Dicas Como fazer uma análise Swot para o meu e-commerce

Como fazer uma análise Swot para o meu e-commerce

Por Jaqueline Piva em 8 de julho de 2019

A análise swot é um dos primeiros passos indicados quando alguém quer abrir um negócio, mas também é muito importante ser retomado por quem já possui uma empresa há algum tempo.

Isso porque através dos pontos evidenciados pela análise é possível ter uma visão atual do negócio, como também para o futuro.

O que é análise swot?

A sigla SWOT vem do Inglês e cada letra representa um ponto da ‘matriz’ como também é chamada.

SStrengths

W – Weaknesses

O – Opportunities

T – Threats

No português, a matriz SWOT tem o nome de FOFA, por conta da sua tradução:

F – Forças

O – Oportunidades

F – Fraquezas

A – Ameças

Cada uma dessas abordagens é importante dentro de um plano de negócio, para que seja observado questões positivas e negativas da empresa num ponto de vista tanto interno quanto externo.

Dessa forma, as Forças e Oportunidades são internos e as Fraquezas e Ameças, fatores externos.

Forças

As Forças dentro de uma análise é avaliada como um fator interno positivo que está sob o controle da empresa e que representa a presente situação.

Para que as forças sejam identificadas algumas perguntas podem ajudar:

  • No que somos bons?
  • Qual a nossa vantagem competitiva?
  • O que nós fazemos que ninguém mais faz?
  • Quais recursos temos a nossa disposição?
  • Qual o diferencial do nosso e-commerce?
  • Quais as vantagens dos funcionários?
  • Qual a capacidade intelectual da empresa?
  • Por que nossos clientes nos contratam ou compram conosco?

Fraquezas

As Fraquezas são pontos negativos internos da situação atual da empresa, eles são apontados de acordo com problemas que influenciam o desempenho do negócio. Para aponta-los:

  • No que somos ruins?
  • O que nossos concorrentes fazem de melhor que nós?
  • Quais os motivos de reclamações dos clientes?
  • Quais desvantagens nosso negócio enfrenta?
  • O que nos impede de crescer?
  • Em quais pontos podemos melhorar?
  • O que os funcionários enfrentam de problemas dentro da empresa?

Oportunidades

Já as oportunidades são fatores externos que não podem ser controlados pela sua empresa. Elas podem representar previsões futuras sobre determinadas vantagens que possam ajudar no desempenho da empresa. Quais oportunidades pode ser aproveitadas?

  • O mercado está crescendo de forma favorável?
  • A economia atual nos influencia positivamente?
  • Quais oportunidades do nosso segmento ainda não aproveitamos?

Ameaças

São fatores externos que podem impactar seu negócio negativamente, os aspectos que fogem do seu controle e que através disso, são previstos:

  • Quem são os nossos concorrentes?
  • O custo de bens está aumentando ou diminuindo?
  • Todos os nossos fabricantes e fornecedores são confiáveis?
  • O segmento está forte na disputa de consumo?
  • Qual o diferencial dos concorrentes que nós não possuímos?

Todas essas perguntas servem para gerar reflexões acerca de cada ponto da matriz. A partir dos questionamentos deve-se expandir as opções e encontrar onde a sua empresa se encaixa.

Onde aplicar a análise SWOT?

É de acordo com suas observações e apontamentos devem ser criadas estratégias para melhorias internas e externas da empresa. Para cada fraqueza, procure uma solução, quanto as ameaças, é possível montar planos para combater possíveis crises.

Dentro de um plano de negócio essa avaliação serve para situar os integrantes ao momento atual da empresa. Muitos outros questionamentos podem ser feitos acerca de cada ponto, o importante é direcionar o olhar para cada fator e criar critérios objetivos.

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