Dicas Descrição do produto: 5 truques para elaborar textos que vendem

Descrição do produto: 5 truques para elaborar textos que vendem

Por Aline Truchetti em 12 de março de 2020

A descrição do produto influencia na decisão de compra do consumidor, portanto, é importante conhecer técnicas para criar textos que facilitem essa etapa.

Ao contrário das lojas físicas, a compra on-line não permite que o usuário tenha um contato direto com o produto.

Por isso, é fundamental apresentá-lo de maneira atrativa para que a chance de fechar a venda seja ainda maior.

E para que isso aconteça, é necessário explorar uma combinação de técnicas eficientes que são:

Ou seja, é fundamental que duas propostas estejam em total harmonia, para conquistar de vez o coração do consumidor.

Neste artigo, mostramos como criar descrições envolventes que despertam o desejo de compra.

Acompanhe!

1. Divulgue os recursos do produto

Você conquistou a atenção do consumidor, ele acessou sua loja, a página do seu produto e… surpresa!

Não encontrou nenhuma informação relevante quanto as funcionalidades e benefícios que a mercadoria trará em troca do seu suado dinheiro.

Portanto, para evitar constrangimentos como este, caracterize muito bem o retorno que esta compra trará.

Sabemos que ele busca por uma solução, algo para suprir suas necessidades, por isso, deixe explícito os atributos e as vantagens oferecidas.

2. Forneça detalhes e especificações

Independentemente do produto, todos eles exigem a divulgação do seu tamanho real, assim como as cores que estão disponíveis, e no caso de roupas e calçados, a tabela de medidas.

Todas essas informações são primordiais, pois é dessa forma que o consumidor saberá que está comprando o item correto.

Já pensou receber em casa uma geladeira que não cabe no espaço reservado ou um micro-ondas que não encaixa na base?

Outro cuidado que você deve tomar, principalmente no segmento de moda, é que P, M, G e GG, deixaram de ser referências concretas há muito tempo, diante da diversidade de corpos é essencial que sejam fornecidas as medidas exatas da peça.

Aliás, detalhes como este diminuem o risco de reclamações, trocas e devoluções.

3. Use palavras sensoriais para despertar o desejo de compra

Palavras sensoriais são aquelas que fazem com que sintamos o cheiro, o gosto ou a textura do produto.

Desperte essas sensações no usuário enquanto ele lê a descrição.

Por exemplo, se você vende pijamas, destaque o toque macio do tecido, remetendo a ideia de conforto e uma ótima noite de sono.

No ramo de bebidas como vinhos, descreva seu sabor, aroma e suavidade.

Enfim, abuse dos adjetivos sensoriais e estimule com mais intensidade a compra.

4. Deixe avaliações expostas

Uma pesquisa feita pela Spiegel Research, apontou que 95% dos consumidores leem opiniões antes de realizarem uma compra.

Ou seja, muito além do produto, eles buscam por recomendações que reafirmem a qualidade e a credibilidade da loja.

Então, analise essas informações e as deixe em evidência nas páginas de compra, que podem ser exibidas por meio de depoimentos ou estrelas, o que vai depender do seu layout e das ferramentas de personalização.

E para que você entenda um pouco mais sobre a importância de manter uma boa reputação, leia este conteúdo: “Reputação on-line: 4 atitudes que ajudarão a construir a autoridade da sua marca”.

5. Adote palavras-chaves

Utilizar técnicas de SEO é indispensável para o posicionamento dentro dos sites de busca, já que essa prática é responsável por fazer com que os consumidores encontrem você.

Ao empregar as palavras-chave de maneira correta na descrição do produto, seu ranqueamento também melhora.

Pois é dessa forma que os algoritmos dos buscadores entendem que a sua loja é a resposta para determinada necessidade, assim ela estará bem posicionada.

E tudo isso gera mais tráfego, leads, conversões e vendas!

Os benefícios de uma boa descrição do produto

Infográfico para descrição de produtos on-line
Observe que ao optar com uma descrição completa e bem estruturada, as vantagens irão além do impacto causado no consumidor

Conclusão

Uma boa descrição exige requisitos básicos e simples de serem assimilados, assim, quanto mais completa, mais efetiva ela será.

Ao responder todas as dúvidas do consumidor em um único lugar, você otimiza diversas operações do seu negócio.

Uma delas, como citamos acima, é o descongestionamento dos canais de atendimento, já que o usuário não precisará fazer tantas perguntas relacionadas ao produto.

Isto é, inclua essas dicas ao criar a descrição e acompanhe as métricas para mensurar os resultados dessa mudança, que com certeza serão favoráveis para a sua loja virtual.

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