Dicas Você já ouviu falar em Facebook Marketplace?

Você já ouviu falar em Facebook Marketplace?

Por Bruno Ananias em 10 de outubro de 2017

Sim, é isso mesmo! A equipe de Mark Zuckerberg lançou em Outubro de 2016 a primeira versão da implementação que funciona em conjunto com a plataforma messenger da rede e que também aparecerá em seu menu via desktop.

Facebook Marketplace - Encontre, Compre, Venda!

Mas o que é o Facebook Marketplace?

Trata-se de um canal de venda de usados, que traz uma proposta de melhorar a experiência dos famosos grupos “desapega” e “compra e venda” já bastante comuns na rede, que tem objetivo de conectar anunciantes e interessados, assim como já existem players atuantes neste mercado, alguns até famosos como o próprio Mercado Livre, Enjoei e OLX.

A promessa da nova função da rede é tornar tudo mais intuitivo e prático para os usuários, permitindo mensagens diretas ao vendedor sejam elas para tirar dúvidas, entrar em negociação e até mesmo para discutir ou ver mais detalhes do produto.

 

Como funciona o Facebook Marketplace?

A ferramenta é adicionada no mesmo app do Facebook, sem instalar nada extra. Para vender, basta tocar no ícone de câmera e registrar fotos do seu produto, adicionando o título, descrição e preço.

Depois basta confirmar a sua localização e postar. Os interessados só precisam buscar pelo produto na plataforma, usando a localização GPS.

Ao decidir pelo item no Marketplace é preciso fazer uma oferta, com o valor que está disposto à pagar na negociação ou enviar uma mensagem para o outro usuário e combinar as informações de compra.

Para facilitar, há um histórico com os equipamentos anunciados por você e com os produtos negociados no Facebook.

 

Telas do Facebook Marketplace

 

Quem pode usar o Marketplace do Facebook?

Pois é, por enquanto nós aqui no Brasil continuamos com nossos muitos e disputados grupos de ‘compra e venda’, ‘mercado livre’ e ‘desapega’, o recurso desde seu lançamento está disponível para alguns países e apenas para maiores de 18 anos.

 

Países onde o Facebook Marketplace já foi liberado em versão experimental

  • Estados Unidos
  • Reino Unido (UK)
  • Nova Zelândia.

Conlusão

Por enquanto a aposta do Facebook Marketplace está em beta, apenas sendo testada e recebendo os feedbacks dos usuários onde o recurso se encontra ativo. Porém algo que nos chamou a atenção é que recente em Maio de 2017 o recurso recebeu algumas melhorias, atualizações para tornar a usabilidade e aparência da nova funcionalidade ainda melhor.

A atenção ao novo recurso reascende a possibilidade de vermos em breve novos países recebendo acesso a nova funcionalidade da rede. Será que o recurso chega ao Brasil ou mais algum outro país ainda esse ano? Não posso afirmar, mas assim como você, nos resta apenas esperar os próximos episódios da equipe do facebook sobre estas e outras novidades que não param de ser implementadas na rede.

 

Gostou do artigo? Comente abaixo conosco sua opinião sobre a novidade da rede!

 

Fonte: TechTudo e Olhar Digital

Comente, sugira e participe: