Saiba como aumentar a visibilidade da sua loja virtual
Neste artigo, mostramos seis dicas de como aumentar a visibilidade da loja virtual e fortalecer sua autoridade.
O e-commerce está em alta!
Essa informação é comprovada diariamente através dos números divulgados em relatórios, que apresentam o crescimento significativo desse mercado.
Sendo assim, não podemos deixar de notar que a concorrência também aumentou, afinal, os empreendedores estão apostando fortemente nesta oportunidade.
Aliás, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no Brasil foram abertas mais de 100 mil lojas virtuais, apenas no período da quarentena.
Por isso, é fundamental que você invista em estratégias efetivas para que seu negócio esteja bem posicionado e se destaque dos demais.
Então, continue com a gente e descubra como aumentar a visibilidade da sua loja.
1. Mídias Sociais
Mais do que estar presente nas mídias sociais, é essencial que você realize um trabalho contínuo, baseado em um planejamento de ações específicas para o seu público.
Logo, não basta publicar uma postagem ou outra e acreditar que isso trará resultados, muito pelo contrário, o abandono dessas plataformas influencia negativamente na autoridade da sua marca.
Afinal, o usuário deseja uma resposta ou reação ao interagir com uma página pela qual demonstrou interesse.
Além disso, a disputa pela atenção dentro dessas mídias é grande, portanto, mantenha o perfil da sua loja atualizado e é claro, crie um bom relacionamento com o consumidor.
Veja algumas dicas:
- Faça um cronograma de postagens;
- Crie posts exclusivos para as redes sociais;
- Deixe as informações da página sempre atualizadas;
- Fique atento às caixas de mensagens e direcione os usuários.


2. Identidade visual
Um design profissional conta muitos pontos neste momento, pois, os consumidores tendem a confiar muito mais em lojas que se preocupam com a imagem.
Outro fator importante é que você deve alinhar todos os seus canais de divulgação com a sua identidade visual, isto é, utilizar o logotipo, as cores e ícones que remetam a sua marca.
Isso porque uma boa apresentação valoriza a sua loja e faz com que o público te reconheça, intensificando as chances de venda.
3. Otimização do SEO
O Search Engine Optimization (SEO), permite que a sua loja fique bem posicionada nas plataformas de busca, desse modo, ela aparecerá em destaque nas pesquisas dos usuários.
Então, para aumentar a visibilidade da sua loja, é necessário dedicar uma atenção extra para este item, assim, você melhora a audiência, expande o tráfego e, consequentemente, vende mais.
Para isso, você deve seguir alguns passos:
- Pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu segmento;
- Empregar essas palavras-chave no conteúdo do seu site, ou seja, nos títulos e descrições;
- Construir uma boa URL;
- Categorizar os produtos;
- Seguir as recomendações de qualidade e tamanho das imagens, para que o carregamento seja rápido.


4. Vídeos
Os vídeos são bem aceitos pelos usuários, isso porque eles promovem uma interatividade muito maior, se comparado às fotografias.
Sendo assim, através dos vídeos, é possível obter uma visão mais realista do produto.
Que tal colocar essa ideia em prática?
Visto que o consumidor busca por opções vantajosas, além de exibir o produto, fale também dos seus benefícios e diferenciais.
5. Campanhas de email marketing
A eficiência do email marketing, muitas vezes, é algo ignorado pelos lojistas, todavia, este é um grande equívoco.
De acordo com diversas pesquisas, essa estratégia é aceita e, quando bem estruturada, gera resultados positivos, por isso, inclua essa ação no seu planejamento.
E para que a campanha tenha um impacto satisfatório, acompanhe 4 regras básicas:
- Crie uma lista de email segmentada;
- Envie conteúdos relevantes;
- Capriche no assunto e no call to action (CTA).


6. Anúncios pagos
Esse recurso também ajudará no aumento da visibilidade da loja virtual.
O que ocorre é que os anúncios pagos, além de contribuírem para o posicionamento, eles aparecerão com frequência para o público estabelecido na campanha, dessa maneira, é possível expandir o número de visitas qualificadas, ou seja, atrair pessoas que realmente tenham interesse no que a sua loja oferece.
Os anúncios podem ser distribuídos em diferentes canais, isso dependerá de onde o seu público está.
Portanto, para um investimento efetivo, siga essas orientações:
- Defina o público-alvo e persona;
- Faça a segmentação da sua audiência;
- Escolha a mídia e o tipo de anúncio;
- Determine o orçamento e período de veiculação.
Conclusão
Neste artigo você conheceu seis formas de como aumentar a visibilidade da sua loja virtual.
As ações que mostramos podem ser aplicadas com facilidade, contudo, vale ressaltar que é necessário que você dispense um tempo para elaborar e executar essas ideias.
Esperamos que nossas dicas sejam úteis e contribuam para o desempenho do seu negócio.
Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.
A Netzee – Agência de E-commerce, conta com um time de especialistas que te ajudará no processo de desenvolvimento, implantação e evolução da sua loja.