Dicas Coronavírus: 5 ações que ajudarão seu e-commerce a sobreviver neste período

Coronavírus: 5 ações que ajudarão seu e-commerce a sobreviver neste período

Por Aline Truchetti em 20 de março de 2020

Com os primeiros casos registrados na China, o Coronavírus (COVID-19) foi decretado como uma pandemia. Hoje, são mais de 240 mil pessoas infectadas com a doença em todo o mundo, fato que está abalando também a economia. Contudo, mantenha a calma pois existem estratégias eficazes para que seu e-commerce resista. Confira!

Com início na China, a pandemia do Coronavírus (CODIC-19), se alastrou pelo mundo e chegou ao Brasil, sendo até agora 621 casos confirmados.

Assim, como medida preventiva, os países estão se resguardando e adotando a quarentena, que é uma das maneiras mais eficazes de diminuir o risco de contaminação.

Com isso, os impactos econômicos caudados pelo Coronavírus tomaram grandes proporções e todos esses acontecimentos estão criando um período de incerteza e frustração para a população, mas, principalmente para os empreendedores.

Porém, neste artigo, nossa pretensão é mostrar para você, lojista, que em momentos como este é fundamental manter o equilíbrio, para que o foco, perante o seu negócio, permaneça firme.

Afinal, em meio a alteração do mercado, nós presamos pela sua sobrevivência e queremos ver sua loja ativa.

Então, prossiga com a leitura para conferir todas as dicas!

1. Mantenha seu público informado

Primeiramente, é essencial que os consumidores saibam quais as providências que estão sendo tomadas por você, diante dessa adversidade.

Por exemplo, muitas empresas optaram pelo home office, dessa forma, mesmo com os colaboradores em casa, o expediente segue regularmente.

Ou seja, explique as adaptações que foram necessárias em decorrência do vírus, no entanto, deixe claro que a loja está funcionando normalmente e que as compras podem ser realizadas sem nenhum impedimento.

E, se algum processo que envolve a compra ou a entrega da encomenda sofrer qualquer tipo de alteração, comunique seu cliente.

2. Programa de bolsas do Facebook

Tendo consciência do desafio que os comerciantes estão enfrentando com o surto global do Coronavírus, o Facebook lançou um programa de bolsas.

Este projeto se trata de um incentivo financeiro de US$ 100 milhões de dólares em dinheiro e créditos para anúncios.

Além disso, o programa poderá te ajudar a:

  • Manter sua força de trabalho;
  • Custos com aluguel;
  • Se conectar com mais clientes;
  • Cobrir despesas operacionais.

O valor poderá ser dividido por até 30 mil pequenas empresas nos mais de 30 países, onde a plataforma atua.

Por enquanto, a rede social não divulgou mais detalhes sobre o assunto, porém, você pode se inscrever neste link para receber informações.

3. Prossiga com o suporte e atendimento on-line

Caso a sua empresa continue, mesmo que em home office, com as atividades em andamento, não deixe de prestar o atendimento e suporte ao cliente.

Aliás, com a restrição, os usuários passarão mais tempo na internet, o que fará com que as pesquisas sejam feitas com mais ponderação, gerando um aumento na demanda da sua caixa de notificações.

Então, para que as oportunidades não sejam perdidas ou acabem se transformando em avaliações negativas, não permita que o consumidor fique sem resposta.

4. Promoções para gerar caixa

Você deve estar pensando que somos loucos em propor que sejam feitas promoções em um momento como este, certo?!

Mas, fique tranquilo!

Não são necessárias grandes queimas ou excepcionais descontos, na verdade, estamos sugerindo uma maneira de fazer com que você gere caixa e tenha dinheiro em mãos, para que assim, as contas do dia a dia se mantenham organizadas.

Então, se você possui um bom estoque de mercadoria, avalie as ofertas que podem ser feitas.

Uma ideia é proporcionar mais formas de parcelamento ou reduzir o valor do frete, até porque, este é um dos fatores que influenciam na decisão de compra.

5. Invista no Marketing de Conteúdo

Como citamos, as pessoas estarão on-line por mais tempo, portanto, esta não é a ocasião certa para ignorar a importância das ações de marketing digital.

É lógico que as estratégias devem acompanhar e respeitar o cenário atual, levando sempre em consideração os sentimentos dos usuários.

Por isso, vale ressaltar que você deve pensar muito bem nas campanhas que serão lançadas.

Todavia, esta não é uma missão impossível, pois existem várias maneiras de capturar leads e mantê-los engajados, e isso pode ser feito sem que você ultrapasse qualquer limite.

Isto é, o Coronavírus é uma das palavras mais pesquisadas nos últimos dias, já que as pessoas estão preocupadas com a propagação da doença.

Entretanto, elas também querem saber sobre proteção, se animais domésticos podem contrair ou transmitir a doença, em como manter os filhos entretidos em casa, enfim, são inúmeros assuntos que podem ser abordados e que irão resultar em cliques e interações.

Então, explore os temas que tenham relação com o seu segmento e público e ofereça um conteúdo informativo e de qualidade, que agregue conhecimento e que sirva como um auxílio nesta nova, porém, temporária rotina que estamos vivendo.

Conclusão

Compreendemos o quanto as circunstâncias são delicadas e que as consequências do Coronavírus não desaparecerão do dia para a noite, mas, persista no seu negócio.

Sobretudo, isso vai passar, assim como outras crises já passaram, por isso, queremos ver seu e-commerce prosperando.

Ah! Mais uma coisa.

A Nuvemshop nos enviou um e-mail apresentando um método simples de chegar ao diagnóstico da sua situação financeira, então, anote aí:

Some as vendas a receber nos próximos meses e desconte as contas a pagar neste mesmo período, dessa forma, você saberá quantos dias serão necessários para o planejamento de novas ações.

Este é o nosso modo de ajudar você a superar este obstáculo, trazendo dicas e atualizações do mercado, por isso, caso tenha dúvidas, continue acessando nossos canais de comunicação e deixe seu comentário, ficaremos imensamente felizes em responder! 💙

E siga as orientações da Organização Mundial da Saúde, para que o seu bem estar e de todos a sua volta seja preservado.

Até logo!

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