Como a usabilidade da sua loja virtual pode te ajudar a vender mais
Usabilidade da loja virtual: conheça 5 regras básicas para melhorar a experiência do usuário dentro do seu e-commerce.
Com o crescimento das lojas virtuais, as pessoas estão apreciando ainda mais o conforto de comprar pela internet.
Incluindo desde produtos de mercado até eletrônicos, roupas, artigos de petshop e outros.
Hoje em dia os usuários têm acesso a milhares de e-commerces, e o que pode diferenciar a sua loja virtual é oferecer uma boa experiência ao visitante.
Se a loja virtual é confusa, não é atrativa ou usa padrões que levam os usuários a cometer erros, ele possivelmente comprará em outro lugar e não voltará para os eu site.
Portanto, para que isso não aconteça é essencial tomar algumas atitudes para melhorar a experiência do usuário.
Para isso, prossiga com a leitura e conheça as principais regras básicas de usabilidade!
Regra #1: Deixe as categorias claras
Uma navegação clara é o ponto principal da usabilidade, por isso, é fundamental que os itens sejam encontrados com facilidade, especialmente se o cliente busca por algo específico.
Então, a primeira coisa a ser feita é descobrir quais categorias funcionam melhor para a sua loja.
Lembre-se de não exagerar, criando uma lista extensa de categorias, caso necessário, faça uma com as principais, deixando as demais como subcategorias.

Regra #2: Facilite o uso dos filtros
Algumas lojas possuem centenas de produtos e caso não haja uma opção para filtrar essa busca, o cliente pode não encontrar com agilidade o que procura.
Sendo assim, os filtros devem estar acessíveis e visíveis na página de categoria.

Regra #3: Mostre apenas as informações essenciais na lista de produtos
Para evitar o paradoxo da escolha — que significa, quanto mais opções, mais difícil para o usuário se decidir —, você deve mostrar as informações que ajudem o usuário a encontrar o que está procurando.
Além do preço, não coloque mais do que duas informações adicionais.

Regra #4: Melhore a página interna do seu produto
Normalmente, é na página de produto que o usuário conclui se fará a compra ou não.
Então, é extremamente importante que as descrições do produto estejam com todas as informações necessárias para que ele tome essa decisão.
Uma dica é utilizar gatilhos mentais, fotos de qualidade para mostrar o produto e comentários de outros compradores.

Regra #5: Tenha um Checkout simplificado
Um dos erros mais comuns são os formulários extensos, isto é, muitas informações e distrações para o usuário, o que possibilita sua saída do processo de checkout.
Esses erros podem causar um impacto muito grande na taxa de conversão.
Portanto, a melhor forma é quebrar o checkout em passos menores, parecendo mais rápido, mas sempre exibindo as informações importantes da compra.

Conclusão
Siga essas regras básicas de usabilidade na sua loja virtual e alcance os seguintes benefícios:
- Clientes passando mais tempo navegando por sua loja;
- Aumento de taxa de conversão;
- Satisfação e fidelidade dos clientes;
- Destaca sua loja da concorrência.