Desenvolvimento Site, Hotsite e Landing Page: Qual usar para meu negócio?

Site, Hotsite e Landing Page: Qual usar para meu negócio?

Por Bruno Ananias em 28 de Março de 2017

A informação é algo que sacia nossa sede de conhecimento da vida! E por mais simples que seja para alguns, vamos abordar neste artigo alguns termos sobre a definição e o uso de websites, hotsites e landing pages. E entender qual o melhor para seu negócio.

No mundo do marketing digital existem termos que provocam muita confusão, principalmente porque fazem parte da realidade de todo mundo, vamos conhecer três deles que estão ou estarão presentes no dia-a-dia do digital da sua marca na internet.

 

Website – Sua empresa na internet!

Conhecido também apenas como site, por já ser algo pra lá de popularizado e presente em todo mundo.

A maior parte dos sites é um conjunto de páginas hospedadas em um mesmo domínio (www).

Os sites podem ser — e muitas vezes são — constantemente atualizados, e seu design hoje evolui juntamente com a marca e o momento do negócio.

Características de um site:

– Página principal da empresa na internet colocada no domínio principal;
– Publicação por tempo indeterminado;
– Uso institucional, comercial, loja virtual, vitrine de produtos, etc,;
– Profundidade de informação (máximo de conteúdo);
– Estruturas completas e complexas, usualmente necessita de um sitemap;
– Foco em ranqueamento orgânico dos produtos e serviços da empresa.

Em se tratando do uso dos sites temos 2 principais:

Site Institucional

Este é tipo de site que entendemos como o cartão de visitas, a brochura e o catálogo da empresa. Onde devem conter de fácil acesso informações como: o endereço físico, o telefone da empresa, exemplos de seu trabalho, e-mails e formulários de contato.

design de um site diz muito sobre a empresa, seus valores e ofertas.

Algumas empresas, desde o varejo às companhias aéreas, fazem de seu site institucional também sua loja virtual. O cliente frequenta o mesmo site para conhecer produtos, entrar em contato para reclamar ou tirar dúvidas e fazer compras.

 

Site E-commerce

Os e-commerces ou lojas virtuais são sites voltados exclusivamente para comercializar produtos, são permitidas várias funcionalidade e ajustes de acordo com cada segmento de mercado. Assim como no Institucional pode ter recursos de loja, as lojas virtuais também podem conter páginas institucionais da empresa ou de conteúdos específicos.

 

Hotsite

O hotsites são páginas criadas para durar poucos dias ou até alguns meses, independente do tempo os hotsites não foram criados para permanecerem ativos por tempo indeterminado como os websites.

Características de um hotsite:

– Página criada para uma ação específica de marketing. Uso de domínio adicional ou subdomínio;
– Publicação feita em um curto período de tempo;
– Estruturas compactas e conteúdos mais objetivos;
– Foco voltado para a “conversão” – recebem inscrições, pedidos, agendamentos, contatos;
– Grande apelo visual.

Em quais situações os Hotsites são usados?
– Lançamentos de produtos
– Apresentações empresariais
– Mídia kits
– Promoções (reunindo cadastros, inscrições, regulamentos, mecânicas de promoções)
– Eventos culturais
– Páginas de destino para campanhas de links patrocinados
– Campanhas de conscientização;

Segmentos que mais utilizam Hotsites?
– Imobiliárias – lançamentos de prédios e condomínios
– Shoppings e Mercados – promoções
– Marcas de automóveis
– Marcas de eletrônicos
– Moda / fashion – lançamento de coleções para calçados, roupas, acessórios

 

Landing pages

Landing Page traduzido ao pé da letra seria algo como “Página de Pouso”, ou seja, não se trata tanto de um formato, mas sim de um conceito, pois tudo que acessamos pesquisando no Google ou através de links nas redes sociais, podem ser e são considerados uma landing page (página de chegada), o destino final daquele seu clique.

São muito usadas para captação de Leads principalmente nas estratégias de Inbound Marketing.

Landing Pages - CALL TO ACTION

Uma landing page é pensada para receber um público já interessado e selecionado por ter clicado em um link específico, essa página será encarregada de entregar uma oferta de valor para quem chegou até ela, seja um webinar ou um e-book gratuito em troca do preenchimento de algum cadastro rápido ou também pode se trata de uma página final de vendas, a última coisa que o usuário lê antes de digitar seus dados e comprar.

Landing Pages - Modelo

 

 

E então, pronto para usar sites, hotsites e landing pages de forma eficiente no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é e como funciona cada uma, basta aplica-las no momento certo para obter melhores resultados.

Conte com a gente!

Caso tenha alguma dúvida ou queira comentar conosco sua experiência será um prazer responder e poder ajudá-los!

Comente, sugira e participe: