E-commerce Como evitar abandono do carrinho de compras

Como evitar abandono do carrinho de compras

Por Evandro em 19 de junho de 2012


No e-commerce, o processo de fidelização do comprador é um pouco mais complexa em relação ao varejo físico. Ao passo que os clientes online insatisfeitos com a sua loja, encontra o seu concorrente a um clique. Por isso, atentar para a estrutura do e-commerce é importante para atender as expectativas do comprador e torná-lo um cliente.

Fidelizar um comprador requer utilizar várias formas para conquistá-lo e apresentar-lhe motivos para que volte a comprar em sua loja. O primeiro passo para conquistar o comprador é oferecer um atendimento de qualidade, oferecer formas de pagamentos diferenciadas, dispor de um filtro para buscas, mecanismo de busca interna, ofertas exclusivas, enfim, o lojista precisa ter estratégias diferenciadas para fidelizar o comprador.

O cliente é a parte principal do seu negócio, por isso é necessário facilitar a experiência dele no ambiente de compra da sua loja. Além de executar estratégias para fidelizar o cliente, o lojista deve observar alguns fatores que motivam a desistência da compra.

Praticidade no carrinho de compras
O ambiente do carrinho de compras deve ser o mais prático possível. Deve por exemplo, permitir que o cliente adicione novos produtos com facilidade e rever a quantidade dos itens do carrinho, de modo a simplificar o processo de compra.

Checkout
O processo do checkout deve ser o mais simples possível. Os e-consumidores não gostam de perder tempo lendo, preenchendo formulários imensos. Por isso, faça com que o processo de checkout tenha o mínimo de telas possíveis, o ideal é apresentar tudo em uma única tela. Caso necessitar de várias telas, informe ao cliente quantas telas têm no processo, o que será feito em cada etapa e, principalmente, não apresente informações desnecessárias que vão distrar o cliente.


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