Design Como a usabilidade da sua loja virtual pode te ajudar a vender mais

Como a usabilidade da sua loja virtual pode te ajudar a vender mais

Por Ariadne em 22 de março de 2021

Usabilidade da loja virtual: conheça 5 regras básicas para melhorar a experiência do usuário dentro do seu e-commerce.

Com o crescimento das lojas virtuais, as pessoas estão apreciando ainda mais o conforto de comprar pela internet.

Incluindo desde produtos de mercado até eletrônicos, roupas, artigos de petshop e outros.

Hoje em dia os usuários têm acesso a milhares de e-commerces, e o que pode diferenciar a sua loja virtual é oferecer uma boa experiência ao visitante.

Se a loja virtual é confusa, não é atrativa ou usa padrões que levam os usuários a cometer erros, ele possivelmente comprará em outro lugar e não voltará para os eu site.

Portanto, para que isso não aconteça é essencial tomar algumas atitudes para melhorar a experiência do usuário.

Para isso, prossiga com a leitura e conheça as principais regras básicas de usabilidade!

Regra #1: Deixe as categorias claras

Uma navegação clara é o ponto principal da usabilidade, por isso, é fundamental que os itens sejam encontrados com facilidade, especialmente se o cliente busca por algo específico.

Então, a primeira coisa a ser feita é descobrir quais categorias funcionam melhor para a sua loja.

Lembre-se de não exagerar, criando uma lista extensa de categorias, caso necessário, faça uma com as principais, deixando as demais como subcategorias.

Regra #2: Facilite o uso dos filtros

Algumas lojas possuem centenas de produtos e caso não haja uma opção para filtrar essa busca, o cliente pode não encontrar com agilidade o que procura.

Sendo assim, os filtros devem estar acessíveis e visíveis na página de categoria.

Regra #3: Mostre apenas as informações essenciais na lista de produtos

Para evitar o paradoxo da escolha — que significa, quanto mais opções, mais difícil para o usuário se decidir —, você deve mostrar as informações que ajudem o usuário a encontrar o que está procurando.

Além do preço, não coloque mais do que duas informações adicionais.

Regra #4: Melhore a página interna do seu produto

Normalmente, é na página de produto que o usuário conclui se fará a compra ou não.

Então, é extremamente importante que as descrições do produto estejam com todas as informações necessárias para que ele tome essa decisão.

Uma dica é utilizar gatilhos mentais, fotos de qualidade para mostrar o produto e comentários de outros compradores.

Regra #5: Tenha um Checkout simplificado

Um dos erros mais comuns são os formulários extensos, isto é, muitas informações e distrações para o usuário, o que possibilita sua saída do processo de checkout.

Esses erros podem causar um impacto muito grande na taxa de conversão.

Portanto, a melhor forma é quebrar o checkout em passos menores, parecendo mais rápido, mas sempre exibindo as informações importantes da compra.

Conclusão

Siga essas regras básicas de usabilidade na sua loja virtual e alcance os seguintes benefícios:

  • Clientes passando mais tempo navegando por sua loja;
  • Aumento de taxa de conversão;
  • Satisfação e fidelidade dos clientes;
  • Destaca sua loja da concorrência.

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