Design UX Design e a influência no desempenho das vendas da sua Loja Virtual

UX Design e a influência no desempenho das vendas da sua Loja Virtual

Por Jaqueline Piva em 4 de maio de 2018

UX Design não é uma área nova no mundo virtual. Mas vem crescendo por conta dos avanços das tecnologias e da necessidade das empresas de se destacar em um mercado tão competitivo.

UX Design e a influência no desempenho das vendas da sua loja virtual

 

Mas o que é UX Design?

Apesar de existir há algum tempo muita gente desconhece o termo, mas pratica sem saber.

UX Design significa – User Experience Design ou design da experiência do usuário – é o cuidado com a relação entre produto e usuário.

Este produto pode ser um website, um aplicativo, um dispositivo móvel, um ponto de venda, entre outras plataformas que haja interação entre ambas as partes.

O UX Design tem como objetivo e desafio compreender os desejos dos usuários e desenvolver formas de interação que atendam às necessidades deles e torne suas experiências natural e simples.

Esse profissional busca principalmente fazer com que toda a interação seja satisfatória tanto para o cliente como para o produto.

Na prática, esse método é aplicado desde o anúncio que chamou sua atenção, até a entrega do produto na residência do cliente.

Inclui também o atendimento por telefone, a interação por meio das redes sociais, atendimento por chat e todo contato que o produto tenha com seu usuário. Isso influência diretamente no desempenho das vendas de uma loja virtual.

Não basta apenas ter uma interface bem projetada e uma boa aparência visual. É necessário fazer com que a experiência afetiva do usuário tenha um bom rendimento e flua naturalmente.

Experiência do usuário como fator decisivo de compra

A experiência que o usuário tem ao navegar é fator decisivo na hora da compra e com o crescimento do mobile isso se tornou importante. O usuário quer acesso fácil, rápido e prático. O grande desafio é fazer com que isso aconteça de forma amigável.

Oferecendo credibilidade no processo da compra, é possível transformar usuários em clientes fidelizados. E essa é a missão do UX design.

Uma loja virtual que potencializa e investe no desenvolvimento de uma comunicação sai a frente de quem não pensa em compreender e comunicar-se humanamente com seu usuário. Afinal, até no mundo da tecnologia e era digital, a relação humanizada tem um grande valor.

 

Usabilidade na loja virtual

Influência do UX Design

A usabilidade e UX Design, não são a mesma coisa, mas caminham juntas. E nessa caminhada uma ajuda a melhorar a outra.

A usabilidade diz respeito a eficiência com que a tarefa do usuário na loja virtual é executada. É a capacidade que um sistema tem de fazer com que o processo de navegação atinja metas específicas e com êxito.

Com a concorrência no mercado cada vez mais alta e competitiva, meios de melhorar a experiência do usuário são saídas que podem fazer você se destacar entre os outros.

A importância da usabilidade nesse contexto é indiscutível, com disse anteriormente, um cliente satisfeito gera bons resultado com maior amplitude.

E como a usabilidade age dentro de uma loja virtual?

Ela é responsável por possibilitar uma navegação eficiente. Isso se dá em diversas formas:

  • A facilidade com que um usuário navega no site pela primeira vez;
  • A agilidade e clareza com que ele realiza as funções dentro do site;
  • Possibilidade de correções fáceis e rápidas de erros;
  • A segurança e confiança com que navega.

A usabilidade e o UX Design de um e-commerce estão ligados ao sucesso do negócio, e quem não quer ter sucesso, né? Se cada vez mais essas áreas são aprimoradas e dadas a devida importância, melhores serão as experiências e melhores os números de conversões.

Veja nesse outro artigo a importância do Design para a sua empresa.

 

 

 

 

Comente, sugira e participe: