E-commerce Como evitar abandono do carrinho de compras

Como evitar abandono do carrinho de compras

Por Evandro em 19 de junho de 2012

Diversas ações podem ser colocadas em prática para evitar o abandono do carrinho de compras. Conheça algumas delas e boas vendas!

No e-commerce, o processo de fidelização do comprador é um pouco mais complexa em relação ao varejo físico.

Afinal, os clientes online insatisfeitos com a sua loja, encontram o seu concorrente a um clique, por isso, atentar-se quanto a estrutura do e-commerce é importante para atender as expectativas do consumidor, torná-lo um cliente e evitar o abandono do carrinho de compras.

Fidelizar um comprador requer utilizar várias formas para conquistá-lo e apresentar-lhe motivos para que volte a comprar em sua loja.

O primeiro passo para conquistar o comprador é oferecer um atendimento de qualidade, formas de pagamentos diferenciadas, dispor de um filtro para buscas, mecanismo de busca interna, ofertas exclusivas, enfim, o lojista precisa ter estratégias diferenciadas para fidelizar o comprador.

O cliente é a parte principal do seu negócio, por isso é necessário facilitar a experiência dele no ambiente de compra da sua loja. Além de executar estratégias para fidelizar o cliente, o lojista deve observar alguns fatores que motivam a desistência da compra.

Praticidade no carrinho de compras

O ambiente do carrinho de compras deve ser o mais prático possível. Deve por exemplo, permitir que o cliente adicione novos produtos com facilidade e rever a quantidade dos itens do carrinho, de modo a simplificar o processo de compra.

Checkout

O processo do checkout deve ser o mais simples possível. Os e-consumidores não gostam de perder tempo lendo, preenchendo formulários imensos.

Por isso, faça com que o processo de checkout tenha o mínimo de telas possíveis, o ideal é apresentar tudo em uma única tela. Caso necessitar de várias telas, informe ao cliente quantas telas têm no processo, o que será feito em cada etapa e, principalmente, não apresente informações desnecessárias que vão distrair o cliente.

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