E-commerce Utilizando o YouTube para o seu E-commerce

Utilizando o YouTube para o seu E-commerce

Por Bruno Ananias em 21 de novembro de 2017

Antes de mais nada você pode estar deixando de fazer uso de uma poderosa ferramenta para alavancagem dos resultados em seu e-commerce, estou falando dos vídeos, tanto nas redes sociais ou inseridos diretamente  em seu site e principalmente falando do YouTube para o seu e-commerce, a maior e mais acessada plataforma de vídeos do mundo. Mas a pergunta que não quer calar, como usar os vídeos do YouTube para promover meu e-commerce ou produtos?

Primeiro é válido observar as mudanças no comportamento dos usuários, logo consumidores, analisar as preferências das pessoas que vem mudando, evoluindo e se adaptando ao surgimento de novas tecnologias e recursos que o mercado disponibiliza. Hoje em dia boa parte das pessoas consome muito mais conteúdo on-line do que alguns anos atrás, e estes raramente salvam algo em seus dispositivos pois eles estão disponíveis a qualquer momento e a uma pesquisa de distância e é aí onde esta uma das grandes chaves, as pessoas procuram, constantemente, sobre o produto que você vende, as pessoas querem saber, querem ver os populares reviews, unboxings, opiniões de pessoas renomadas ou simplesmente uma apresentação clara e objetiva dos produtos que eles desejam comprar.

YouTube para e-commerce, vamos as dicas!

O YouTube oferece aos proprietários de lojas de comércio eletrônico a oportunidade de apresentar uma visão mais detalhada de seus produtos, ao mesmo tempo em que formam um vínculo mais pessoal com seus clientes, dando uma identidade à sua marca. Além disso, há também a possibilidade sempre presente de criar um vídeo viral que poderia dar a qualquer empresa o impulso que ele precisa.

Como usar o YouTube para a sua loja virtual

A saber, você não precisa fazer nada de mirabolante para ter uma boa estratégia de vídeo, existem muitos conteúdo que podem ser criados com facilidade, e nosso objetivo é deixar algumas dicas de como explorar o potencial da rede de vídeos.

 

Qual conteúdo devo postar?

Como dissemos acima, você não precisa fazer nada complicado, explore todas as possibilidades dos seus produtos e empresa.

  • Conteúdo do seu blog explicados em formato de vídeo: Contar uma história, apresentar um conteúdo novo, dar exemplos, expor a opinião e mais.
  • Como usar seu produto: Dicas, Looks, utilidades, funcionalidades, usabilidade e etc.
  • Como o produto é feito: Apenas se for um fabricante além de lojista e considerar válido a apresentação deste processo.
  • Apresentar a empresa: Mostre o lado humanizado do seu negócio, conte sua história, exponha a alma do seu negócio e marca.

 

Configure seu canal oficinal no YouTube

Se você quiser ter um bom resultado, então você definitivamente vai querer configurar um canal oficial do YouTube para sua loja de comércio eletrônico. Esta será sua “base” no YouTube, como seu blog é a base do seu conteúdo em seu site.

Certifique-se de personalizar a aparência do seu canal para se adequar ao visual da sua marca.

Uma vez que o seu canal esteja configurado, você precisará começar a preenchê-lo com vídeos. Continuando a analogia com o seu blog, assim como você publica consistentemente em seu blog, você deve publicar consistentemente no YouTube.

Aqui estão algumas razões pelas quais é importante publicar consistentemente:

  • É a melhor maneira de atrair mais pessoas para o seu canal
  • Quando alguém vê um de seus vídeos ou encontra seu canal, você quer que haja tanto conteúdo disponível para eles navegarem
  • À medida que você carrega mais vídeos, o YouTube classificará seu canal mais alto nos resultados de pesquisa do canal
  • Basicamente, ao carregar vídeos de forma consistente, você garante que seu canal do YouTube seja visto e que o seu marketing de vídeo tenha, portanto, a oportunidade de ser bem sucedido.

Em termos de frequência de sua publicação, uma vez por mês é um bom ritmo para começar, então, uma vez que você obtenha o jeito, você pode aumentar isso uma vez a cada duas semanas.

 

Use os recursos da plataforma

Apesar do YouTube não permitir mais as famosas anotações em seus vídeos, a plataforma possui outros recursos que podem beneficiar seu negócio, conheça um pouco mais da despedida do recurso de anotações em vídeo e um resumo sobre as novas funcionalidades cards e endscreens.

https://www.youtube.com/watch?v=BjAa4LF9-Vc

  • Inclua um link para a página do produto para um vídeo relacionado a um produto. Você pode usar o texto como, “Confira (insira o nome do produto) AQUI!”
  • Inclua um link para sua página inicial.
  • Visões diretas para vídeos relacionados que os aproximarão de fazer uma compra.

Essas chamadas para a ação podem ser o pequeno impulso que os espectadores precisam depois de assistir seus vídeos para que eles se tornem clientes.

 

Digital Influencers

Se você disponibiliza de um bom orçamento para sua produção de vídeo e conteúdo, porque não contratar um especialista para falar de seu produto? Um blogueiro conhecido ou mesmo um ator para dar aquele destaque aos seus vídeos. Todas as estratégias são válidas, desde que seja possíveis dentro de sua realidade.

O digital influencer nada mais é que um produtor de conteúdo que utiliza seus canais para influenciar comportamentos tanto na internet, como fora dela.

O termo está tão comum que é provável que, antes de começar a ler este post, você tenha visto algum perfil no Facebook, YouTube ou Instagram, no qual a pessoa se descreve como um influenciador digital.

 

Use o YouTube para sua loja online!

O YouTube criou estrelas, entreteve bilhões e, o mais importante para você, ajudou inúmeras empresas a impulsionar seus negócios.

Pense nos comerciais da Old Spice divertidos, ou nos vídeos loucos e extremos que a Red Bull apresentou. Através do YouTube, essas marcas aumentaram sua imagem e deram aos seus fãs um rosto para associar-se a elas. Você pode fazer o mesmo com seu canal do YouTube.

Tudo isso pode ser feito em algumas etapas fáceis:

  • Pense nos tipos de vídeos que deseja enviar
  • Crie uma estratégia de conteúdo com base nisso e crie seu cronograma de postagem
  • Use os recursos disponíveis na plataforma para incentivar seus espectadores a agir
  • Trabalhe com Digital Influencers

Siga estas etapas, acompanhe seus sucessos e falhas e aprenda com eles, e você poderá criar uma estratégia bem sucedida do YouTube para seu E-commerce.

Veja abaixo um estudo do YouTube que mostra o aumento de 90% no consumo de vídeos on-line.

 

O crescente avanço da preferência por vídeos on-line segundo um estudo da Google

 

Os vídeos online são um verdadeira febre entre brasileiros. Esta é a conclusão de um estudo do YouTube divulgado ontem durante o Brandcast, evento da empresa em São Paulo. O estudo mostra que a quantidade média de horas semanais assistidas de vídeos online no Brasil é de 15,4, representando um crescimento de mais de 90% nos últimos três anos.

Liderando este mercado em ascensão, o YouTube registra 42% da preferência dos consumidores de vídeo no Brasil, enquanto o Whatsapp fica em segundo lugar com 20% da audiência e o Netflix em terceiro com 15%. O YouTube também é considerado, segundo esta pesquisa, como substituto da TV aberta por 63% da população conectada. “Grande parte desse movimento está ligado aos conteúdos gratuitos e à essência do YouTube que está alicerçada nos pilares de relevância e curadoria de conteúdo, educação e à centralização do que é “pop”, “novo” e “cool”, disse Maria Helena Marinho Fernandes, Gerente de pesquisas do Google no Brasil.

 

Enquanto isso, o consumo de TV passou de 21,9 para 22,6 horas semanais no mesmo período e, em alguns casos os espectadores já estão assistindo a quantidades de tempo equivalentes de TV e de internet ou dividindo a audiência entre um e outro. Segundo a pesquisa,  87% dos brasileiros declarou estar conectado à internet enquanto a televisão está ligada.

Quem está perdendo espaço de fato é a TV paga (ou TV a cabo). Os dados mostram que as expectativas de crescimento do setor são relativamente baixas: 74% não têm intenção de fazer assinatura desses serviços.

Para Maria Helena, o segredo do sucesso do YouTube como líder no segmento de vídeos online está muito associado também à liberdade de acesso ao entretenimento e à criação de conteúdo independente. De acordo com os dados da pesquisa, 7 em cada 10 brasileiros dizem que o YouTube reflete a diversidade ao seu redor, 7 em cada 10 acreditam ter voz e opinião e 5 em cada 10 sentem que fazem parte de um grupo ou comunidade quando assistem vídeos no YouTube. “Vivemos um novo tipo de cultura de massa que está migrando para a cultura das pessoas”, finalizou.

O mobile é outro protagonista dessa mudança de comportamento do consumo de vídeos, diz a pesquisa. 7 em cada 10 brasileiros já têm um smartphone e 57% já consideram o dispositivo seu principal meio para assistir os conteúdos em vídeo. O mobile também divide a atenção dos brasileiros, que se tornam “multitarefa” ou “multitelas”: 68% declaram assistir YouTube via smart TV.

O YouTube é o lugar onde as vozes brasileiras se tornam mais fortes

Audiência atenta

– De acordo com a comScore e com o Ibope TGI, o YouTube atinge mais pessoas de 18-49 anos de idade do que todas as redes de TV a cabo combinadas;
– O Brasil é o segundo país do mundo em tempo de visualização no YouTube;
– Cerca de 60% das pessoas com 36 anos ou mais que consomem música, games, moda e beleza, gastronomia e futebol no YouTube acessam a plataforma uma ou mais vezes por dia;
– No mundo todo, vídeos de educação e aprendizado têm 4 vezes mais tempo de visualização que vídeos de animais no YouTube;
– O YouTube alcança mais de 1 bilhão de pessoas globalmente (quase 1 terço de todas as pessoas conectadas na internet)

Influência (cultural)

– 86% dos usuários do YouTube acreditam que a plataforma é o lugar que eles encontram mais conteúdo que amam;
– De acordo com a Provokers, 5 das 10 celebridades mais influentes entre os brasileiros de 14 a 34 anos são estrelas do YouTube. Pela primeira vez o topo do ranking é de um criador do YouTube (leia mais aqui)
– 70% acreditam que a plataforma é o lugar onde podem ir para descobrir pessoas como eles;
– 64% dos brasileiros dizem que o YouTube tem um impacto positivo na sociedade
– Mais de 800 canais do YouTube têm mais de 1 milhão de inscritos e vários deles estão no Brasil

Resultados comprovados

– De acordo com 7 estudos da Nielsen com top anunciantes no Brasil, o YouTube entrega um maior Retorno de Investimento (ROI) do que a TV aberta em 100% dos casos;
– O estudo também mostrou que o YouTube entrega mais de 2 vezes mais ROI do que outras plataformas online não pertencendtes ao Google quando se trata de geração de vendas reias;
– 76% dos espectadores do YouTube dizem que assistem vídeos na plataforma para ajudá-los na tomada de decisão no momento de uma compra em loja;
– Mais de 80 marcas no Brasil já investiram no Google Preferred* e 90% das campanhas geraram um aumento significativo de AdRecall.

*O Google Preferred seleciona os canais relevantes de cada segmento para que as marcas anunciem. Os critérios de análise são: watch time (engajamento), interações sociais (Likes, Shares e Comments) e taxa de retorno (número de vezes que as pessoas voltaram no canal – inscritos ou não) – Informações fornecidas por Nathalia Iervolino é Diretora de Soluções de Marca do Google Brasil durante o Brandcast.

Metodologia da pesquisa:

A pesquisa ouviu em julho de 2017, 1500 brasileiros entre 14 e 55 anos, das classes A, B e C, que assistem regularmente televisão em cinco capitais (Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e algumas cidades do interior de São Paulo. Esta amostra representa 123 milhões de pessoas e 80% do consumo de mídia do Brasil.

Confira a pesquisa completa em: https://drive.google.com/file/d/0B7Qk1E0wjv-ASUNsNWJnUEtWNFE/view

 

Fonte: E-commerceBrasil

 

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