Dicas 10 dicas incríveis para otimizar o perfil da sua loja no Instagram

10 dicas incríveis para otimizar o perfil da sua loja no Instagram

Por Aline Truchetti em 3 de dezembro de 2019

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para quem possui um e-commerce. O Instagram faz parte desse montante e para melhorar o desempenho e otimizar o perfil da sua loja preparamos dez dicas práticas e sensacionais. Confira!

Estar presente nas redes sociais é fundamental para o lojista que deseja evidenciar sua marca.

São plataformas que atingem bilhões de pessoas diariamente, de acordo com estudo feito pelo We Are Social, 45% da população mundial é usuária de mídias sociais, sendo assim, deixar essa oportunidade passar fará com que seu negócio também seja esquecido.

O Instagram vem ganhando força, prova disso é que em 2018, a rede chegou a 1 bilhão de usuários ativos, além do mais, o Brasil é o terceiro país que mais acessa a plataforma, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Infográfico quantidade de acessos do Instagram
De acordo com a pesquisa, o Instagram se tornou a queridinha entre as redes sociais mais populares

Diante dessas análises, chegou a hora de tirar proveito dessa ferramenta, então, lápis e papel em mãos para anotar todas as nossas dicas!

1. Apresente-se

Com certeza você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”.

Pensando nessa frase tão popular, faça uma análise de como a sua marca está sendo apresentada aos seus seguidores e qual a descrição que está sendo exibida.

Você acha que esse contexto está ajudando a otimizar o perfil da sua loja?

É neste pequeno espaço que você dará ao seu público motivos para que ele ignore ou permaneça no seu perfil.

Realce suas intenções, vá direto ao ponto e reforce a credibilidade da loja.

Ah, e quem não gosta de ouvir uma boa história?

Todos nós gostamos, não é mesmo?!

Para isso, deixe nos destaques, logo abaixo da descrição do perfil, um vídeo contanto sua trajetória.

Dessa maneira, o consumidor poderá se identificar com a sua marca, ficando mais propenso a realizar uma compra com você.

Fale das suas dores e conquistas, as pessoas são movidas pela emoção, despertar essa afinidade pode render boas vendas e fidelizar clientes.

2. Stories

Essa é uma ótima opção para gerar interação!

Produza conteúdos mais dinâmicos e momentâneos. O ciclo dessa publicação é de 24 horas, ou seja, após esse tempo não será possível acessá-la novamente.

Porém, caso você queira um assunto fique visível por um período indeterminado, basta fixar a publicação nos destaques, dessa forma seus seguidores terão acesso ao conteúdo a qualquer momento.

Os stories ajudam a divulgar todos acontecimentos do seu negócio, evitando sobrecarregar o feed.

Aproveite essa ferramenta falar sobre os pedidos da semana, novidades, ofertas relâmpagos, momentos de descontração com a equipe, participação em eventos, enfim, solte a imaginação para explorar o conteúdo de uma forma mais descontraída.

Veja o nível de aceitação e envolvimento do público em relação aos stories:

Infográfico de com otimizar o perfil no Instagram
Os stories se tornaram uma preferência nos hábitos de consumo de conteúdo no Instagram

A seguir, vamos abordar ideias para a criação de stories. Prossiga com a leitura!

Criação de enquetes

Você já deve ter percebido que os usuários adoram expressar suas opiniões dentro das redes sociais!

Então, use isso a seu favor. Permita que os consumidores participem de algumas decisões do seu dia a dia.

Questione assuntos corriqueiros, dessa forma, você aumenta o engajamento e aproxima ainda mais seus seguidores.

Centralize o cliente e deixe bem claro o quanto ele é importante, assim como suas sugestões.

Ganhe o coração dos seus seguidores!

Responder dúvidas mais frequentes

A atenção dispensada ao consumidor deve ser total, por isso, procure saber quais são dores dos seus seguidores em relação a sua loja e produtos.

Para isso, utilize as ferramentas que estão disponíveis no Instagram. A caixa de sugestão pode te ajudar neste processo. Enfatize a sua intenção em solucionar o problema dele.

Mas, a partir desse momento, esteja ciente que será preciso responder todas essas pessoas. Criar uma interação e deixar o consumidor sem nenhum retorno pode gerar resultados contrários aos que você esteja esperando.

3. Live

A live também é uma boa pedida para quem deseja aumentar o engajamento com o público. Assim como os stories, esta é uma opção mais aberta onde poderão ser abordados diferentes assuntos, porém, com mais profundidade.

O tema de uma live deve levar em consideração o segmento do seu negócio e possíveis clientes. Elabore conteúdos que prendam a atenção das pessoas que você espera alcançar. Evite fugir do contexto, para que os usuários não percam o interesse durante a transmissão.

Realize a live em horários estratégicos e lembre-se de divulgar o evento, para que você não acabe falando sozinho!

4. Conheça seu público

Como otimizar o perfil da sua loja sem ao menos conhecer seu público?

Este processo é de extrema importância para a elaboração de todas as estratégias de marketing.

A segmentação do público-alvo vai te guiar para um planejamento sólido, possibilitando a realização de uma campanha realmente eficaz.

Quando você identifica quem são essas pessoas, fica muito mais fácil definir quais serão os próximos passos, poupando ainda, tempo e dinheiro.

A criação de um conteúdo específico gera interesse, engajamento e alcance de resultados.

Portanto, saiba quem são e abuse do seu potencial.

5. Evite horários comerciais

Não existe uma regra, já que cada segmento possui um público característico e cada pessoa tem suas particularidades.

Porém, os horários comerciais não são tão eficientes, pois muitas vezes o tempo de navegação durante a jornada de trabalho, acaba sendo limitado.

Por exemplo, a publicação de um vídeo em horário comercial poderá passar despercebido para essas pessoas, que contam com apenas alguns minutos para rolar o feed.

Assistir um vídeo requer um tempo mais longo, além da necessidade de ativação do áudio, por isso, é bem possível que ele seja ignorado neste período.

Considere as métricas, isso te ajudará a estabelecer horários e saber o que funciona para o seu negócio.

6. Tendências e uso de hashtags

Os assuntos e as tendências no meio digital mudam constantemente e você pode usar essa variação para promover suas publicações.

Esteja sempre por dentro das principais tendências e dos assuntos mais pesquisados. Reúna todas as informações e absorva o que pode ser adaptado ao seu negócio.

As hashtags colaboram para a popularização das postagens, essa ação ajuda a especificar o assunto publicado, assim, será mais fácil fazer com que as pessoas que tem interesse pelo que você vente, te encontre.  

O Google Trends é uma ótima ferramenta para descobrir quais são esses assuntos. Mas, lembre-se que, as variações acontecem rapidamente, então fique sempre ligado!

O que as pessoas mais seguem no Instagram
O favoritismo pelo Instagram se tornou um cenário favorável para as empresas que estão presentes na plataforma

7. Compartilhe e marque os clientes nas fotos

A marcação realizada pelos clientes será de grande proveito para ajudar a otimizar o perfil da sua loja.

Retribua essa ação! Use o conteúdo para divulgar suas vendas e agradar o cliente.

Uma atitude simples como essa, torna sua empresa mais humanizada, cativa e atrai pessoas, então, valorize o material gerado pelos seus clientes.

8. Promova curiosidade

Aguçar a curiosidade dos consumidores é uma ótima ideia para o lançamento de coleções, produtos, novas embalagens, enfim, você pode trabalhar essa prática envolvendo diversos assuntos.

Estimule o interesse pela sua loja e pelo que você vende, fazendo com que ele fique atento às suas publicações e perfil.

9. Empresa consciente

Uma das tendências deste ano é o consumo consciente.

Ou seja, os consumidores estão focados em comprar de empresas que estejam realmente preocupadas com o meio ambiente.

Causas sustentáveis tomaram grandes proporções e os consumidores passaram a entender seu papel neste contexto.

Sabemos que é impossível realizar mudanças drásticas do dia para a noite, porém, busque conhecimento sobre o assunto e faça adaptações.

Mostre para o público o seu interesse pela causa.

10. Instagram Analytics

A análise das métricas comanda todas as suas ações.

A reputação de cada postagem é a melhor forma de avaliar o que está dando certo e o que precisa ser mudado para otimizar seu perfil.

O Insights, ferramenta disponibilizada pelo Instagram, permite o acompanhamento dessas métricas.

Compreenda que as publicações precisam agradar seu público, só assim serão válidas.

Diante disso, é importante que você esteja sempre de olho na quantidade de visualizações, curtidas, comentários, enfim, observe as postagens que mais encantaram os usuários e se mantenha nessa direção.

Realize testes!

Não existe uma fórmula pronta ou milagrosa, o caminho para otimizar o perfil da sua loja deve ser trilhado através de planejamento e testes.

Descubra a direção que será mais vantajosa para o seu e-commerce e domine as estratégias que melhor se encaixam para o seu ramo.

Pesquise, consulte e siga profissionais que estão há anos no mercado e que disponibilizam diversos materiais na internet.

Não se esqueça de oferecer um ótimo atendimento e priorizar a satisfação das pessoas que escolheram comprar o seu produto.

Para dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário. Bom trabalho e até a próxima!

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