Dicas Black Friday 2020: como garantir um evento de sucesso

Black Friday 2020: como garantir um evento de sucesso

Por Aline Truchetti em 24 de novembro de 2020

Pesquisa aponta que mais de 70% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday 2020!

Com certeza, você já deve ter visto diversos conteúdos falando sobre a grandeza e a importância da Black Friday para os lojistas em geral.

Isso porque, o evento se transformou em uma das principais datas de vendas para o comércio varejista.

Sendo considerada então, a segunda data mais importante do ano, ou seja, perdendo apenas para o Natal.

Falando nisso, muitos consumidores aproveitam a oportunidade para antecipar a compra dos presentes de fim de ano, para se beneficiarem dos descontos oferecidos.

Portanto, esta é mais uma maneira de promover seus produtos e impulsionar as vendas.

Então, para ter sucesso na Black Friday, prossiga com a leitura e conheça as expectativas para este ano!

Qual a data da Black Friday 2020?

A Black Friday acontece na sexta-feira, 27 de novembro.

Quando surgiu a Black Friday no Brasil?

O evento, que foi criado nos Estados Unidos, teve sua primeira edição no Brasil em 2010.

Desde então, a data tem se mostrado promissora e conquistado uma grande audiência, principalmente para os canais de vendas on-line.

Tendências ocasionadas pela pandemia

Como sabemos, durante a pandemia (CODIV-19), houve o fechamento temporário do comércio físico, gerando um tremendo avanço no comércio on-line.

Para se ter uma ideia, a quarentena incentivou a abertura de mais de 100 mil lojas virtuais no Brasil, isso apenas entre os meses de março e maio.

Mas, não foram apenas os empreendedores que fomentaram o comércio eletrônico.

Afinal, os consumidores também tiveram que optar por diferentes alternativas no momento da compra.

Isto é, a medida de isolamento resultou no surgimento de novas formas de compra e no aumento da diversidade de produtos adquiridos.

Veja alguns exemplos:

  • Produtos fitness para a prática de atividades físicas em casa;
  • Móveis para escritório para home office;
  • Farmacêutico como máscaras, medicamentos e álcool em gel para proteção;
  • Itens de cozinha e decoração;
  • Materiais para reforma.

Intenção de compras Black Friday 2020

De acordo com uma pesquisa feita pelo Méliuz, 72% dos brasileiros pretendem comprar, garantindo que aproveitarão as ofertas.

Além disso, do total dos entrevistados, apenas 1,19% disseram que não realizarão nenhuma compra, confira:

Produtos mais desejados

Como citamos, a pandemia gerou algumas mudanças no comportamento do consumidor, potencializando o crescimento de diferentes segmentos.

No entanto, as categorias de produtos padrões, isto é, que estão sempre presentes nas listas de desejos, continuam como preferência do público, observe:

Categorias mais pesquisadas na Black Friday 2020

Locais de compras na Black Friday 2020

A Black Friday possui grande força no e-commerce, contudo, as vendas nas loja físicas, também se intensificaram.

Mas, mesmo com essa inclusão, neste ano, a preferência dos consumidores prevalece no meio digital:

Onde os consumidores pretendem comprar na Black Friday 2020

Descubra como deixar sua loja impecável para receber o consumidor

1. Verifique seu estoque e logística

Para não errar nos cálculos, faça um levantamento e analise quais produtos terão mais chances de saída.

Além disso, caso você tenha a intenção de oferecer um desconto maior ou mais atraente para outras opções, é fundamental estar pronto para isso.

Outro item que merece a sua atenção, é a logística, ou seja, a entrega da encomenda.

Com a intensificação das compras, esse processo acaba ficando sobrecarregado, portanto, podem acontecer alguns atrasos no recebimento.

Avalie esses pontos e, caso haja necessidade, estenda o período do frete, evitando futuros problemas com o consumidor.

💡 Que tal aproveitar o momento para movimentar aqueles produtos que estão parados? Essa pode ser uma oportunidade para renovar seu estoque.

2. Defina com cuidado os descontos que serão oferecidos

Sabemos que a Black Friday é conhecida pelos seus irresistíveis descontos, contudo, é fundamental tomar os devidos cuidados antes de “baixar o preço”.

Proporcionar ofertas sem considerar todos os gastos do produto, resultará em possíveis prejuízos ao final do evento.

💡 Evite colocar em promoção os produtos que são vendidos com facilidade e com maior margem de lucro, afinal, eles já contam com a aceitação do seu público.

3. Crie uma estratégia de marketing digital

Tudo gira em torno da divulgação da sua loja e produtos, por isso, é essencial que você crie uma estratégia de marketing digital para atrair visitantes e clientes.

Comece definindo seus objetivos, mas, lembre-se de estipular metas reais!

Depois, coloque no papel quais delas são possíveis de alcançar.

4. Prepare sua equipe de atendimento

Nesse dia, espera-se que a demanda seja crescente, portanto, é fundamental que sua equipe esteja preparada para isso.

Portanto, alinhe seu time, para que todos estejam igualmente prontos para atender os clientes, sendo desde ‘o momento da compra até o pós-venda.

5. Aja com honestidade com o seu público

No Brasil, há algum tempo, o evento ficou conhecido como “Black Fraude”, isso porque algumas empresas se aproveitavam do momento para jogar os preços lá em cima, semanas antes da data.

Dessa maneira, eles reproduziam falsos descontos.

Felizmente, isso mudou!

Muitos lojistas, por trabalharem corretamente, conseguiram elevar a reputação da Black Friday, resultando neste tão aguardado acontecimento.

Por isso, para preservar a imagem da sua marca, seja honesto com o seu público, disponibilizando ofertas reais e que caibam no seu orçamento.

💡 E se você ainda não possui uma loja virtual, mas, pretende iniciar seu sonho para aproveitar oportunidades como esta, acesse o site da Netzee e conheça a opção perfeita para o seu negócio.

Fale agora mesmo com um de nossos consultores, através do chat on-line!

Comente, sugira e participe: