Dicas Aumente as vendas do seu e-commerce com a Busca Visual

Aumente as vendas do seu e-commerce com a Busca Visual

Por Aline Truchetti em 29 de outubro de 2019

Neste artigo vamos falar sobre a busca visual, uma tendência que ganhou espaço dentro do mundo digital e que vai ajudar você a alavancar as vendas no seu e-commerce.

É visível a mudança do comportamento do consumidor quando relacionada aos avanços tecnológicos. Para quem possui uma loja virtual ter essa percepção é fundamental para manter sua cartela de clientes e ganhar novos.

A praticidade se tornou uma tendência dentro do mercado digital. Facilitar a vida do seu cliente no dia a dia, seja um passo-a-passo mais simples para fechar uma compra ou optar por uma pesquisa de busca muito mais ágil, vai garantir que você melhore o tráfego da sua loja e venda muito mais.

Quer saber como? Continue a leitura e aprenda a usar essa ferramenta dentro do seu negócio.

O que é e como funciona a busca visual?

O que é busca visual?

Você acredita que é possível realizar uma busca qualificada e detalhada ao mesmo tempo, sem precisar digitar ou dizer uma palavra? A resposta é sim!

A busca visual permite que o consumidor encontre o que procura através de uma foto feita pela câmera do celular ou até mesmo a partir de uma imagem salva no seu aparelho.

Imagine que você esteja andando por uma rua movimentada e de cara encontra o tênis dos sonhos ou aquela poltrona que ficaria perfeita na sua sala. No mesmo instante você pode fotografar o produto e rapidamente encontra-lo disponível em lojas virtuais, seja ali mesmo ou mais tarde no conforto da sua casa.

Como funciona?

Tudo isso foi criado graças ao machine learning, que pode ser traduzido para o português como “Aprendizado das Máquinas”. Esta é uma inteligência artificial que armazena um grande número de dados.

Imagine um cérebro humano em toda a sua vida, todos os dias ele aprende algo novo e guarda esse conhecimento, isso é o que acontece quando falamos sobre o aprendizado das máquinas.

Essa capacidade garante que o usuário faça uma pesquisa e encontre resultados satisfatórios, já que as máquinas aprendem a enxergar as variações das imagens. Para intensificar isso, o Google faz um cruzamento de dados com a sua database, possibilitando que a máquina identifique todo o contexto da imagem.

Confira em detalhes as vantagens em utilizar a busca visual:

Infográfico busca visual
Dados apontam que a busca visual pode ajudar a impulsionar suas vendas

5 dicas para colocar em prática a busca visual

  1. Criar estratégias para que o consumidor possa encontrar seu produto através da busca visual.
  2. Aplique o marketing de conteúdo e técnicas de SEO.
  3. Nomes personalizados são de extrema importância para o sucesso dessa técnica. Opte sempre por renomear sua imagem, assim seu posicionamento nos aplicativos de busca terão mais eficácia.
  4. Utilize imagens de qualidade, tanto em resolução quanto em contextualização para que você tenha mais chances de conquistar seu cliente. Algo que seja “bonito aos olhos” facilita a venda.
  5. Garanta que as imagens sejam adaptáveis para todos os tipos de tela e que seu carregamento seja rápido, mas se atente ao item quatro da lista.

Google Lens

O Google Lens vem passando por melhorias para atender as mais variadas necessidades das pessoas, com ele é possível explorar tudo o que estiver ao seu redor, pois ele tem a capacidade de transformar qualquer aparelho smartphone em uma ferramenta de busca visual.

Nele você pode encontrar restaurantes, produtos, traduzir textos e muito mais, tudo isso através de uma foto.

Quem utiliza essa ferramenta?

A Dafiti já usa essa técnica. Com a criação do aplicativo “Busca Look” ela proporciona ao consumidor comodidade e uma experiência dinâmica para encontrar tudo que ele precisa dentro da loja.

Basta tirar uma foto ou usar uma imagem salva no smartphone e pronto! O aplicativo realizará a busca imediata de itens semelhantes disponíveis no catálogo. Veja como é prático:

Para tirar uma foto ou carregar uma imagem basta clicar no ícone da câmera na barra de pesquisa

Saia na frente!

Agora que você já conhece a busca visual é hora de colocar a mão na massa! Faça uma análise, estude e conheça seu público.

Essa é uma tendência que está fomentando o mercado. Reúna as principais informações e dicas e coloque-as em prática para que o seu e-commerce saia na frente.

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