:

A faixa etária da maioria dos compradores ficou entre 26 e 50 anos, mostrando atividade de compradores maduros;

No dia das mães no e-commerce, em 2020, mostrou a participação de consumidores mais maduros
No dia das mães no e-commerce, em 2020, mostrou a participação de consumidores mais maduros

Os produtos foram mais requisitados em volume foram:

Os produtos mais comprados em volume no dia das mães foram os relacionados a moda e beleza
Os produtos mais comprados em volume no dia das mães foram os relacionados a moda e beleza

Já os produtos que tiveram um ticket médio de compra mais alto foram:

Já os produtos de maior valor foram telefonia e eletrônicos
Já os produtos de maior valor foram telefonia e eletrônicos

Expectativa para o Dia das Mães no e-commerce em 2021

Agora, em 2021, nós revivemos a mesma situação, portanto, podemos adiantar que as compras serão feitas, em sua maioria, pela internet.

E os consumidores permanecem com a intenção de presentear, para que a data não passe despercebida. Veja:

A expectativa para o Dia das Mães no e-commerce deste ano é positiva e aponta boas oportunidades para vendas
A expectativa para o Dia das Mães no e-commerce deste ano é positiva e aponta boas oportunidades para vendas
A expectativa para o Dia das Mães no e-commerce deste ano é positiva e aponta boas oportunidades para vendas

Entre as pessoas que não pretendem comprar, a pesquisa apontou que os motivos são:

  • Não terem com quem comemorar
  • Precisam economizar
  • Não tem o hábito de presentear

Agora que você já está por dentro de todos os números que envolvem o sucesso do e-commerce, incluindo o Dia das Mães, confira 6 dicas de como preparar a sua loja virtual e vender muito mais!

6 dicas de como preparar a sua loja virtual para o Dia das Mães

1. Comece lembrando o seu público sobre a data

Para isso, aposte em elementos visuais relacionados à data, tanto nas redes sociais quanto nos banners da loja.

Invista em campanhas de e-mail marketing. Você pode criar um guia com ideias de presentes para o Dia das Mães e enviá-la para sua base de clientes.

2. Pense além e amplie suas oportunidades

Não fique apenas no básico, afinal, essas mulheres também possuem suas particularidades.

Portanto, explore as melhores abordagens de acordo com o seu segmento, potencializando as chances de venda.

Aliás, a pesquisa com as expectativas para este ano apontou que os consumidores pretendem presentear a avó, esposa, madrinha, amiga, irmã…

Então, saia do convencional para ampliar essas oportunidades.

3. Crie kits especiais para o Dia das Mães

Comece avaliando o seu estoque para elaborar kits exclusivos para a data. Esta é uma forma de agregar valor à mercadoria.

Pense também na possibilidade de oferecer embalagens personalizadas, elas promovem uma experiência completa ao consumidor.

Desse modo, sua loja terá um destaque maior, já que contará com um diferencial que encanta e desperta o interesse do consumidor.

4. Invista em promoções

Explore os diversos tipos de promoções para atrair o usuário:

  • Cupons de desconto;
  • Frete grátis;
  • Preços especiais.

A maioria das pessoas gostam de economizar, isso é fato!

Mas, neste caso, você pode dar mais liberdade ao consumidor, permitindo que ele escolha onde aplicar o desconto.

Para isso, ofereça cupons e divulgue nas redes sociais, incentivando o compartilhamento para fortalecer a estratégia.

Aliás, bons preços e promoções é o fator mais citado pelos consumidores no momento da decisão de compra.

As vantagens de frete também são fatores significativos, seja em relação ao valor ou prazos de entrega.

Por isso, é essencial o planejamento que citamos, para que todas essas informações possam ser usadas com sabedoria.

5. Direcione a comunicação corretamente

Tanto a linguagem quanto a ideia e estratégia devem ser direcionadas às pessoas que vão presentear as mães, pois são os filhos, netos e maridos que farão as compras.

As redes sociais são canais de marketing bastante poderosos, já que fazem parte do dia a dia de muitos usuários e possibilitam diversos formatos de conteúdo.

Então, analise o que funciona melhor para o seu tipo de público e aproveite ao máximo essas plataformas.

6. Ofereça uma ótima experiência de compra

É essencial que o cliente viva uma experiência única e completa, portanto, garanta um layout amigável.

Além disso, proporcione um atendimento de qualidade, esclareça dúvidas e nunca deixe o consumidor esperando por muito tempo por uma resposta.

Isso fará com que ele saiba que é especial para a loja, gerando a recorrência e até a fidelização.

Afinal, uma experiência positiva aumenta as chances desse consumidor voltar a comprar com você.

Comece agora!

Como você pôde observar neste artigo, batemos forte na questão da antecedência, pois ela garante mais assertividade nas campanhas, gerando resultados positivos.

Por isso, aproveite essas semanas para colocar todas essas dicas em prática e deixar a sua loja virtual pronta para encantar, atrair e receber os visitantes.

Bônus: presente especial para lojistas

Aproveitando o momento, nós produzimos um material especial para você, que facilitará a preparação da sua loja virtual para o Dia das Mães.

Liberamos o acesso a um pacote de banners para o Dia das Mães + postagem para redes sociais + calendário comercial para e-commerce.

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