E-commerce Atendimento Como se destacar no Atendimento ao Cliente e vender mais

Como se destacar no Atendimento ao Cliente e vender mais

Por Jaqueline Piva em 23 de julho de 2019

Não basta oferecer os melhores serviços e produtos, ter um bom posicionamento no Google ou um ótimo espaço de vendas, se o seu atendimento não for o melhor de todos. Nada disso terá um grande impacto ou trará bons resultados se o atendimento não for de excelente qualidade.

Pare e pense na última empresa que te atendeu ou a última vez que um atendimento te surpreendeu. E mesmo que a tecnologia esteja disponível e faça muito dos trabalhos humanos, são nós que daremos vida a um atendimento, de forma humanizada e você se lembrará, provavelmente do vendedor mais simpático e atencioso.

Um bom atendimento é muito mais do que ser educado e honesto, isso é uma obrigação e não mais um diferencial, se a sua empresa não preenche esse requisito, então o sucesso está mais longe do que imagina. A comunicação é o principal viés de comunicação entre uma organização e o cliente.

Como fazer um bom atendimento?

Primeiro atendimento

O primeiro contato com o cliente é sem dúvidas um dos momentos mais importantes de todos os processos. Parece algo simples, mas ele precisa se sentir acolhido e confortável.

Para um boa abordagem e condução da conversa, o vendedor tem a obrigação de conhecer a fundo o seu tipo de serviço ou produto e dominar todos os valores e processos da empresa no geral.

A construção do vínculo no primeiro contato pode tornar o restante da negociação e os atendimentos futuros mais leves e produtivos.

Escutar o cliente

Quando ele já te conhece e conhece a empresa, é hora dele querer falar, ouça. Hoje, um dos grandes erros do atendimento de empresas é não ouvir o que o cliente tem a dizer. Eles não sentem que estão sendo compreendidos pelos vendedores, que, muitas vezes interrompem e não transmitem confiança e segurança. Assim deixar passar a oportunidade de entender melhor qual a dor do cliente e se posicionar melhor quanto as soluções.

Ouvir o seu cliente pode trazer muitas informações que agregam no procedimento e até no formato de processos da empresa. De qualquer forma, busque sempre encontrar soluções e palavras positiva para que ele se sinta compreendido e que você não está o escutando por obrigação.

Identifique as necessidades

Outro momento de grande importância é entender quais as necessidades dos clientes, quais são seus medos e franquezas e suas objeções em cima do produto ou serviço.

Para ajudar no recolhimento dessas informações, é recomendado que seja utilizado um processo definido e aplicável. Existem algumas metodologias que podem ser aplicadas, mas de uma maneira mais simples, um briefing pode ajudar muito.

Juntamente com as equipes crie um briefing padrão, mesmo em atendimento por telefone ou e-mail, o briefing pode ser utilizado. Ele irá servir para nortear e definir a real necessidade do cliente, assim, é mais fácil oferecer para ele o que mais se encaixa no momento em que está.

Em alguns atendimentos o briefing não precisa ser usado ao pé da letra como uma regra, ele é importante, mas você pode improvisar caso surja novas informações dadas pelo próprio cliente

Mantenha um relacionamento

Mesmo na hora de vender é necessário continuar a nutrir o relacionamento com o cliente. Talvez ele não esteja preparado para comprar agora, por isso o relacionamento é tão importante.

Muitos vendedores ficam obcecados por vender, principalmente quando se deparam com uma boa oportunidade e esquecem que o cliente ainda está em processo de convencimento. Qualquer ato que o faça se sentir desconfortável pode acarretar na perda da venda.

Vender

Para os vendedores essa é a palavra que vive presente no seu vocabulário, vender, vender e vender. E é nessa hora que todas as grandes habilidades são mostradas. Caminhar até aqui não foi fácil, e agora pode ficar um pouco mais complicado.

A argumentação é a base de uma venda, e apresentam as vantagens e benefícios do seu produto e serviço. E ela é embasada também nas perguntas e respostas do Briefing que devem ser utilizadas ao seu favor.

Vender requer habilidades para impressionar e convencer de forma sutil o cliente a adquirir algo. Esqueça que uma venda acontece na base da insistência.

Pós-venda

O pós-venda é responsável pela fidelização do cliente, como ele é tratado após comprar diz muito se ele vai voltar ou não. Melhor do que o cliente que compra, é o que compra e volta.

Mantenha contato regular, estar presente no dia e na hora certa é o segredo para cobrir a concorrência.

Conclusão

Existem muitos modelos prontos de atendimento ao cliente, mas cada empresa lida com uma persona diferente e isso faz com que cada público necessite de um formato.

Cabe a cada empresa padronizar a sua forma de atender para que todos trabalhem em sincronia. No geral, o importante é que a empatia, o relacionamento e estratégias de vendas sejam empregadas.

O segredo para conquistar os clientes é a humanização e personalização, é cada um se sentir único. Foque nesses pontos e avalei como anda o atendimento da sua empresa.

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