Dicas Buy Box: o que é e como ela pode ajudar a ampliar suas vendas

Buy Box: o que é e como ela pode ajudar a ampliar suas vendas

Por Aline Truchetti em 12 de novembro de 2019

Neste artigo vamos falar sobre a Buy Box, uma ferramenta que vai ajudar você a evidenciar seu produto e vender muito mais.

Os marketplaces são ótimos potencializadores de vendas. Mas, para alcançar bons resultados, é necessário que o lojista se empenhe e fique atento. Além disso, seguir algumas regras são essenciais para se manter dentro da plataforma.

Essas plataformas disponibilizam alguns espaços relevantes e sem custo adicional, porém, por contar com um grande número de lojas, a concorrência acaba sendo acirrada, por isso é importante que você crie estratégias para se manter em destaque.

Quer saber o que é e como chegar lá? Continue a leitura, conheça o passo a passo e aumente suas chances!

Como funciona e o que é Buy Box

A Buy Box, que pode ser traduzida por “caixa de compra” é um espaço de relevância utilizado para destacar produtos e ofertas dentro dos canais de marketplace.

Sendo assim, este é um lugar muito disputado e desejado pelos lojistas, já que de acordo com Amazon, 80% das suas vendas são feitas dentro da Buy Box.

Veja o exemplo de Buy Box na imagem abaixo:

Exemplo de buy box marketplace
O espaço em destaque é a tão desejada Buy Box, onde seu produto será recomendado pelo próprio marketplace

Diversos elementos são levados em consideração para que o seu produto seja escolhido para ocupar essa posição.

Quer saber quais são os requisitos para estar em uma Buy Box? Abaixo listamos e explicamos todos eles para você, acompanhe!

Como inserir meu produto na Buy Box?

Quem decide quais produtos estarão na Buy Box são os próprios marketplaces. Para que isso aconteça é feita uma análise e diversas condições são pontuadas. Fique atento e conheça todas elas:

Preços competitivos

O valor da mercadoria é um dos fatores determinantes para que o seu produto esteja na Buy Box, já que a funcionalidade dessa ferramenta é atrair os olhares dos consumidores.

Fique atento aos valores ofertados no mercado, porém, tome cuidado para não ficar no prejuízo, já que este não é o único requisito levado em consideração pelos marketplaces. Valores muito baixos podem despertar desconfiança, então ofereça o melhor preço dentro da sua realidade.

Frete e prazo de entrega

Uma das opções que podem influenciar na decisão de compra são os valores de frete. Não adianta disponibilizar grandes ofertas e cobrar uma taxa muito alta em relação a entrega do produto.

Além disso, o prazo de entrega também é muito observado pelos consumidores. É nítido o aumento do número de compras on-line, porém os clientes querem que sua mercadoria chegue o quanto antes, por estar razão garanta ao máximo o cumprimento dos prazos estipulados.

Realizar parcerias com transportadoras é uma ótima sugestão para conseguir melhores preços e prazos menores de entrega.

Outro fator que conta muito é a sua localidade em relação ao cliente, a proximidade faz com que o tempo de entrega seja mais curto, sendo assim, essa é uma condição importante para estar na Buy Box.

Reputação do lojista

A credibilidade de um lojista soma muitos pontos na hora da compra. Os consumidores querem ter certeza que estarão adquirindo seus produtos com segurança e que todos os termos estipulados serão de fato cumpridos.

Quanto mais pessoas avaliarem bem o seu trabalho, maiores são as chances de ocupar um espaço na Buy Box.

Quantidade de estoque

Garantir que o seu estoque esteja preparado é de extrema importância. De nada adianta superar todas as expectativas de vendas, se no final você não conseguirá atender toda a demanda.

Se organize e tenha tudo pronto para que suas vendas sejam um sucesso, assim como a satisfação do cliente.

Como fazer com que seu produto esteja na Buy Box

Existem diversas ações que você pode colocar em prática para conseguir estar na Buy Box e consequentemente aumentar seus clientes e suas vendas.

Para isso, basta seguir o básico, exercer as regras da boa conduta e encontrar novas maneiras para que o cliente se sinta único e especial vai fazer toda a diferença. Veja alguns exemplos:

Bom atendimento

Um bom atendimento garante o retorno do cliente, faça com que a experiência dele seja a mais agradável possível. Ninguém gosta de se sentir maltratado ou ofendido, seja em lojas físicas ou virtuais.

Além disso, a satisfação do cliente vai resultar em avaliações positivas, sendo assim, você estará um passo a frente para conquistar seu espaço na Buy Box.

Produtos em ótimo estado

O recebimento do produto é o ponto alto de todo esse processo ao cliente. É nesse momento que ele vai saber se todas as expectativas foram superadas.

É sua a responsabilidade de garantir que ele receba o produto em ótimo estado para que não haja nenhuma surpresa negativa, por isso, confira a mercadoria antes do envio para que o consumidor fique realmente feliz ao receber sua encomenda.

Conclusão

Se você leu todas as nossas dicas observou que a satisfação do cliente e sua experiência de compra é o que realmente importa para que os canais de marketplace confiem a você um lugar especial.

Seguir todas essas etapas vai te ajudar a aumentar sua taxa de conversão. Atente-se em manter o nível de qualidade em todos os processos da venda, desta forma você conseguirá fazer com que a compra seja efetuada.

Gostou, tem dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário!

Comente, sugira e participe: