E-commerce Você sabe a diferença entre Consumidores e Shoppers?

Você sabe a diferença entre Consumidores e Shoppers?

Por Jaqueline Piva em 25 de setembro de 2018

Você já ouviu falar dos termos: consumidor, cliente e shopper? Parece que são as mesmas coisas, mas cada um tem a sua própria definição.

Para cada um existe uma estratégia diferente para ser traçada com o intuito de realizar a venda com sucesso para ambos os tipos.

Mas qual a diferença entre eles?

Para ficar bem claro, vamos exemplificar

Uma mãe vai em uma loja e compra uma cueca. Neste caso, a mulher é shopper, e o marido que irá usar a cueca é o consumidor.

O shopper é aquele que compra o produto no estabelecimento, o ponto de venda. É ele quem realiza a compra, decide o que vai levar, quanto vai pagar, é aquele que interage com o vendedor e faz o pagamento.

Já o consumidor é de fato quem consome o produto, nem sempre é quem realiza a compra e vai até o local.

Os shoppers são valorizados por precisarem ser incentivados no momento da compra. A experiência da compra é levada em primeiro lugar. Algumas estratégias precisam ser direcionadas a esse tipo de pessoa.

O ambiente da compra precisar deixar o visitante a vontade, deve ser aconchegante, os vendedores precisam ser treinados para o melhor atendimento, a variedade dos produtos também é um ponto forte.

Em relação ao consumidor os pontos a necessitarem de mais atenção pelos profissionais seriam relacionados aos produtos, como a qualidade, durabilidade, aparência, sabor, e mais critérios que forem decorrentes ao produto ou serviço.

 

Qual a importância de entender essa diferença?

Consumidores e shoppers não se comportam de maneira igual, por isso, para cada um é preciso uma estratégia diferente. É preciso tratar cada um de uma forma.

Aposte no que for mais forte em cada tipo. Para os shoppers, o local da venda merece mais atenção, para os consumidores, o produto precisa ser de qualidade, e dessa forma você pode até transformar shoppers em consumidores, clientes. Os clientes são aqueles que são fiéis a sua marca, que te segue e independente de preço, de data, a sua loja é a primeira opção.

 

Shopper x consumidores

Vamos elencar algumas características pontuais

Shopper

  • Realiza a compra
  • Nem sempre consome o produto
  • Tem a experiência de compra
  • Decide por marca, preço, local

 

Consumidor

  • Nem sempre realiza a compra
  • É quem utiliza o produto
  • Tem relação mais íntima com a marca
  • Influenciado por canais de mídias

 

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