Dicas Como fidelizar clientes? Conheça 6 ações infalíveis

Como fidelizar clientes? Conheça 6 ações infalíveis

Por Aline Truchetti em 9 de dezembro de 2019

Você sabe como fidelizar clientes? Neste artigo vamos mostrar seis ações eficientes que vão te ajudar em todo o processo

Diversos fatores influenciam na decisão de compra do consumidor, desde as avaliações e credibilidade da loja até os prazos e valores do frete para entrega do produto.

Caso atenda todas as exigências, as chances de você ser escolhido se tornam ainda maiores.

Mas, e depois? Como fidelizar clientes?

Saiba que, mais importante do que conquistar uma venda, é conquistar o cliente.

Primeiramente, é necessário realizar uma análise completa sobre as etapas da experiência do usuário dentro do seu e-commerce, começando pelo atendimento, navegação, pós-vendas, enfim, todo o processo deve ser executado com excelência.

Garantindo o bom funcionamento desse passo a passo, você estará muito mais próximo de conquistar o objetivo, a fidelização.

Se identificou com essa situação ou tem dúvidas sobre o assunto? Você está no lugar certo! Continue a leitura.

1. Conheça sua Persona

Conhecer seu público é fundamental para obter vendas, assim, o direcionamento de campanhas e atrativos devem seguir os gostos daqueles que tenham interesse pelo seu segmento.

Porém, para a fidelização de clientes, apenas o básico não basta. É necessário que você realize uma pesquisar mais profunda para a criação de personas.

E o que é uma persona?

Diferente do público-alvo, que se trata de um grupo de pessoas que são denominadas pelas suas qualidades em comum, algo mais generalizado, a persona é a caracterização particular desses indivíduos.

Calma, vou explicar!

Para criar uma persona, é preciso conhecer atributos que vão além do coletivo. Uma persona é determinada a partir de características específicas.

Observe: homens e mulheres, acima de 18 anos e que moram na Zona Sul de São Paulo.

Este é um público-alvo, onde se enquadram pessoas que possuem as qualidades citadas, bem abrangente, não?

Agora, vamos criar uma persona a partir dessas informações:

Ana, tem 31 anos, trabalha o dia todo e deixa seu filho de 6 meses na creche. Ana começou a inserir legumes e frutas na alimentação de Felipe, mas, muitas vezes não tem tempo para ir até o supermercado para comprar alimentos frescos.

O que podemos analisar no caso de Ana?

Supermercados e lojas especializadas neste meio, localizadas na Zona Sul de São Paulo e que contam com serviços de entrega, com certeza, seriam levadas em consideração e teriam mais chances em fidelizar Ana como cliente.

Percebeu a diferença?

Quando você define uma persona, fica muito mais fácil direcionar campanhas atraentes e persuasivas.

Quantas Ana’s devem existir por aí?

É algo para se pensar, não acha?

2. Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das melhores técnicas para engajamento.

Oferecer um conteúdo valioso reforça a sua marca, por isso, comece a pensar em como investir neste método.

Imagine só quantas lojas existem na internet, diante de tantas opções, por que essas pessoas devem escolher você, e mais, por que elas continuariam com você?

Bem, é justamente isso que você deve mostrar ao cliente. Dar a ele motivos para permanecer nesta parceria justa e positiva.

Faça com que ele se sinta tão especial, a ponto de notar sua importância diante das vantagens oferecidas por você.

Retribua essa confiança produzindo algo que irá ajudá-lo, por exemplo, mostre como funciona determinado equipamento ou dê dicas de manutenção.

Enfim, busque sempre atender todas as necessidades do cliente.

Além disso, esse conteúdo ajuda você a se posicionar nas páginas do Google. Lembre-se que bilhões de pessoas realizam pesquisas todos os dias, sendo que uma grande parcela usa a plataforma para tirar dúvidas ou se aprofundar em algum assunto.

Faça isso através de um blog, redes sociais, vídeos, enfim, só não se esqueça de planejar e, após a execução, mensurar os resultados para saber o que está dando certo.

Marketing de conteúdo para fideliza clientes
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa engajar o público. Crie e publique um conteúdo personalizado e que seja relevante para o seu cliente

3. Canais de comunicação

Você fica irritado quando precisa entrar em contato com uma empresa e a demora para conseguir uma resposta é absurda?

A resposta, provavelmente, deve ser que sim!

Saiba que essa decepção gera um efeito negativo no seu potencial cliente. Por isso, deixe em aberto diversos canais de comunicação.

Seja acessível e não permita uma espera muito longa para se posicionar.

Fidelizar clientes exige tempo e empatia. Externe preocupação e agilidade na solução de um problema, certifique-se que essa pessoa esteja sempre feliz e satisfeita.

Aplicativos como o WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram, são de grande ajuda, entre tantos outros canais que facilitam a comunicação.

Se esses meios não correspondem ao seu processo de atendimento, deixe em aberto para explicar todos os passos necessários.

Jamais deixe de retornar diante de uma tentativa de contato.

4. Personalização para fidelizar clientes

Personalizar sua marca vai fortalecer a identidade do seu negócio e fazer com que seu produto seja reconhecido logo de cara.

Investir em embalagens que encham os olhos do consumidor ao receber e abrir a mercadoria, transforma a expectativa em realização.

Contudo, para fidelizar o cliente, esse momento pode ser ainda mais especial.

Que tal enviar um recadinho escrito a mão agradecendo pela compra? Essa ação vai despertar afinidade e um sentimento de cuidado e gratidão.

Quando possível, envie também um brinde. Não importa o valor financeiro, e sim, a atitude que você está tendo em proporcionar algo diferenciado.

5. Atendimento humanizado e eficiente

A automatização não pode ser 100% responsável pelo atendimento ao cliente.

Um atendimento humanizado gera aproximação, permitindo que as chances de conquista sejam ainda maiores.

Muitas vezes seus clientes desejam conversar com outra pessoa e não com uma máquina, então, reserve um tempo do seu dia para esse trabalho.

Enquanto ele souber que a sua loja se importa, você será a escolha mais óbvia.

Porém, não adianta ser amoroso e se esquecer de solucionar o problema, a eficiência também faz parte dessa união.

Dispensar o tempo necessário para esse suporte, resultará em um ponto a mais, entretanto, não suprir a expectativa do mesmo na solução do problema, certamente, causará uma repercussão desfavorável.

Neste momento, ele necessita de alguém que escute e aja de acordo com a sua urgência.

Seja humano e eficiente.

atendimento para fidelizar clientes
A atenção dispensada ao consumidor diante de qualquer dúvida ou problema, deve ser total, por esta razão, busque sempre pela satisfação do cliente

6. Invista no pós-venda

Como já explicamos em outros artigos, se engana o lojista que pensa que a venda termina na entrega do produto.

O pós-venda é de grande valia para quem pretende fidelizar clientes.

Demonstre que ele se trata apenas de mais uma estatística no fechamento do mês, e sim, uma pessoa que merece seu tempo e dedicação.

Um agrado ao fim do dia é sempre bom, desse modo, saiba que pequenos gestos podem render ótimos resultados.

Conclusão

Detalhamos seis ações que, quando bem executadas, trarão diversos benefícios.

Já ouviu a frase: “trate o próximo como você gostaria de ser tradado”? Leve isso em consideração e será mais fácil elaborar estratégias.

Não preciso nem dizer que o cliente deve ser o centro da sua atenção, já que sem ele seu negócio não faria sentido, concorda?

Diante disso, preze pela satisfação do consumidor e defina todas as etapas para fidelizar o cliente, garantindo ainda, o crescimento e a estabilidade do seu e-commerce.

É essencial que você esteja atento para analisar falhas e planejar novas formas de conquista.

Tenha consciência que a partir do momento que o consumidor escolhe a sua loja, ele espera ao menos o básico, como o cumprimento de prazos e o recebimento da mercadoria em perfeitas condições.

Faça algo a mais. Surpreenda seu cliente demonstrando a importância que ele tem para você, afinal, quem não gosta de se sentir bem e querido?

Siga todas as nossas dicas e comemore o sucesso da sua loja!

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