Desenvolvimento Conhecimentos básicos para entender o que é programação em uma loja virtual

Conhecimentos básicos para entender o que é programação em uma loja virtual

Por Jaqueline Piva em 28 de agosto de 2019

Eu preciso saber programar para ter uma loja virtual? O que preciso entender?

Essa é uma dúvida de muitos iniciantes e até mesmo de quem já está no mercado há algum tempo. Quem gerencia e administra um e-commerce tem essas preocupações constantemente.

Mas, respondendo à pergunta em questão, não é necessário saber programar. O que pode agregar muito valor é entender o básico.

Não que você precise ser um expert em programação para abrir uma loja virtual, mas é válido informar-se minimamente para, além de detectar e solucionar problemas, saber avaliar quem contratar para lhe ajudar se for o caso.

Hoje as possibilidades de criar uma loja virtual em cinco minutos são muitas. Existem plataformas que disponibilizam templates prontos que podem ser customizados facilmente, com um pouco de paciência e prática você cria a sua loja e começa a vender seus produtos.

Mas há quem mesmo que com o passo a passo em mãos não tenha dominância de executar.

De modo geral, a programação de uma loja virtual exige duas bases de conhecimento para que funcione: o front-end e back-end. Cada uma delas possuem linguagens de programação que se complementam e resultam no funcionamento dinâmico da loja.

O desenvolvimento de uma loja virtual requer o conhecimento do que podemos chamar também de ‘código’. As lojas virtuais têm códigos prontos que podem ser alterados conforme os recursos que os lojistas necessitam.

É nesse momento que as alterações solicitadas podem ser feitas ou não pelos próprios donos.

Alguns termos e conceitos para entender melhor

Código aberto

Código aberto é quando é possível fazer alterações na estrutura da loja, alterar recursos, implantar novos, ou retirar algo. Plataformas de código aberto dão mais autonomia para os lojistas estilizar a sua loja. Assim, através das linguagens de programação são feitas alterações e modificações.

Linguagem de programação

Tecnicamente, é um método padronizado que comunica instruções para o computador executar. As linguagens são dominadas pelos programadores e possuem graus de dificuldades que variam de acordo com recursos da loja. As mais conhecidas são: HTML, CSS, javascript e PHP, encontradas geralmente na maioria das plataformas.

Além dessas existem muitas outras, umas mais avançadas outras mais antigas, mas todas com o objetivo de fazer com que uma loja execute as ações desejadas.

Plataforma de e-commerce

As plataformas de e-commerce são espaços onde as lojas são criadas. Cada plataforma utiliza uma linguagem e possui recursos específicos. A escolha da plataforma vai de acordo com o tamanho da loja e as funcionalidades que o segmento necessita. A escolha da plataforma é a decisão mais importante na hora de abrir uma loja virtual.

Integrações

As integrações dependem de recursos da plataforma também e podem ser configurados via programação. Por isso se a sua loja irá ter integrações, necessitará desse conhecimento.

HTML e CSS

Essas são as linguagens mais básicas para o funcionamento dinâmico de uma loja virtual. O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para estruturar os conteúdos, sejam textos, imagens, vídeos ou áudios.

Já o CSS significa folha de estilo, é utilizada como complemento ao HTML, seu principal benefício é prover a separação entre formato e conteúdo, é uma linguagem mais voltada para a estética para formatar conteúdos já estruturados. É responsável pela aparência da página, como posicionamento de elementos, cores, e tudo o que mais deixa o site visualmente agradável para a navegação.

Essas são as duas linguagens universais mais importantes e que sustentam, em suma, todos os websites.

Muitas pessoas que têm lojas possuem o mínimo de conhecimento a respeito da prática e conseguem fazer as mudanças sozinhos.

Conclusão

Com essas definições você pode ter uma noção para poder contratar alguma agência ou comprar um template de layout pronto. Caso não entenda nada sobre programação, é possível administrar uma loja normalmente, mas com o auxílio de um suporte, seja de plataforma ou agência.

Se tem algo que você gostaria de saber e aprender mais, é só comentar aqui em baixo ou mandar pra gente. Vamos te ouvir!

Visite o nosso site e conheça um pouco mais da nossa agência https://www.netzee.com.br/

Comente, sugira e participe: