Aumente as vendas do seu e-commerce com a Busca Visual
Neste artigo vamos falar sobre a busca visual, uma tendência que ganhou espaço dentro do mundo digital e que vai ajudar você a alavancar as vendas no seu e-commerce.
É visível a mudança do comportamento do consumidor quando relacionada aos avanços tecnológicos. Para quem possui uma loja virtual ter essa percepção é fundamental para manter sua cartela de clientes e ganhar novos.
A praticidade se tornou uma tendência dentro do mercado digital. Facilitar a vida do seu cliente no dia a dia, seja um passo-a-passo mais simples para fechar uma compra ou optar por uma pesquisa de busca muito mais ágil, vai garantir que você melhore o tráfego da sua loja e venda muito mais.
Quer saber como? Continue a leitura e aprenda a usar essa ferramenta dentro do seu negócio.
O que é e como funciona a busca visual?
O que é busca visual?
Você acredita que é possível realizar uma busca qualificada e detalhada ao mesmo tempo, sem precisar digitar ou dizer uma palavra? A resposta é sim!
A busca visual permite que o consumidor encontre o que procura através de uma foto feita pela câmera do celular ou até mesmo a partir de uma imagem salva no seu aparelho.
Imagine que você esteja andando por uma rua movimentada e de cara encontra o tênis dos sonhos ou aquela poltrona que ficaria perfeita na sua sala. No mesmo instante você pode fotografar o produto e rapidamente encontra-lo disponível em lojas virtuais, seja ali mesmo ou mais tarde no conforto da sua casa.
Como funciona?
Tudo isso foi criado graças ao machine learning, que pode ser traduzido para o português como “Aprendizado das Máquinas”. Esta é uma inteligência artificial que armazena um grande número de dados.
Imagine um cérebro humano em toda a sua vida, todos os dias ele aprende algo novo e guarda esse conhecimento, isso é o que acontece quando falamos sobre o aprendizado das máquinas.
Essa capacidade garante que o usuário faça uma pesquisa e encontre resultados satisfatórios, já que as máquinas aprendem a enxergar as variações das imagens. Para intensificar isso, o Google faz um cruzamento de dados com a sua database, possibilitando que a máquina identifique todo o contexto da imagem.
Confira em detalhes as vantagens em utilizar a busca visual:

5 dicas para colocar em prática a busca visual
- Criar estratégias para que o consumidor possa encontrar seu produto através da busca visual.
- Aplique o marketing de conteúdo e técnicas de SEO.
- Nomes personalizados são de extrema importância para o sucesso dessa técnica. Opte sempre por renomear sua imagem, assim seu posicionamento nos aplicativos de busca terão mais eficácia.
- Utilize imagens de qualidade, tanto em resolução quanto em contextualização para que você tenha mais chances de conquistar seu cliente. Algo que seja “bonito aos olhos” facilita a venda.
- Garanta que as imagens sejam adaptáveis para todos os tipos de tela e que seu carregamento seja rápido, mas se atente ao item quatro da lista.
Google Lens
O Google Lens vem passando por melhorias para atender as mais variadas necessidades das pessoas, com ele é possível explorar tudo o que estiver ao seu redor, pois ele tem a capacidade de transformar qualquer aparelho smartphone em uma ferramenta de busca visual.
Nele você pode encontrar restaurantes, produtos, traduzir textos e muito mais, tudo isso através de uma foto.
Quem utiliza essa ferramenta?
A Dafiti já usa essa técnica. Com a criação do aplicativo “Busca Look” ela proporciona ao consumidor comodidade e uma experiência dinâmica para encontrar tudo que ele precisa dentro da loja.
Basta tirar uma foto ou usar uma imagem salva no smartphone e pronto! O aplicativo realizará a busca imediata de itens semelhantes disponíveis no catálogo. Veja como é prático:

Saia na frente!
Agora que você já conhece a busca visual é hora de colocar a mão na massa! Faça uma análise, estude e conheça seu público.
Essa é uma tendência que está fomentando o mercado. Reúna as principais informações e dicas e coloque-as em prática para que o seu e-commerce saia na frente.