Marketing Digital Vídeo marketing como estratégia de marketing digital

Vídeo marketing como estratégia de marketing digital

Por Jaqueline Piva em 27 de novembro de 2018

Já falamos aqui do grande alcance que os vídeos possuem na internet, e como o formato é bem aceito pelos usuários. Dentro do marketing digital são aplicados ao vídeo marketing diferentes estratégias, como o storytelling, por exemplo, o storytelling é uma forma de produção áudio visual que tem como objetivo trazer histórias contadas de forma humana, usando das emoções para criar uma relação de proximidade com o usuário. Essa técnica comove e engaja os usuários.

Dentro das estratégias de conteúdo os vídeos chegam a ser fundamentais e necessários se tratando do público como consumidor de conteúdo.

A produção de conteúdo de forma escrita tem o seu alcance e não deve deixar de ser a base da estratégia, mas os vídeos estão sendo usados para otimizar os resultados. O comportamento do usuário mudou e fazer apenas o básico não impacta mais da mesma forma, por isso os outros formatos de produção estão em ascensão.

As pessoas sempre gostaram de conteúdo interativo e hoje com a facilidade de acesso a esses materiais, o consumo aumentou. Hoje os vídeos marketing se encontram no topo das estratégias mais eficazes.

Pode ser considerado um vídeo marketing as campanhas publicitárias, vídeos institucionais, vídeos educacionais, e qualquer tipo de produção em vídeo utilizada para atrair e reter clientes. Existe uma grande flexibilidade para escolher qual será o conteúdo vai se encaixar com a sua estratégia.

 

Benefícios do vídeo marketing

Os vídeos podem ser encaixados em qualquer etapa da jornada do cliente, e por isso já traz benefícios.

Falando em números, a Forbes compilou alguns estudos e apontou as seguintes estatísticas:

  • Em 2019, os vídeos terão 80% de todo o tráfego da internet do consumidor;
  • O Facebook tem 8 milhões de visualizações de vídeos por dia;
  • 90% dos usuários dizem que os vídeos são úteis na decisão da compra;
  • Depois de assistir um vídeo, 64% dos usuários estão propensos a comprar um produto online;

 

Vídeo marketing como estratégia de marketing

 

 

Marketing de conteúdo

O vídeo marketing pode ser usado para o marketing de conteúdo. O mesmo assunto que serviria para um post de um blog, pode ser transformado em vídeo. E você pode se aproveitar da ascensão que os vídeos têm para impactar o público com assuntos que vão de acordo com a jornada do cliente.

 

Fácil consumo e acesso

Os vídeos têm maior aceitação por sua facilidade de consumo. Os posts em blog têm sua utilidade, mas a interatividade e o apelo visual dos vídeos atraem mais. Os usuários perdem horas do dia assistindo vídeos, que talvez não perderiam lendo textos.

 

Maior engajamento

Os vídeos têm também maior poder de engajar e persuadir quem assiste, como os números mostram. A forma de explicar e apresentar ideias e conceitos mais complexos de forma mais simples em vídeos, trazem mais leads.

Os vídeos podem trazer mais conversões por sua maior persuasão, podem levar usuários a baixar materiais, clicar em botões.

Além disso, os vídeos têm grandes chances de viralizar e atingir milhares de pessoas. Essa viralização é bem maior do que o conteúdo escrito. Produzir conteúdo viral tem chances de viralizar.

 

Canais de vídeo marketing

Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo é a melhor escolha quando o assunto é vídeo marketing.

Redes sociais

Instagram: os vídeos para essa rede social são bem curtos, mas podem ser suficientes para atingir usuários e levar eles ao objetivo da sua estratégia.

Facebook: ele disputa com o YouTube, concentra o maior público das redes sociais, sem limite de tempo é o lugar onde mais os vídeos viralizam e são compartilhados.

LinkedIn: os vídeos no LinkedIn têm mais chances de ser compartilhado do que post escritos.

Blog: mesmo que seu blog possua muito conteúdo escrito, você pode incluir vídeos no meio dos textos, ou criar uma página para eles.

 

Conclusão

A produção audiovisual vem tomando seu espaço e está presente em muitas estratégias de marketing digital, mas para que esse formato seja inserido, antes é preciso analisar e planejar o conteúdo, colocando em prática as técnicas de planejamento, analisando quais são os melhores meios de atingir a persona, de que forma, em qual rede, com qual conteúdo.

Os vídeos proporcionam também uma boa análise de métricas, de maneira que seja possível medir o interesse do público a partir das visualizações, o que permite um planejamento das próximas produções. Os vídeos para as plataformas em questão necessitam de profissionalismo e mais profissionais envolvidos, então escale no planejamento também esses custos.

Aposte nas produções de vídeo marketing e analise os resultados, acredito que serão positivos e que irá gerar um bom engajamento para a sua marca.

 

Comente, sugira e participe: